Sim. Tenho outros equipamentos a funcionar por mqtt. Esse tópico “varanda” também alterei no firmeware no browser. Mas para descartar essa possibilidade ao chegar a casa vou alterar para “roller”. Também tens o teu a funcionar com estores?
Sim, sim. Tenho precisamente um 25, firmware original a funcionar com estores e estou muito satisfeito com o funcionamento dele!
Só não encontrei o local para mudar o “roller”, pois isso é que perguntei. Mas para descartar algum problema, confirma o seguinte:
Na interface web do shelly tens:
Device type: Roller (acredito que sim, porque já funciona na app e web)
Na configuração shelly do mqtt, confirma novamente username, password e ip e acima de tudo confirma o topic que tens lá. Trata-se do campo Will Topic e supostamente deverás ter:
Will Topic: shellies/shellyswitch25-007F28/online
Essa parte foi onde eu troquei para “varanda” como vi num vídeo no YouTube. Se calhar é isso. Mas no vídeo estava a funcionar e ele trocou para “roller”. Mas vou experimentar e depois dou feedback. Obrigado.
@mfrodrigues tinhas razão, tem mesmo de ficar em “roller”. Já está a bombar. Obrigado
Não sei se tens configurado, mas dá inclusivamente para teres aquele slider com a posição do estore. Único requisito é fazeres antes a calibração no endereço web do shelly.
Já agora mais um tema interessante que partilharam recentemente aqui. Caso queiras saber a temperatura do shelly podes criar um sensor com esses dados.
sensor:
- platform: mqtt
state_topic : "shellies/shellyswitch25-TEU_ID/temperature"
unit_of_measurement: "C"
name: "Temp estore escritorio"
Sim, já tenho o slider a bombar também. Obrigado pela dica. Ja integrei os consumos instantâneos e gerais também…
Topico novo criado – Shelly 2.5 Estores com botão de pressão.
Sorry
Por favor abre um tópico novo para não tornares este muito confuso… A tua dúvida é off-topic…
Se der para apagar a minha intervenção força ! ja criei novo topico.
Obrigado e desculpem
Penso que este tutorial ajuda a flashar os shelly 2.5 com o tasmota. https://www.youtube.com/watch?v=kJpE3MpDGe4
os meus shelly 2.5 aparecem sempre como indisponiveis…
O shelly 2 está bem…
Config:
name: Estore Cozinha
command_topic: "shellies/shellyswitch25-xxxxxxx/roller/0/command"
position_topic: "shellies/shellyswitch25-xxxxxxx/roller/0/pos"
set_position_topic: "shellies/shellyswitch25-xxxxxx/roller/0/command/pos"
payload_open: "open"
payload_close: "close"
payload_stop: "stop"
retain: false
optimistic: false
position_open: 100
position_closed: 0
E por acaso não te falta aí o availability_topic
?? Sem isso o HA não sabe onde ler o estado do equipamento…
sempre que coloco o availability_topic: xxx o estore deixa de funcionar. Agora tenho a funcionar mas tive de colocar essa linha em comentario.
Provavelmente esse tópico está errado ou o firmware não reporta LWT
Aparentemente a configuração está bem. Diz-nos pf se tens a último update, se o ip/user/pass está de ligacao ao mqtt está bem definido e no mesmo ecrã confirma se o shelly tem o tópico exactamente igual à configuração.
Pela app da shelly consegues visualizar e controlar certo?
@mfrodrigues Sim, esta tudo bem, está a funcionar corretamente tanto pela app da shelly, do botão fisico como do HA.
É possivel que tenha tirado o topico availability_topic: de outro lado qq da internet e não ser correto.
Então está operacional desde que não tenha essa linha certo?
Está alinhado com a configuração que está neste post. Não deve mesmo ter o availability topic.
Isso mesmo. Tirando o availability topic fica a funcionar. Usei as configs deste topico.
Não consigo colocar a funcionar o meu Shelly 2.5 no HA por MQTT.
Já configurei no shelly com username, password e ip.
No HA tenho o mqtt broker ativo e com o username e password que coloquei nas configurações do shelly.
No ficheiro de configurações tenho o seguinte:
switch:
name: "Luz Sala 1"
state_topic: "shellies/shellyswitch25-E630D6/relay/0"
command_topic: "shellies/shellyswitch25-E630D6/relay/0/command"
payload_on: "on"
payload_off: "off"
name: "Luz Sala 2"
state_topic: "shellies/shellyswitch25-E630D6/relay/1"
command_topic: "shellies/shellyswitch25-E630D6/relay/1/command"
payload_on: "on"
payload_off: "off"
O shelly está em modo Edge, ligado a uma lampada. Para já está ligado direto a uma lampada, nem sequer liguei a um interrutor ainda.
Alguém pode colocar aqui a configuração do MQTT que tem no Shelly?