Segundo projecto de rega automática

Essas válvulas não estou configuradas porque eu também não tenho. Por isso o problema não é daí.

Boas malta, finalmente consegui por o código a funcionar novamente.
Então só precisam de fazer as seguintes alterações

      # Call the script to irrigate zone 1
      - service: script.irrigate_a_zone
        data_template:
          cycle: '{{ cycle }}'
          zone: 1

      # Wait for irrigate script to end
      - wait_template: "{{ is_state('script.irrigate_a_zone', 'off') }}"

      # Call the script to irrigate zone 2
      - service: script.irrigate_a_zone
        data_template:
          cycle: '{{ cycle }}'
          zone: 2

      # Wait for script.irrigate_a_zone to end
      - wait_template: "{{ is_state('script.irrigate_a_zone', 'off') }}"
      
      # Call the script to irrigate zone 3
      - service: script.irrigate_a_zone
        data_template:
          cycle: '{{ cycle }}'
          zone: 3

      # Wait for script.irrigate_a_zone to end
      - wait_template: "{{ is_state('script.irrigate_a_zone', 'off') }}"
      
      # Call the script to irrigate zone 4
      - service: script.irrigate_a_zone
        data_template:
          cycle: '{{ cycle }}'
          zone: 4

Este é o código existente nas vossas automações e só precisam de alterar para:

      # Call the script to irrigate zone 1
      - service: script.irrigate_a_zone
        data_template:
          cycle: '{{ cycle }}'
          zone: '1'

      # Wait for irrigate script to end
      - wait_template: "{{ is_state('script.irrigate_a_zone', 'off') }}"

      # Call the script to irrigate zone 2
      - service: script.irrigate_a_zone
        data_template:
          cycle: '{{ cycle }}'
          zone: '2'

      # Wait for script.irrigate_a_zone to end
      - wait_template: "{{ is_state('script.irrigate_a_zone', 'off') }}"
      
      # Call the script to irrigate zone 3
      - service: script.irrigate_a_zone
        data_template:
          cycle: '{{ cycle }}'
          zone: '3'

      # Wait for script.irrigate_a_zone to end
      - wait_template: "{{ is_state('script.irrigate_a_zone', 'off') }}"
      
      # Call the script to irrigate zone 4
      - service: script.irrigate_a_zone
        data_template:
          cycle: '{{ cycle }}'
          zone: '4'

tive de fazer mais alterações ao codigo, deixo o link do github onde se pode ver quais as alterações a fazer sem precisar de copiar todo o código…

E pronto, Fazendo isso a rega fica novamente a bombar…

Também tenho eletroválvulas de 24 VAC que quero ligar ao Sonoff, mas porquê usar relés? Não podia ligar-se as eletroválvulas diretamente ao Sonoff, alimentando o comum do Sonoff com os 24V do transformador?

Parabéns pelo trabalho e agradeço partilha. Tenho uma dúvida que provavelmente é básica mas cá vai. Como se ligam os fios do sensor de chuva ao Sonoff? Obrigado

Então o que é um sonoff se não reles? Quanto a um sonoff comum, o que queres dizer com isso?
O 4 ch para além de ter 4 relés podes ligar a 220v o sonoff e a 24v os reles separadamente que para rega é o mais indicado. Os fios de sensor de chuva penso que não dão para ligar no sonoff. Eu uso um sensor “feito” por mim que funciona por zigbee.

O meu primeiro post era para responder ao @ribaslac que dizia que colocou relés depois do Sonoff para ligar as válvulas e eu não percebo porquê. Quando falo em comum referia-me ao ponto comum dos contactos das saídas do Sonoff :slightly_smiling_face:
Tenho que ver isso do sensor de chuva através do zigbee. Obrigado

1 Curtiu

Boa tarde.
Para começar parabens pelo exelente trabalho.
estou a iniciar-me no Home Assistant e achei este seu projecto que acho que se adapta muito ao meu projecto de rega. agora precisava de uma ajuda porque não sei onde colocar os ficheiros que disponibilizaste no Gitub e esse codigo que colaste tambem não sei onde colocar e se tenho que dar um nome ao ficheiro.

Bem vindo ao fórum da CPHA @NunoBarradas e não esqueças de ler os nossos Termos do Serviço/Regras e também a nossa FAQ.

Se precisares de ideias, conselhos, tutoriais, projectos, dicas, etc tens muitas aqui no fórum. Caso tenhas alguma questão especifica, opta por abrir um novo tópico aqui no fórum pois as respostas às tuas duvidas irão posteriormente ajudar outros utilizadores. Antes de abrir um novo tópico usa a pesquisa do fórum para saber se o tema já foi tratado. Se já foi tratado usa um tópico já existente, lembrando sempre que o assunto a que os tópicos dizem respeito deve sempre ser respeitado. É prático ir colocando várias questões diferentes no mesmo tópico, mas depois torna-se inútil para os outros utilizadores a curto prazo e isto faz também com que seja difícil encontrar a melhor solução nos resultados da pesquisa do Fórum. A regra é: Novo Assunto = Novo Tópico .

Se quiseres conversar sobre algum tema que não diga respeito directamente ao Home Assistant ou para tirar uma duvida rápida, tens sempre o nosso servidor de Discord!

O nosso fórum usa como base a plataforma Discourse. Caso nunca tenhas utilizado esta plataforma, lê aqui como utilizar da melhor maneira o Discourse.

Conforme vais participando, a plataforma ir-te-á conhecendo melhor e as limitações a que os novos utilizadores estão sujeitos irão sendo levantadas gradualmente. Com o tempo, e com a tua participação, ganharás Níveis de Confiança que te darãohabiidades especiais para nos ajudar a gerir toda a nossa Comunidade de utilizadores. Para saberes mais sobre os Níveis de Confiança dos Utilizadores, clica no link.

As mensagens privadas não deverão NUNCA ser utilizadas para colocar questões que deveriam estar no fórum, e os Moderadores irão ignorar essas mesmas questões. As mensagens privadas deverão servir apenas para trocar informação que de outro modo não possa ser publicada (por conter dados pessoais como passwords, links, moradas ou outros).

Se te estás a iniciar, aconselho-te a começares por coisas mais básicas, de qualquer das maneiras para saberes onde vai cada código, deves procurar por packages.
Quanto à visualização no frontend, é lovelace, então metes no frontend via UI.
Custom-cards, procura por HACS é a forma mais simples de os instalar
Por favor não continues esta conversa neste tópico, faz uma pesquisa no forum, e se achas que não existe nada com a tua dúvida, abre um tópico novo.

1 Curtiu

Boas, Muitos parabens pelo projecto! dado que já foi ha´um ano e com a quarentena já deve haver uma versão 3 :stuck_out_tongue:
Tinha só uma duvida do sensor de chuva, se existe algum protocolo pelo meio ou é só um contacto aberto\fechado.
Tiago

1 Curtiu

ola pessoal…estou a inicial um novo servidor de homeassistant só que agora em hassio…

neste momento tenho apenas uma zona de rega…
tenho um sonoff basic que está a funcionar bem quando faço on/off no switch…

mas estou a ter problemas quando ligo o switch ligar rega manual.

nos logs aparece-me isto:



homeassistant/turn_off cannot be called without entity_id

18:44:59 – homeassistant (ERROR) - mensagem ocorreu primeiro em 18:00:39 e repetiu-se 4 vezes

While executing automation automation.run_a_cycle_manually

18:44:15 – Automação (ERROR) - mensagem ocorreu primeiro em 18:00:39 e repetiu-se 2 vezes

Run a Cycle Manually: Error executing script. Invalid data for call_service at pos 6: not a valid value for dictionary value @ data['entity_id']

18:44:15 – Automação (ERROR) - mensagem ocorreu primeiro em 18:00:39 e repetiu-se 2 vezes

run_a_cycle: Error executing script. Invalid data for call_service at pos 1: not a valid value for dictionary value @ data['entity_id']

18:44:15 – Script (ERROR) - mensagem ocorreu primeiro em 18:00:39 e repetiu-se 2 vezes

alguma ideia por ai?

o switch fica on mas nao manda ligar o sonoff

O sensor funciona por zigbee. Ou seja, a base dele é um sensor de inundações da xiaomi. :wink:

Eu acho que já tive de fazer mais ajustes e não sei se atualizei o meu git. Tenho que ver…

Obrigado… Agradeço aqui o teu desempenho e disponibilidade pela partilha…

É que as alterações que fiz foi apenas comentar o que não precisava… Deviado a ter apenas uma zona…

Tenho outro server do homeassistan(pessoal) em que este switch ligar rega manual está a funcionar muito bem… Só que a parte do agendamento não funciona…

Obrigado pela atenção

1 Curtiu

Boas… Já bati as configurações nos dois HA que tenho e parece me tudo igual.

Só que um ainda liga a rega manual, no outro não faz nada… O agendamento não funciona em nenhum.

Em ambos aparecem os mesmo erros nos logs…

No meu também não funciona o manual nem o agendamento. E não houve nenhuma alteração no código.

Só se o problema teve a ver com as actualizações do HA.

Houve alguma actualização do código também?

Alguém aqui já consegui resolver o agendamento.?

Obrigado

Boas malta, desculpem mas isto está complicado de dar com o gato. Comigo está a funcionar mas só rega de dois em dois dias mesmo que meta diario…
A ver se consigo ver com mais calma…

1 Curtiu

Se bem que eu seja utilizador de OH e não de HA tenho vindo a seguir este forum com grande interesse e muito tenho aprendido com ele. Ora aqui vai uma modesta contribuição.

  1. O Sonoff 4CH Pro é de facto fantástico para sistemas de rega. No meu caso, como só tinha 3 sectores de rega, optei por pôr um canal do Sonoff a ligar/desligar o transformador das electroválvulas o que, penso, aumentará significativamente a sua vida. Este Sonoff dá perfeitamente para ter um relé com os 220V e os restantes com 24V (no meu caso 24VAC)
  2. No que respeita ao controlo dos tempos de rega uso sempre o PulseTime. Ou seja, nunca envio o comando para desligar o relé, simplesmente espero que desligue com o PulseTime, e quando desliga tenho um “trigger” para ligar o circuito seguinte

Também incluí alguma “inteligência” para decidir quando regar, e qual o tempo de rega, dependendo da hora solar, previsão de chuva e humidade, ter chovido ou não. O tempo dirá se os meus critérios de decisão foram os adequados e nessa altura partilharei.

1 Curtiu

@moody_blue força nisso, migra o teu sistema para o HA , e mostra nos o que tens já implementado na categoria Partilha de de Projectos


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade