Se tens as duas linhas de lâmpada a sair do mesmo comutador de escada duplo já tens o trabalho facilitado. Vai ser nessa caixa de aparelhagem que vais colocar o shelly.
Segue o seguinte esquema:
No comutador do lado esquerdo não tens de fazer nada. A tua instalação deve estar como no esquema. Mas confirma…
No comutador do lado direito fazes o seguinte:
-
No esquema, os fios verdes que estão ligados no O1 e O2 do shelly, na tua instalação vão estar ligados em cima no comutador, no sítio que no esquema estão os castanhos. Só tens de desligar do comutador os fios que vão para as lâmpadas, e liga-los no O1 e O2 do shelly.
-
De seguida adicionas os dois fios castanhos, que ligam por cima no comutador e vão ligar no SW1 e SW2 do shelly. Tens de arranjar fio de 1.5mm rígido. Se conseguires castanho…
-
De seguida deves ter um ligador nessa caixa onde ligam os dois neutros (fios azúis) que vão para as lâmpadas. Se tiver buraco livre no ligador adicionas um fio azul que vai ligar no N do shelly. Se não tiver substitui o ligador por um com mais buracos, se não arranjares ligador com mais buracos depois digo-te como podes fazer…
-
Por último, procura nessa caixa um fio de fase para fazer as ligações que estão a rosa no esquema. Se tiveres algum ligador com uma fase a derivar para outro sítio adicionas um fio que vai ligar nos dois L do shelly.
Vê se passa aí nessa caixa a fase que vai juntamente com os 4 fios pretos de “vai e vem” para o outro comutador. Se passar nessa caixa, cortas e adicionas um ligador para derivar os fios que vão ligar nos dois L do shelly.
Se tiveres o azar de não teres nenhuma fase a passar nessa caixa, tens de enfiar um novo fio por exemplo do comutador da esquerda ate ao comutador da direita e ligar nos dois L do shelly.
Vai ser preciso uma boa dose de paciência para acamar isso tudo dentro da caixa.
Quando fores fazer esse trabalho, desliga o quadro elétrico, e como penso que não tens experiência, tira uma tarde para fazer com calma.
Tira primeiro o comutador fora e vê se percebes o que vais fazer e se tens o material todo necessário antes de começar.
Qualquer dúvida, pergunta antes de fazer asneira.
Quanto á programação do shelly, se não souberes como programar, pergunta antes de instalares o shelly para não ficares sem luz nessas divisões.
Decide bem qual firmware vais utilizar, porque depois de instalado, caso queiras alterar já estas a ver o trabalho que vais ter. Caso utilizes tasmota, depois de o flashares a primeira vez, os updates seguintes podes fazer remotamente por wireless sem ser necessário desmontar tudo.
Na programação não te posso ajudar que a minha área são esquemas elétricos a nível industrial e ainda estou a começar no home assistant. Mas certamente alguém se vai disponibilizar para te ajudar.
Nota: Com esta instalação dá para aproveitar os comutadores e fios que já tens instalados em casa, mas caso ligues por exemplo a luz da sala de estar num dos comutadores e depois a desligues remotamente através do home assistant ou outro, as teclas dos comutadores vão ficar umas para cima e outras para baixo.
A solução passa por trocar o miolo do comutador de escada por botões de pressão. Caso queiras optar pelos botões de pressão, depois posso fazer esquema para trocares só o miolo dos comutadores e utilizares os fios e espelhos que já tens…
Nos interruptores, tomadas e afins da efapel, é super simples fazer isso porque o “miolo” é igual para todas as series…
Boa sorte, qualquer duvida pergunta.