1 - Não podes desactivar/ activar sensores.
2 - Os sensores não te avisam por telegram.
3 - Podes activar ou desactivar uma automação que ao receber sinal dos sensores te envia uma mensagem por telegram.
Essa automação pode ser activada ou desactivada de acordo com o que tu quiseres. Se não queres usar o zanzito, coloca um switch no frontend para activares ou desactivares a automação que ao receber o sinal do sensor x te envie uma mensagem y por telegram.
Ideias claras e português correcto são meio caminho andado para teres isso a funcionar. Se continuas a insistir em activar/ desactivar sensores, depois a tua cabeça processa isso dessa forma e tens coisas como:
Estou com um problema em relação a este código.
Quando uso só um kerui tudo funciona bem, o problema é quando uso mais do que um, todos recebem o mesmo código.
Vendo o MQTT reparei que a única forma seria fazer qualquer coisa deste género para funcionar mais do que um.
value_template: '{{value_json.RfReceived.Data == “057D58” or “057D58” or “057D58” }}'
Não sei se percebem o que eu quero dizer com isto e claro que esta linha de código é só um exemplo daquilo que estou a dizer, pois não sei programar.
@ran quando publicares código deves sublinhar o texto que queres transformar em código e clicar no icone </>. Deverá existir um espaço antes e outro depois do bloco de código para que funcione correctamente. O código em Yaml é muito sensível aos espaçamentos e sem o código devidamente formatado não te poderemos ajudar.`
Se colocar " expire_after: 1", não mostra o estado inicial em nenhuma das portas. Quando fecho uma porta, o estado mantêm-se durante 1 segundo e depois desaparece.
@Ran
Caso não tenhas reparado estás a cometer um erro enorme. O state_topic é igual para todos os sensores, por isso é que tens o mesmo valor para todos eles.
Cada equipamento tem de ter um state_topic diferente para o HA os poder distinguir.
Realmente é verdade, mas como é que posso atribuir um “state_topic” diferente?
Tenho o sonoff bridge com tasmota e na consola, aparece “tele/bridge/RESULT” em todos os módulos.
Tens de criar um tópico para cada sensor. Agora qual o comando para isso é que não sei. O @RodolfoVieira ou o @Maddoctor assim que puderem já te explicam como isso se faz.