Pronto então tens que ler mais sobre device_trackers.
Depois o HA pode saber se estás ou não em casa por bluetooth, por gps…aí escolhes o sistema que queres implementar.
Presumo que já uses o zanzito, depois podes usar o valores que ele te reporta para fazeres essas automações.
Mas por favor lê mais um pouco sobre os components do HA.
Porque tu no que tentaste fazer acima:
switch:
- platform: mqtt
name: Sensor Sala
state_topic: 'tele/Bridge/RESULT'
command_topic: 'tele/Bridge/RESULT'
payload_on: "on"
payload_off: "off"
action:
service: switch.sensor.kerui_off
Isto não existe… não há Actions dentro dos components, há sim as automações, podes ler mais sobre o que são aqui: https://forum.cpha.pt/t/o-que-e-uma-automacao-e-como-funciona/57v
Mais uma vez te peço para não pores a carroça a frente dos bois, começa por lêr um pouco e não tentar inventar o que já está inventado.
Noto que queres que as coisas aconteçam muito depressa, o HA é um sistema que requer tempo de aprendizagem e todos os dias aprendemos, existe sempre mudanças é preciso ler muito.
E também mais uma vez te digo para visitares as várias contas github que podes encontrar aqui:
Vais ter muita informação para recolheres e tentares fazer o que tu pretendes, nós estamos aqui para ajudar, mas por vezes também precisamos de ser ajudados, isto é explicando o que pretendem, com alguma informação extra.