Integração do Shelly 2.5 no Home Assistant

Sim. Tenho outros equipamentos a funcionar por mqtt. Esse tópico “varanda” também alterei no firmeware no browser. Mas para descartar essa possibilidade ao chegar a casa vou alterar para “roller”. Também tens o teu a funcionar com estores?

Sim, sim. Tenho precisamente um 25, firmware original a funcionar com estores e estou muito satisfeito com o funcionamento dele!

Só não encontrei o local para mudar o “roller”, pois isso é que perguntei. Mas para descartar algum problema, confirma o seguinte:

Na interface web do shelly tens:

Device type: Roller (acredito que sim, porque já funciona na app e web)

Na configuração shelly do mqtt, confirma novamente username, password e ip e acima de tudo confirma o topic que tens lá. Trata-se do campo Will Topic e supostamente deverás ter:

Will Topic: shellies/shellyswitch25-007F28/online

Essa parte foi onde eu troquei para “varanda” como vi num vídeo no YouTube. Se calhar é isso. Mas no vídeo estava a funcionar e ele trocou para “roller”. Mas vou experimentar e depois dou feedback. Obrigado.

@mfrodrigues tinhas razão, tem mesmo de ficar em “roller”. Já está a bombar. Obrigado

1 Curtiu

Não sei se tens configurado, mas dá inclusivamente para teres aquele slider com a posição do estore. Único requisito é fazeres antes a calibração no endereço web do shelly.

Já agora mais um tema interessante que partilharam recentemente aqui. Caso queiras saber a temperatura do shelly podes criar um sensor com esses dados.

sensor:
  - platform: mqtt
    state_topic : "shellies/shellyswitch25-TEU_ID/temperature"
    unit_of_measurement: "C"
    name: "Temp estore escritorio"
1 Curtiu

Sim, já tenho o slider a bombar também. Obrigado pela dica. Ja integrei os consumos instantâneos e gerais também…

Topico novo criado – Shelly 2.5 Estores com botão de pressão.

Sorry :wink:

1 Curtiu

Por favor abre um tópico novo para não tornares este muito confuso… A tua dúvida é off-topic…

Se der para apagar a minha intervenção força ! ja criei novo topico.
Obrigado e desculpem :wink:

Penso que este tutorial ajuda a flashar os shelly 2.5 com o tasmota. https://www.youtube.com/watch?v=kJpE3MpDGe4

os meus shelly 2.5 aparecem sempre como indisponiveis…

O shelly 2 está bem…

Config:

  - platform: mqtt
    name: Estore Cozinha
    command_topic: "shellies/shellyswitch25-xxxxxxx/roller/0/command"
    position_topic: "shellies/shellyswitch25-xxxxxxx/roller/0/pos"
    set_position_topic: "shellies/shellyswitch25-xxxxxx/roller/0/command/pos"
    payload_open: "open"
    payload_close: "close"
    payload_stop: "stop"
    retain: false
    optimistic: false
    position_open: 100
    position_closed: 0

E por acaso não te falta aí o availability_topic?? Sem isso o HA não sabe onde ler o estado do equipamento…

1 Curtiu

sempre que coloco o availability_topic: xxx o estore deixa de funcionar. Agora tenho a funcionar mas tive de colocar essa linha em comentario.

Provavelmente esse tópico está errado ou o firmware não reporta LWT

Aparentemente a configuração está bem. Diz-nos pf se tens a último update, se o ip/user/pass está de ligacao ao mqtt está bem definido e no mesmo ecrã confirma se o shelly tem o tópico exactamente igual à configuração.

Pela app da shelly consegues visualizar e controlar certo?

@mfrodrigues Sim, esta tudo bem, está a funcionar corretamente tanto pela app da shelly, do botão fisico como do HA.

É possivel que tenha tirado o topico availability_topic: de outro lado qq da internet e não ser correto.

Então está operacional desde que não tenha essa linha certo?

Está alinhado com a configuração que está neste post. Não deve mesmo ter o availability topic.

Isso mesmo. Tirando o availability topic fica a funcionar. Usei as configs deste topico.

Não consigo colocar a funcionar o meu Shelly 2.5 no HA por MQTT.
Já configurei no shelly com username, password e ip.
No HA tenho o mqtt broker ativo e com o username e password que coloquei nas configurações do shelly.

No ficheiro de configurações tenho o seguinte:

switch:
  - platform: mqtt
    name: "Luz Sala 1"
    state_topic: "shellies/shellyswitch25-E630D6/relay/0"
    command_topic: "shellies/shellyswitch25-E630D6/relay/0/command"    
    payload_on: "on"
    payload_off: "off"
    retain: false  

  - platform: mqtt
    name: "Luz Sala 2"
    state_topic: "shellies/shellyswitch25-E630D6/relay/1"
    command_topic: "shellies/shellyswitch25-E630D6/relay/1/command"    
    payload_on: "on"
    payload_off: "off"
    retain: false

@Eduardo_Pacheco estás a usar os shelly para que efeito? Acho que tens de tirar o retain.

O shelly está em modo Edge, ligado a uma lampada. Para já está ligado direto a uma lampada, nem sequer liguei a um interrutor ainda.
Alguém pode colocar aqui a configuração do MQTT que tem no Shelly?


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade