Shelly 2.5 estores com Botão de Pressão

4h

Boa tarde pessoal,

Depois de ler os vossos tópico decidi comprar o Shelly 2.5 para instalar nos meus estores.
Chegaram esta semana ! :slight_smile: , mandei vir por correio registado e demorou 11 dias uteis a chegar…
Agora começam os problemas…È que os meus estores tem botão de pressão e por de tras do botão tem um rele Finder 26.08…
1º Problema será colocar tudo dentro da caixa, não será facil… mas primeiro as ligações…
As ligações é que agora me preocupam será que me podem ajudar !?!?

da direita para a esquerda
–> fio castanho --> motor
–> fio preto --> motor
–> Netros
–> preto --> parte superior do botão~
–> preto --> parte inferior do botão (com chante para o ultimo)
–> preto --> vem direto da caixa
–> preto inferior do botão vem direto da caixa
Os preto dão continuidade de uns estores para os outros, isto porque ja parti o penultimo fio preto, e alguns estores deixaram de funcionar.

Agora ligações Shelly.
01 - Chante do fio castanho (da direita para esquerda) ?
02 - Chante do 1º fio preto (da direita para esquerda) ?
N - chante do Azul
Sw1 — ??
Sw – ??
L - ?? (julgo ser necessário só ligar um, certo ?

Agradeço desde ja as vossa ajudas.
Vasco Menino

Qual o modelo do interruptor? Põe aí fotos do interruptor - frente e parte de trás…


So consigo colocar uma foto por post…
Marca merlin modelo tenho ver se descubro.

Pois, tal como eu suspeitava… Se bem percebo, não consegues escolher em que sentido queres que os estores vão… Ou seja quando carregas vai no sentido oposto a que foi da última vez, tipo portão de garagem…
O meu conselho é que troques esse interruptor por um interruptor duplo e, depois, em conjunto com o shelly, ficas com um sistema decente… Esse é, no mínimo, estranho e pouco práctico…

Isso parece-me um botão de pressão NO que apenas inverte o estado do relé. Tal como disse o @Maddoctor o melhor será mudares para um interruptor duplo de pressão.

Isso não são nada boas notícias…
O botão quando carregas não faz nada voltas a clicar abre ou fecha, ou seja, pausa/abre/ pausa/fecha…

No fundo tens a possibilidade de ficar com um sistema “decente”… Esse que tens não tem cabimento nenhum!

Quer dizer que não tenho mesmo hipotese de efectuar a ligação ?

Certo que também teria o problema de colocar o rele e o shelly dentro da caixa mas isso teria solução !!!

O que o botão e o relé fazem é o mesmo que o Shelly mas sem o wifi. Portanto o botão e o relé têm sempre de sair para entrar o Shelly…

ups …!!!~
Tiro o rele, deixo o botão desligado e meto o shelly a funcionar e só abro os estores via wifi…:joy::rofl::joy::rofl:

Tenho uma vaga ideia que esta referência de aparelhagem não ter duas teclas daí terem me instalado este “esquema” assim… Vou averiguar…mas um solução que seria hipoteticamente económica, vai sair cara…

É caso para dizer que devias ter-te informado antes de comprar…

bem, o problema principal é estético (ficar diferente do que tens…) porque compras um interruptor de 2 teclas, com espelho e teclas, da efapel, por menos de 5 euros! :wink:

O shelly não é problema, comprei 4 de uma assentada, dois para mim e dois para o meu irmão!!
Mas ele já se safou o shelly já abre e fecha estores, porque ele tem botão de duas teclas…

Então, como diz o @Maddoctor a questão é só estética. Tenta encontrar uma marca que tenha algo parecido.

@VascoMenino: Já agora, o interruptor duplo do teu irmao é de pressao ou daqueles em que as teclas fixam e comutam os botoes (nao sei o nome mais apropriado)?

Eu estou a montar 11 numa casa, e tenho interruptores de teclas duplas que fixam e reparei que se os configurar como roller shutter o shelly passa a mudar o estado apenas quando carrego como se fossem botoes de pressao (abre/pausa/fecha/pausa/etc). No entanto, funciona perfeitamente se os configurar como relays, mas nesse caso na pagina (ainda nao usei a app) aparecem como botoes/relays apenas, o que é mau porque deverá permitir activar em simultaneo os 2 sentidos do motor pela pagina/app.

Rui, eu não uso o fw da shelly, mas deve ter de certeza uma função de interlock para impedir a activação dos 2 em simultâneo.

Supostamente sim, mas penso que já experimentei as opcoes todas (especialmente “Input Buttons Mode” e “Button Type”) apesar destas últimas nao alterarem nada em modo rollerShutter.
Consigo viver com o problema, mas nao deixa de ser estranho.
Quando tiver net na casa vou tentar procurar updates ao firmware, pode ser que seja um bug entretanto já corrigido.

Estranho pois os meus nao têm esse conportamento e tenho o FW original. Certifica que tens últimos updates.

Depois posso validar como está a minha configuração mas recordo-me que era como roller shutter com botoes independentes em que um botao apenas faz abertura e outro apenas faz fecho.

Obrigado pela resposta. Vou esperar por poder fazer os updates.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade