Shelly 2,5 ligar duas zonas com comutador

isso não é comutação de escada? tens de identificar em qual dos interruptores é que estão os fios que vão às lâmpadas. Assim que tiveres isso, coloca aqui e continuamos para o próximo passo.

Olá Tiago eu acho que deve estar como comutador de escadas. Vou tentar perceber como está a instalação e depois digo. Obg.

@Pedro_Manuel_Sousa_Teixei No telemóvel não estou a conseguir abrir as fotos, logo á noite tento no computador…

Tu tens dois “interruptores” com duas teclas cada, um em cada local, para ligar e desligar as luzes da sala de jantar e da sala de estar a partir de locais diferentes?

Ou tens só um interruptor com duas teclas para comandar as luzes da sala de jantar numa tecla, e outra tecla para comandar as luzes da sala de estar, tudo a partir do mesmo local?

Olá Filipe, mais uma vez obrigado pelo interesse. Penso que assim com o esquema percebes melhor.

Basicamente o mesmo espaço está “dividido” em sala de estar e sala de jantar em cada uma destas zonas tem 1 candeeiro e 1 interruptor duplo que comanda as duas zonas.

Em resposta ao @tmarquespt informo que hoje abri o interruptor para tentar descobrir qual o fio da lampada (como disse não sou eletricista e estes meus conhecimentos são limitados), estes interruptores da EPAFEL para teclas duplas tem 12 entradas de fio … 6 em cima e 6 em baixo cada um deles com 2 entradas para Fase e 4 entradas de pontos de luz… conforme mostra nas fotos cada interruptor tem conectado para cada tecla uma fase e dois fios castanhos “penso que estes fios estão ligados ao outro interruptor”. Por exemplo eu se no Interruptor 1 desligar o segundo fio castanho o interruptor 2 só funciona caso a tecla do interruptor 1 esteja ativo (não faz a comutação)… se remover o 1 fio castanho não funciona o interruptor 2 se a tecla do interruptor 1 não estiver ativa. Por esse motivo eu não consigo descobrir com certezas qual o fio que vai à lâmpada.

O que tens são dois comutadores de escada duplos.

Quando tens um comutador de escada, sem ser duplo, só com uma tecla, num dos comutadores entra a fase por cima, normalmente fio castanho, e por baixo sai os dois fios, normalmente pretos, chamados de “vai e vem” que vão ligar por baixo nas duas ligações do outro comutador. Neste outro comutador por cima sai a chamada “linha de lâmpada” que como o nome diz, é a fase que vai ligar na lâmpada, normalmente fio castanho.

Tu aí tens o que descrevi a dobrar, visto serem comutadores de escada duplos, ou seja com duas teclas cada.

Logo à noite faço-te o desenho de como ligar isso. Estou num fuso horário adiantado 8hrs.

Vais ter de identificar a partir de qual desses comutadores sai a linha de lâmpada.
Espero que as duas linhas de lâmpada saiam do mesmo comutador, senão vai dar mais trabalho.
Mas provavelmente como as lâmpadas vai para zonas diferentes, vais ter uma linha de lâmpada a sair de um comutador, e outra a sair do outro.

Caso não saibas como identificar, mais logo explico…

2 Curtiram

Olá Filipe. Finalmente percebi a instalação. As duas linhas que vão às lâmpadas são as ‘fases’ que estão no interruptor 1. A fases que está no interruptor 2 é o que vem do quadro.

Se tens as duas linhas de lâmpada a sair do mesmo comutador de escada duplo já tens o trabalho facilitado. Vai ser nessa caixa de aparelhagem que vais colocar o shelly.

Segue o seguinte esquema:

No comutador do lado esquerdo não tens de fazer nada. A tua instalação deve estar como no esquema. Mas confirma…

No comutador do lado direito fazes o seguinte:

  • No esquema, os fios verdes que estão ligados no O1 e O2 do shelly, na tua instalação vão estar ligados em cima no comutador, no sítio que no esquema estão os castanhos. Só tens de desligar do comutador os fios que vão para as lâmpadas, e liga-los no O1 e O2 do shelly.

  • De seguida adicionas os dois fios castanhos, que ligam por cima no comutador e vão ligar no SW1 e SW2 do shelly. Tens de arranjar fio de 1.5mm rígido. Se conseguires castanho…

  • De seguida deves ter um ligador nessa caixa onde ligam os dois neutros (fios azúis) que vão para as lâmpadas. Se tiver buraco livre no ligador adicionas um fio azul que vai ligar no N do shelly. Se não tiver substitui o ligador por um com mais buracos, se não arranjares ligador com mais buracos depois digo-te como podes fazer…

  • Por último, procura nessa caixa um fio de fase para fazer as ligações que estão a rosa no esquema. Se tiveres algum ligador com uma fase a derivar para outro sítio adicionas um fio que vai ligar nos dois L do shelly.

Vê se passa aí nessa caixa a fase que vai juntamente com os 4 fios pretos de “vai e vem” para o outro comutador. Se passar nessa caixa, cortas e adicionas um ligador para derivar os fios que vão ligar nos dois L do shelly.

Se tiveres o azar de não teres nenhuma fase a passar nessa caixa, tens de enfiar um novo fio por exemplo do comutador da esquerda ate ao comutador da direita e ligar nos dois L do shelly.

Vai ser preciso uma boa dose de paciência para acamar isso tudo dentro da caixa. :wink:

Quando fores fazer esse trabalho, desliga o quadro elétrico, e como penso que não tens experiência, tira uma tarde para fazer com calma.

Tira primeiro o comutador fora e vê se percebes o que vais fazer e se tens o material todo necessário antes de começar.

Qualquer dúvida, pergunta antes de fazer asneira.

Quanto á programação do shelly, se não souberes como programar, pergunta antes de instalares o shelly para não ficares sem luz nessas divisões.

Decide bem qual firmware vais utilizar, porque depois de instalado, caso queiras alterar já estas a ver o trabalho que vais ter. Caso utilizes tasmota, depois de o flashares a primeira vez, os updates seguintes podes fazer remotamente por wireless sem ser necessário desmontar tudo.

Na programação não te posso ajudar que a minha área são esquemas elétricos a nível industrial e ainda estou a começar no home assistant. Mas certamente alguém se vai disponibilizar para te ajudar.

Nota: Com esta instalação dá para aproveitar os comutadores e fios que já tens instalados em casa, mas caso ligues por exemplo a luz da sala de estar num dos comutadores e depois a desligues remotamente através do home assistant ou outro, as teclas dos comutadores vão ficar umas para cima e outras para baixo.

A solução passa por trocar o miolo do comutador de escada por botões de pressão. Caso queiras optar pelos botões de pressão, depois posso fazer esquema para trocares só o miolo dos comutadores e utilizares os fios e espelhos que já tens…

Nos interruptores, tomadas e afins da efapel, é super simples fazer isso porque o “miolo” é igual para todas as series…

Boa sorte, qualquer duvida pergunta. :+1:

11 Curtiram

Brutal… Muito obrigado mesmo.
Tudo muito bem apresentado e documentado. Fico mesmo muito grato. Este fim-de-semana já vou experimentar.
Um grande abraço a todos em especial ao Filipe pela paciência e pelo empenho demonstrado.

:+1::muscle:

3 Curtiram

Boas pessoal,

Decidi aventurar-me em trocar todo o sistema de iluminação que tinha da aqara e yeelight por shelly e agora estou aqui com um problema na instalação de um shelly 2.5 em dois comutadores. Basicamente tenho no inicio da linha um interruptor duplo e no final um simples.

Inicialmente comecei a instalação no interruptor inicial porque estou a usar um shelly2.5 e aproveita para automatizar ambos os botões, funcionava tudo muito bem quando desligava o interruptor simples pois deixava de conseguir controlar remotamente.

No interruptor simples, ao desligar no interruptor inicial cortava a energia para o interruptor final.

interruptor duplo (inicio):

interruptor simples (final):

Se percebi bem, deves ter uma linha de lâmpada em cada caixa.
Se queres usar um shelly 2.5, vais ter que passar a linha de lâmpada do interruptor final para a caixa do interruptor inicial (que é onde supostamente tens a fase permanente).
E também penso que terás que passar a fase permanente do interruptor inicial para o final.

Muito obrigado Filipe Santos pela descrição. Com a “papinha” toda feita ajudou-me a 100%, sem esta informação não conseguiria fazê-lo.

no caso de usar um BH onfre com dois comutadores duplos o esquema é o mesmo?

Não,no bhonofre, para comutadores não será uma solução fácil porque os interruptores não funcionam a 230v…

2 posts were split to a new topic: BH onofre - Ligação para interruptor de Escada / Corredor

Liguem desta forma e está a trabalhar bem
onofre_duplo

Boa tarde a todos.
Este é o meu 1ro post. Encontrei esta informação ao pesquisar sobre como ligar um Shelly 2.5 a um comutador duplo e o meu cenário é muito idêntico ao do @Pedro_Manuel_Sousa_Teixei.

No meu caso, tenho 2 comutadores de escadas duplos e 2 inversores de grupo (cada um controla 1 conjunto de lâmpadas). Na foto, mostro 1 dos inversores. São todos também da EFAPEL.

Gostaria de perguntar ao @FSousa, se me poderá explicar como poderei identificar, no comutador, os fios que vão para as lâmpadas (a sua explicação mais abaixo da instalação ficou clara, mas tenho dúvidas ainda de como identificar os fios que vão para as lâmpadas).

Quanto aos comutadores, um deles tem 1 fios pretos e o outro, apenas 1. Com base nesta diferença, será possível ter ideia em qual deverei ligar o Shelly?

Agradeço desde já a ajuda.

@fernandodourado Uma das formas mais simples de identificares qual a linha de lampada é utilizar um busca polos. Se não tiveres, podes comprar no chinês que deve custar praí 1 ou 2 euros.

Com as lampadas desligadas, tenta identificar os dois fios, um para cada lampada, que num dos comutadores não vão acender a luzinha do busca polos. Depois ligas e desligas a lampada e vês qual deles vai acender a luzinha do busca polos ao memso tempo que a lampada.

Começa pelos fios pretos do comutador 2 e vê se com as lampadas desligadas esses tem tensão. Se não tiver, ligas uma das lampadas e vê se um deles passou a ter tensão… Repetes o procedimento para a segunda lampada.

Isto partindo do principio que sabes utilizar um busca polos… :sunglasses:

Muito obrigado pelo esclarecimento.
Consegui identificar as linhas que deverão ligar às lampadas. Na imagem assinalo com setas, no comutador.

Assim, sendo, penso que poderei ir buscar corrente direta ao ligador que identifiquei, e também um neutro. Seria assim certo?
(o difícil será tentar enfiar um shelly neste espaço já bem preenchido… terei que cortar um pouco estes fios.

Imagem4

Agora tens de desligar esses dois fios que identificaste como sendo a linha de lampada no comutador e liga-los no O1 e O2 do shelly 2.5.
De seguida adicionas mais duas pontas de fio para ligar do comutador no sitio que acabaste de desligar esses dois fios, para ligar no SW1 e SW2 do shelly 2.5.

Para facilitar as ligações no interior da caixa o melhor é utilizares fio de 1.5mm flexivel para as ligações internas.

Podes confirmar se nesse ligador tens os 230V permanentes com o busca polos…

Obrigado! Já instalei Shelly nas persianas e já estão a caminho para as luzes. Logo que consiga montar a instalação, darei notícias. obrigado uma vez mais.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade