Segundo projecto de rega automática

Obrigado mas o meu servidor é um QNAP, onde o OH corre em nativo mas infelizmente o HA exige container, o que torna o meu QNAP (que só tem 4Gb de RAM) algo instável. Houve tempos em que o HA podia correr em nativo no QNAP mas agora não. Por isso vou-me manter fiel ao OH.

Como principais automações tenho a rega, mas sendo uma moradia com vários andares e zonas de aquecimento, tenho diversos “triggers” para ligar luzes e ar condicionado por zonas, alguns simuladores de presença, controlo e temporização dos toalheiros eléctricos, gestão do painel solar para AQS, o que tem mantido a minha conta mensal de electricidade na casa dos 60€ mensais, o que me parece aceitável para uma casa de 200m2. Não tenho gás, no inverno reforço o aquecimento com uma lareira a pellets, também essa gerida pelo OH.

Já no que respeita aos alarmes de intrusão e incêndio optei por contratar uma empresa externa (Prosegur), para a qual (ainda) não existem API’s para interligação nem com HA nem OH.

o meu Qnap corre perfeitamente o HA e o OH em simultâneo. mas tenho 8GB de ram

image

:slight_smile:

2 Curtiram

Boas… A rega em yaml está a funcionar? @maxcalavera

Obrigado

Boa tarde a todos os participantes deste fórum.
Parabéns pelo tópico.
Já adquiri o sensor de chuva como descrito no tópico 1 e aproveitei um sensor de chuva Aqara (Aqara Water Leak Sensor) para realizar o projeto. Já liguei o sensor de chuva ao Aqara.
Integrei no HA o Aqara mas está acontecer algo que me parece estranho, por isso peço a vossa ajuda se possível.
No HA o sensor Aqara tem sempre o estado definido como “Húmido” e está dentro de casa.
Quando pressiono a “boia” durante cerca de 5 segundos o estado muda para “Seco”.
Já troquei a ordem dos fios e continua na mesma.
Alguma ajuda se faz favor?
Obrigado.

1 Curtiu

Vê se na app mi home o comportamento é o mesmo. Isso acontece porque ao reiniciar o HA ele inverte os estados. Tens o sensor em que gateway?

Na app Mi Home o estado é igual.
Estou a usar o Xiaomi Gateway 3.

Pois. Esse sensor tem essa particularidade. Eu vou tirar o meu da gateway e meter na conbee que ainda não o fiz.

Não há outra alternativa?

Meter na conbee acho que resolve esse problema. Vou ver se testo estes dias.

Boas,
Resolvi o problema alterando o estado do sensor no customize.yaml.
O único senão, para quem usa a app, é que no HA o estado está certo e na app está o oposto.

Boas pessoal!

Antes de mais parabéns pelo projecto! Era justamente o que estava a precisar!

Entretanto tenho já tudo a bombar no HA excepto os agendamentos…
Tipo as válvulas abrem todas manuais quando seleciono no HA mas os agendamentos não funcionam.

Será que alguém pode ajudar?
Dado que o último post data de abril.21 ainda há pessoal com este projecto a bombar que possa ajudar?

Obrigado a todos!

Boa noite…tenho o mesmo problema.

Cumps

E tens outra solução temporária para manteres a rega a funcionar?

Eu tenho duas automaçoes com horas defenidas para ligar e desligar as eletrovavulas

Olá Hugo.
Obrigado pelas preciosas partilhas neste tema.
Queria só pedir-lhe para desenvolver um pouco mais este ponto 2.
Após terminar o tempo do pulsetime, como despoleta o seguinte circuito? Utiliza rule tiggers no tasmota?
Obrigado

Tenho a seguinte regra no tasmota ON Power4#state=1 DO RuleTimer1 1 ENDON ON Rules#Timer=1 DO Power1 1 ENDON ON Power1#state=0 DO Power2 1 ENDON ON Power2#state=0 DO Power3 1 ENDON ON Power3#state=0 DO Power4 0 ENDON

No meu caso tenho o transformador no relé 4, os relés 1, 2 e 3 têm as electroválvulas. O que esta regra faz é o seguinte: quando ligo o relé 4 o relé 1 vai ligar passado 1 seg, quando o relé 1 desliga vai ser ligado o relé 2, quando este desliga vai ser ligado o relé 3, quando este desliga vai ser desligado o relé 4 (transformador)

Antes de ligar o relé 4 envio os pulsetime adequados aos relés 1, 2 e 3 (o pulsetime do relé 4 é 0).

Obrigado Hugo. Também tenho as ligações dessa forma, o transformador está ligado no rele 1 e as eletrovalvulas nas restantes.
Tenho o automatismo no HA com pulsetime para garantir que desligam sozinhos em caso de algum problema, mas fico sempre dependente do HA para iniciar. Acho que não vou conseguir fugir muito a isso porque a condição para regar está dependente do HA (API do IPMA).

Há quem use as rules do tasmota para calendarizar rega diária mas com isso perde-se a ligação à meteorologia. Eu uso sensores de solo e de chuva, como não são tasmotizáveis preciso do OH para calcular os pulsetime e iniciar (ou interromper) a rega. Algum dia comprarei um controlo remoto para ter cenários de rega alternativos, tais como:

  1. Ciclo curto para calibração dos aspersores
  2. Reforço da rega diária

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade