Shelly 2.5 ligar e desligar luzes

comprei também ligadores Wago no entanto os que tinha são uns cinzentos eu coloquei lá o neutro mas existe algum segredo para o retirar? pois acho que cortei o fio neutro um pouco curto

já pensei em cortar e ligar com novos ligadores, é dessa forma ou dá para remover o fio? senão é um ligador para o lixo

[[[ já descobri é só rodar e rodar que acaba por sair… eu estava a tentar a força o puxar ]]]

Os condutores mais grossos, não faz mal, apenas te vai dificultar arrumar tudo dentro da caixa.
Para iluminção e facilitar arrumação podes utilizar condutores flexiveis de 1,5mm2, se for para tomadas usa no minimo 2.5mm2. Se usares condutores flexiveis, estanha as pontas ou usa ponteiras.
Dá mais trabalho, mas prefiro estanhar, em ambientes industriais corrosivos já me aconteceu o impensável e inimaginavel … acreditem ou não o condutor isolou entre o proprio cobre e a ponteira, foi quase uma manha à procura da avaria :roll_eyes:

image

Ligações, parecem estar bem, mas pela foto nem sempre é facil analisar

Para tirar os condutores do ligador antigo é isso , puxar e ao mesmo tempo ir rodando esq./ dir., isto se os ligadores não tiverem um “buraco” onde se enfia a chave de fendas para aliviar a mola que fixa os condutores.

Quanto à app, não conhecendo a do shelly, mais tarde ou mais cedo deves ir para o HA, pois permite usares o material que quiseres e assim não ficas “preso” à marca nem limitado à tecnologia wifi.

1 Curtiu

Um já está configurado e a funcionar direito

Só o da cozinha (foto partilhada em cima) está a dar mais trabalho no sentido tenho que perceber o que está mal ali

Quando aos outros 2
Deve ser simples e rápido
Pois devem ser como este que já configurei

E sim
Fica a dica do pro
Usar fio fino
E mais maneável
Para colocar tudo lá dentro é mais fácil

Agora que o bichinho pegou e subir de nível

Perceber a ligação dos quartos
Fazer igual
E depois HA e sensor movimento para acender a luz durante a noite

Se tiver que ir a cozinha
Acender a luz por mim e apagar ao fim alguns minutos ou novamente na passagem no sensor (espero não estar a sonhar demasiado alto )

Francisco
Não sei se ainda precisas de ajuda, uso a app da shelly com a Alexa pode ser que te possa ajudar
Neste momento não uso a app da shelly, está configurada e posso abrir e usar se quiser não como mando fazer tudo por voz com a Alexa não tenho necessidade de abrir a app.
Com a Alexa podemos criar rotinas eu para já tenho uma, digo “Alexa vou sair de casa” ela desliga o AC a TV e as luzes todas de casa.
Já tens localização se quiseres e podes abrir o portão da garagem quando passas a rua tal e quando chegares a casa o portão está aberto, podes fazer muita coisa, tens é de perder tempo e veres muitos vídeos tutoriais.

Abraço

Sim agora é uma questão de explorar.
Na cozinha a ligação ao shelly está mal…
Pois eu se desligar manualmente no interruptor da entrada já não consigo controlar com a app (o ligar e desligar)

https://photos.app.goo.gl/Jm2kgd8EGk7SbkAt5

penso que seja pela ligação da fase… mas não sei como resolver

a forma provavel sera do interruptor A (da entrada) usar um ligador na fase e enviar fio pela parede para o interruptor B
digo eu

quanto ao erro da App resolvi fazer o reset as configs de rede e funciona tudo direito

image
Por foto , não é facil analisar. Parece-me problema relacionado com linha de lampada, que deve estar no outro comutador.
Confirma-me isto:

  • Condutor F é fase certo?
  • R1 e R2 vao para o outro comutador?
  • O R2 estava ligado no ponto R3

Tenta fazer foto dos dois comutadores e identificar os condutores na foto

R1 e F é o que vem do interruptor da entrada (comutador penso seja o termo correto)
o R2 é fio da lampada

onde tem o travão colorido branco e vermelho apenas tinha esses dois fios mais finos. eu inventei e liguei ai o fio para no ligador derivar para o Input e a Line do Shelly

Confeso que estou confuso , normalmente na caixa de aparelahgem onde tens fase, não tens “fio” de lampada , este estarria na outra caixa. Dá vista olhos ao meu esquema no post anterior, alguma das situações se encaixa no teu caso?
Dá-me a ideia que estas a tentar fazer o esquema de baixo, a colocar o shelly na caixa onde tem fase.
Tens neutro e fase nas duas caixas ?

Se mudasses os comutadores para botões (retorno por mola) a fiarada entre caixas podia ser simplificada e aproveitada.

@Francisco_Martins lembra te que estás em um fórum da plataforma Home Assistant.
Aqui não é dado (não costuma) suporte a aplicações de fabricantes…seria interessante leres mais um pouco sobre o Home Assistant para o começares a usar. Não leves a mal este “aviso” mas as vezes nem sempre este é o local mais correcto para tirar dúvidas…

1 Curtiu

Bom dia
Mede no 0 da Shelly se tem corrente??
Aconteceu me o numa shelly colocar no interruptor contrario.

Cumprimentos

Actualização e resumo de esquemas para que te possam ajudar

Não querendo abusar até porque instalações não é o objetivo deste forum

image

minha dificuldade é a seguinte
dentro da aparelhagem existe fio neutro em ambos, ambos interruptores são de botao unico (A e B) e ambos tem um conjunto de 4 buracos sendo os de cima “agrupados” com travão vermelho / branco
A = entrada cozinha
B = dentro cozinha

o B1 é o unico fiopreto resto são todos castanhos (preto talvez seja a fase?!)

tiro o fio b3 e nesse interruptor consigo acender e apagar luz; e se a luz estiver acesa consigo mudar o estado no interrupto A; se estiver apagada em B no interruptor A não faz nada;

coloco o b3 ambos os interruptores funcionam corretamente

tiro o fio a3 e se no A estiver aceso desligo em B mas em A já não consigo ligar ou desligar. ligo luz em B e no A já consigo mudar o estado

onde deverei ligar o shelly?? pois pensei que tinha que ligar na aparelhagem que fizesse a ligação à lampada (output)

é que 2/4 já estão a funcionar pois são os mais simples (interruptor único para lampada única)

agora estes…

Francisco penso que te disse no inicio do post
Imagina outro desenho igualzinho ao que tens e mudas a letra A por B
Retiras a3 e b3, um tem corrente o outro não, a shelly é colocado no que não tem corrente.

1 Curtiu

O rapaz está com difucldades, vou tentar fazer um esquiço mais parecido com que ele lá tem, já posto aqui.

  • O primeiro esquema é o que penso que tens aí instalado.
  • Acredito que o esquema interno dos contactos dos comutadores seja o que vês
  • Se estiver correcto nas minha deduções o esquema de baixo tem de funcionar
    Como não estão representados ligadores, pode acontecer teres dificuldade de passar do esquema à pratica, se acontecer, vamos tentar ajudar. Isto para ver se evito deslocação a Paredes. :rofl:

PS: Espero que a posição rodada do shelly não cause confusão, fiz assim para evitar ao maximo cruzamentos das linhas no esquema. Se vires com atenção os esquemas anteriores , são iguais na sua essencia.

Melhor não sei fazer, nestas coisas dos fios ainda posso tentar dar ajuda , nas programações … ai já há outros que podem ajudar mais que eu.

Mais um PS (Post scriptum): Se tiveres dificuldades em passar condutor novo entre caixas , podes sempre optar pela solução de botões de pressão em vez dos comutadores ( consulta esquemas anteriores)

4 Curtiram

Obrigado pela vossa ajuda

Amanhã de manhã já passo para a prática.
Não consigo mexer de noite lol tenho que desligar no interruptor e fico sem luz para trabalhar

Notei que no esquema terá um erro por engano mesmo o output deve ser ligado a lâmpada e a fase no I e L

No entanto cada vez mais acredito que seja necessário passar fio
Para recriar esse esquema
Ou optar por pressão

Boa noite eu aqui em casa comutação de escada e e normais uso interruptores de pressão para mim mais pratico só preciso de 2 modelos em casa interruptores de pressão e duplos

Sim de facto tens razão está trocado :), para seguir o manual é como dizes. Mas sendo um contacto seco, acho que embrora trocado, não haverá problema em ser com esta no esquema. Mas faz como manda o manual.

hoje testei a informação do Pedro e nem em a3 nem b3 tem corrente no busca polos
no entanto decidi ir ao corredor que também é possivel ligar e desligar em cada ponta do corredor

no ponto A tenho botao unico que liga luz do corredor e em cima do A tenho botao duplo, um controla a luz fora do apartamento e outro foco interior funto a porta
o que fiz foi usar um ligador e funtei essas fases todas e ligei ao shelly I e L funciona tudo bem!

consigo ligar e desligar as luzes como antes sem shelly

no entanto eu no ponto B tenho botão duplo (B1 controla a luz do corredor B2 controla um foco por cima desse interruptor)

Eu ao dia de ontem tinha colocado no B2 um shelly e como é de ligação simples (entra 1 fase e retorna a lampada) estava a funcionar tudo bem

acontece com a adição do shelly no ponto A o shelly do B2 já não funciona

é normal?? é que agora a luz não acende
tera alguma relação com o interrutor que liguei hoje?

O Shelly 1 só comanda uma lampada porque só tem um relé… Para controlar duas lampadas tens de usar um Shelly 2.5


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade