Shelly 2.5 estores com Botão de Pressão

Estive a ver a configuração e acho que pode ser isto. Ora confirma pf se nas settings tens configurado desta forma:

Sim, tenho dessa forma, mas como nao tenho net ainda na casa, tenho-os a funcionar todos em modo AccessPoint e acedo 1 a 1 através do browser. No “Button Type” também ja experimentei todas as combinacoes.
Pode ser que nesse modo ou devido a um firmware antigo os interruptores manuais funcionem por impulsos e nao como interruptores habituais.
O icone de Settings na pagina de AP que me aparece também é diferente, logo pode ser que hajam mais diferencas.

Boa tarde,

Tenho um problema com esta solução do Shelly 2.5 - não consigo obter uma ligação “limpa” Ou seja, os meus estores de pressão teem 3 fios ligados ao interruptor duplo de pressão:
1 - Up
1 - Down
1 - COM

O problema é que o Shelly apenas permite inserir o L, sendo o mesmo que o alimenta - o que é diferente do COM… alguem sabe se é possivel no 2º “L” ter uma linha de continuidade “Limpa” para inserir o COM? passa lá apenas 0,5 e 1V quando ligado ao UP ou Down…

Viva,

Partilho com todos as minhas ligações do shelly 2.5 a um botão de pressão apenas de uma tecla, conforme imagem do primeiro Post.

Tudo a funcionar 5 estrelas :slight_smile:

O pormenor desta ligação é que somente utilizo um cabo do shelly ao interruptor ( sw2). E a configuração da app conforme foto.

Aqui ficam as imagens.

Google Photos
Google Photos

Google Photos

Ou seja, la acabaste por consegui mantendo o interruptor antigo, certo? Já agora, so para esclarecer, na falha do wifi o interruptor funciona na mesma, correcto?

@mqdias sim funciona !

Mas desta forma não tens maneira de saber se o estore está fechado ou aberto. certo ?

Utilizo a APP da shelly e sim consigo saber.

@VascoMenino boa tarde. Estou com um problema similar. Tenho um estores que funcionam por comando, no entanto tem os fios para ligar a 1 botão de pressão.
Poderá me ajudar a fazer a ligação visto ser idêntica a minha?
Pode contactar para o meu e-mail fmrr1991@gmail.com.

Agradecido

@FilipeRamalho, não sou grande entendido no assunto, mas vamos lá tentar ajudar.
Porque diz que é para ligar um botão de pressão?no meu caso são botões de pressão porque a aparelhagem não tinha interruptores de duas teclas para os estores.
Tem fotos dos fios que fala?

Vai parecer confuso mas cá vai.
No meu caso os estores funcionam com comando via rádio. Ou seja não tenho qualquer interruptor na parede.
Acontece que liguei para uma loja que vende e instala esse tipo de motores e informaram-me de que o meu motor está preparado para responder via rádio e para botão de pressão ou seja: toco sobe/desce volto a tocar para volto a tocar sobe/desce.
Disse ainda que, ao tocar com o fio cinza no preto (supostamente eu pensava que um era para subir outro para descer) o motor sobe ou desce conforme se tivesse tocado no tal botão de pressão.
Fiz-me entender?

Assim sendo, a ligação será então como os meus ou seja irá ligar esse cabo no sw1 ( não no sw2 como mostra a foto, porque depois de algumas atualizações do firmware, deixou de funcionar tive de mudar para o sw1)
Agora é procurar esse cabo :wink:

Ups fiquei sem perceber.
Recapitulando, o cabo do meu motor tem 5 fios

  • Fase
  • Neutro
  • Terra
  • cinzento
  • Preto
    O fornecedor diz que se juntar o cinzento com o preto é como clicar num botão de pressão.
    Como faço a instalação?
    Você consegue saber se a persiana está subida ou descida?

Então julgo ser assim:
Cinzento no 01
Preto no 02
Sw 1 e sw 2 sem ligação, só que quiser colocar um interruptor de parede.
Depois é alimentar o shelly no N - neutro e nos L - fase.
A questão que vejo é : os estores estão a funcionar será que pode voltar a alimentar nesse cabo !
A ligação será assim, penso eu de que !! :slight_smile:

Vou experimentar assim amanhã.
Disse que conseguia saber se o estore estava subido ou em baixo. Como consegue fazer isso.?

A App da shelly vai lhe dar essa informação.

Não consigo por isto a funcionar. A única maneira que funciona é colocar o fio cinzento e o preto num dos SW.
E o shelly não dá informação se está subido ou descido.
@VascoMenino pode-me dar o seu e-mail por favor?

vascomenino@gmail.com
E tem o shelly programado como estores ?

E tens a certeza absoluta que é como te disseram ? Testas-te ?

Se isso realmente é assim, a unica hipotese que vejo é que o teu motor tenha controlador integrado (nunca tinha visto), e nesse caso sempre que tocas o cinza no preto o motor faz uma coisa, por ex:
1º toque - sobe
2º toque - para
3º toque - desce e por aí em diante…

Se isso realmente for verdade a única hipotese que vejo de usar um shelly (neste caso até pode ser um shelly 1), é colocares o preto e cinza no 0 e no 1 do shelly… Mas isso vai ficar estranho, nem sabes se ta a subir ou a descer, apenas sabes que vai acontecer alguma coisa…

No entanto eu confirmaria isso bem primeiro, como te disse nunca vi nada assim…

Se isso funciona por RF, tens ainda a possibilidade de usar um hub RF, que envia os teus comandos por RF para os motors. Essa solução apenas tem o probelma de não receberes feedback.

Viva
Para melhor perceber tente ver as minhas fotos.
O fio preto ligue no 01
O fio branco ligue no 02
O fio azul ligue no N
O fio castanho ligue no L
um cabo do Sw1 ao interruptor
Um cabo castanho tb ligado ao interruptor.
E já está…


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade