Shelly 2.5 ligar e desligar luzes

Bom dia,

E a minha primeira publicação neste fórum pois ainda estou mesmo verdinho a nível de domotica mas de eletricidade e mesmo zero dai um projeto doméstico para começar a aprender e explorar

Cada vez mais tenho visto assuntos sobre este tema e o bichinho tem aumentado dia para dia.

No entanto como ainda não me vou lançar em projetos de HA quero iniciar com coisas básicas

O meu objetivo é tornar possível ligar e desligar as luzes com a voz ou com telemóvel

Tenho o seguinte esquema no interruptor de dois botões

4 cabos castanhos e 1 preto ligados ao interruptor
Cabo azul e verde/amarelo com uma “patilha” dentro do espelho interruptor

Alguém me sabe dizer como fazer a ligação ao shelly 2.5?
Podem me indicar onde ligo cabo A B ou C ?

Não leves a mal , sendo “verdinho” em domotica e com zero a electricidade, a primeira coisa básica que deves saber é que a electricidade mata, antes de mexeres em qualquer coisa, lê informa-te e se não tens quem te ajude a mexer, qd fores “por os dedos”, desliga tudo e verifica se não há tensão onde os vais meter.
Depois da 1ª coisa basica que aprendeste e a mais mais importante de todas (não esquever a electricidade mata!! ), há que tentar começar a saber como funcionam as coias , deves ver e procurar esquemas de ligações de lampadas , tomadas , disjuntores , quadros electricos etc , ler ,ler , ler muito e perguntar.
As cores dos condutores num sistema trifasico 400VCA em Portugal, normalmente usam-se as seguintes cores :

  • Fase 1 (L1) -Preto ou Castanho
  • Fase 2 (L2) -Preto
  • Fase 3 (L3) -Castanho ou Cinzento
  • Neutro (N) - Azul
  • Terra (PE) - Verde/amarelo

Voltando ao teu interruptor que é o que interessa, assim sem mais info não é facil ajudar, com tantos condutores presentes no aparellho
image
não são cabos (cabo é um conjunto de condutores num unico meio fisico )
image
há tb quem se refira aos condutores como fios… , mas adiante vamos ao teu interruptor/comutador… Com tanto condutor devemos estar perante um comutador de escada duplo (aciona duas luminarias a partir de dois pontos distintos) , não será isso?

Bom dia Francisco
Já tiveste uma boa resposta e também penso que estejamos a falar de um comutador de escada duplo.
Podes colocar uma foto?

Cumprimentos

Quanto a mexer sim eu tenho esse cuidado sei bem dos seus perigos.
Sei o significado das cores dos condutores (não sabia a terminologia correta)

O meu comutador/interruptor apenas acende uma lâmpada.

Mas essa lâmpada pode ser ligada ou desligada tanto dentro da cozinha como na entrada da mesma

Peço desculpa qualidade das imagens. Estou a aproveitar as imagens de um vídeo. Na altura achei mais prático mas não é possível partilhar vídeos apenas fotos.

Olá Francisco
Vamos recapitular, no teu post inicial disseste que tinhas um interruptor de 2 botões e eu só vejo um botão, disseste que tinhas 4 fios castanhos e só vejo 2.
Pelas tuas imagens e pelo que escreveste relativamente a cozinha isso é um comutador de escada e se assim for basta uma shely 1.

Cumprimentos

Estou todo téréré… (fui pai recentemente e ando com o sono todo marado)

Fiz confusão

Pois vou adquirir shelly 2,5 e 1

E agora nas minhas imagens resolvi começar por esquematizar o shelly 1

É realmente na publicação falei do 2,5

Fiz confusão
Pois estava a seguir um vídeo sobre shelly 1 e tenho um comutador na cozinha que pensei que seria mais fácil começar por aí
No entanto no vídeo na net fala de 2 cabos no comutador
Mas no meu tenho 3
E já me atrapalha

Foi com isto que fiz confusão

Francisco antes de mais parabéns pelo nascimento do teu filho/a.

Agora falando de shely, faz me um favor e faz reset a tua cabeça :grin:
As imagens que postaste são de um interruptor e não de um comutador que é o que tu tens.
Fixa te nesta imagem


agora para que isto seja possível tens de passar fase e neutro desde a caixa de aparelhagem da cozinha até ao comutador que tem o fio da lâmpada.

Estou a depreender que sabes ver qual é o comutador que vai a lâmpada.

Cumprimentos

Parbens pelo teu rebento … como diz um amigo meu , "casar é escrever uma página do livro da nossa vida , ter um filho … esqueçe, é mudar de livro " eheheh . Á parte o trabalho que dão , são uma felicidade enorme.

Nesta tua foto vê-se um condutor azul , parece estares com sorte , nesta caixa de aparelhagem já tens neutro , a duvida é se daqui sai o condutor para a lampada (a sair , deve ser o preto).
Vais ter de “meter os dedos” com cuidado para confirmar.

Tenta tirar foto dos dois pontos de comandao com a “fiarada” toda cá para fora e de modo que se veja comutador , caixa aparelhagem e chegada de tubos e que os condutores que estão em cada tubo, para ver se podemos ajudar melhor.

1 Curtiu

obrigado a todos pela felicitação. não tem sido fácil mas já sabia que ia ser assim.
bem, verifiquei que na lampada tenho 3 cabos (Neutro (azul),Castanho, e terra (amarelo+verde)
Nos interruptores, conforme a imagem, tem a mesma quantidade de fio a única diferença visivel é num tenho 3 cabos castanhos (entrada cozinha) noutro tenho 2 castanhos e 1 preto (na cozinha)

Ok Francisco
Agora é só saber qual dos dois comutadores vai a lâmpada, no esquema que coloquei em cima olha só para o comutador e esquece as ligações da shely, com a luz apagada vê com o busca polos, um comutador tem corrente e o outro não, o que não tiver liga à lâmpada.

1 Curtiu

excelente Pedro
já sei qual é o interruptor que liga à lâmpada. É mesmo o da cozinha. à entrada é o comutador pois tem corrente. tirei o cabo e não acende a luz

Já atingi o maximo de publicações

por isso edito este tópico

@V-ONERRR

sim eu fiz isso.
retirei o cabo para ver se com o busca polos acendia a luz.
passo a descrever os meus passos

  • desliguei no quadro
  • no interuptor cozinha retirei o fio de baixo (conforme esquema)
  • liguei o quadro
  • com o busca polos não houve corrente

repeti os passos para o da entrada e aqui a luz não estava acesa e com o busca polos tinha corrente
logo é o comutador correto?

Não Francisco
Se desligas um dos fios a luz apaga pois não existe passagem, faz como sugeri, apagas a luz e medes se tem corrente ou não.
Se não te der jeito, desligas o quadro tiras o fio que está sozinho e ligas o quadro, um deles tem corrente e o outro não.
Não sei se me fiz entender bem.

Francisco os dois são comutadores de escada, não é só o que tem a corrente.
Se eu percebi bem o que vai a lâmpada é o comutador que está na cozinha e nessa caixa tens neutro (azul) lá dentro por isso só tens de puxar um fio de fase (castanho ou preto) até esse interruptor e depois fazeres as ligações na shelly e está pronto.

Por falarem em procurar fase para a lampada , lembrei-me de uma passagem , é só uma pequena curiosidae , não ajuda grande coisa , ao assunto, as minhas desculpas mas não resisti.

Sendo já cota , refiro sempre “há muitos anos” um tio meu pediu ajuda para resolver um problema com iluminação da escada (com comutação escada) , aquilo não acendia , lá fui ajudar, manobrei um comutador e a fase aparecia na lampada , bom é falta de neutro , mas vai de "apalpar o outro polo da lampada, … porra tem fase tb !? ?! !?, deixou-me meio baralhado, passado um tempo lá percebi a “marosca” olhando para os esquema simplificados , percebem logo

Na altura em conversa com um familair técnico na area já reformado, lá me explicou o pk de fazerem aquilo, na altura o cobre era carissimo, dai usarem o esquema, e como é que poupavam, dos comutadores do RC e 1º andar, só saia um “fio” para a lampada, não existiam os dois condutotres entre comutadores, assim poupavam cobre, como os tempos mudam … antigamente era assim agora é Sonoff e wifi :slight_smile: não tarda temos luz sem fios, e já há algumas coisas por aí , em baixa potencia alguns já tem em casa :wink:
Tive o privilegio de ver mexer numa instalação assim, hoje em dia com sorte só em museu, ou talvez em algum sitio mais recondito do nosso Portugal.

E então Francisco o pequeno/a já e deixou ir ver de onde sai a fase para a lampada? Não tarda muito já vais ter ajudante para essas coisas.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade