Router. Como activar o modo bridge

Dá so para aparecer o RSSI.
Acho que tens que por value_template: '{{ value_json.Wifi.RSSI }}' mas o @Maddoctor pode confirmar melhor isto que eu caso não te funcione.

EDIT: É assim @sslopes value_template: "{{value_json['Wifi'].RSSI }}"

Rodolfo, é como disseste. Só já aparece o valor do RSSI. Como posso avaliar esse valor?

Esse valor é o valor que é reportado pela Consola do Tasmota, é a força do SINAL do esp. Não te consigo garantir até que ponto a medição é fiável mas da para teres uma ideia se o valor tem várias oscilações sem teres que recorrer à página tasmota.

Não quero ser demasiado optimista, porque ao longo destes meses em que me divirto com o HA, que me deparo com algumas instabilidades no sistema (em parte, porque ainda não estou devidamente equipado, principalmente com routers e por outro lado, também, por não ter os necessários conhecimentos técnicos.)
Desde há dois dias atrás que não tenho “reboots” indesejados no armhassio e desde ontem que tenho todas as luzes e interruptores a funcionar sem problemas.
Podendo visualizar com facilidade os RSSI, apercebo-me facilmente das variações do wifi e desde logo consigo aperceber-me de algumas coisas que podem não estar muito bem. ultimo

Nesta imagem, um pormenor que me chama a atenção é a diferença de RSSI entre Livingroom e Fireplace. São dois equipamentos exactamente iguais e estão a 10cm um do outro (não é que eu goste muito mas a razão dos nomes em inglês é para me facilitar a integração com os Amazon Echo).
Embora esteja a funcionar penso que não será descabido substituir o esp do livingroom.

Mais uma vez agradeço a todos pelo apoio que me têm dado. É graças a vós que os objectivos a que me proponho vão sendo atingidos.

Cumprimentos
Sebastião

1 Curtiu

Uma boa experiência no HA com ESPs passa por ter uma rede Wi-Fi robusta, sólida e sobre o teu controlo.

No que respeita ao wifi as coisas ficam um pouco mais “complicadas”. Basta rodar alguns graus ou alguns cm o esp que é o suficiente para as antenas captarem melhor sinal. A título de brincadeira é habitual dizer que o wifi não é uma ciência mas uma arte :thinking:

Boa tarde @sslopes

Na interface não precisas de ter os nomes em ingles. Mantens os que tens da criação do device e na UI do Lovelace escreves:

  - entities:
      - entity: sensor.temperatura_q1
        name: Temperatura
        secondary_info: last-changed
      - entity: sensor.humidade_q1
        name: Humidade
        secondary_info: last-changed

O que estiver escrito depois de name: vai aparecer na UI.

Obrigado Jorge. Vou fazer isso.

1 Curtiu

olha que já passei por isso… nomes em inglês para o ghome e no interface tudo em PT

cheguei a um ponto que era demasiado grande a confusão e acabei por meter tudo em inglês outra x

tenho algumas brincadeiras a nível de routines no google por exemplo ‘looz can 2’ que basicamente me permite dizer ‘luz canto’, mas não é prático fazer isto para todos os devices :slight_smile:

exemplos que tinha feito:
image

claro que isto depende da pronúncia de cada um, mas ficas com a ideia

A rede ainda está estável?

Sem problema. Desta vez, com a vossa ajuda consegui acertar com o modo bridge. Agora já posso virar-me para routers novos.
Estive em casa de um filho meu e dei conta que o equipamento dele é unifi. Ele diz muito bem embora refira que por vezes o equipamento também não gosta muito de paredes. Diz-me que também seria uma boa opção para mim o novo equipamento da google

https://store.google.com/product/google_wifi

Que dizem?
Diz que ainda não o viu a funcionar mas que as criticas têm sido muito favoráveis. Teria que comprar 3 e custaria cerca de 250 euros. É uma possibilidade.

@sslopes

A unifi (depende dos modelos) na minha opinião é largamente superior ao google em diversos aspectos… excepto no valor (pode ficar mais caro consoante o modelo e número de equipamentos).

O Google está limitado em muitas funções (pouca versatilidade) e funciona em rede mesh (ou seja, um liga ao outro para formar a rede), coisa que a unifi também permite. Contudo, este tipo de rede apesar de ser bastante prática não é a melhor solução, visto que tens hipótese de ligar 2 APs por cabo e consegues fazer facilmente isso com a unifi, ficando configurada uma rede muito superior e mais estável.

A parte das paredes (por experiência própria em diversos equipamentos) não é problema para os unifi, dependendo do modelo, potência (configurável), local e posição.

Uma das muitas vantagens da unifi é criar vlans para configurar canais, ssids, subnets de forma
a ficares com várias redes independentes. O que para os IOTs é muito importante para separar tráfego, por motivos de segurança, fiabilidade,…

O @jpm pode ajudar nesta resposta (com mais detalhes), visto ter experiência com ambas as marcas no mesmo local, tendo desistido do Google e mudado para a unifi.

No que respeita a valores creio que consegues por aproximadamente os mesmos números ir para a unifi e ficar melhor servido.

Luís, é muito importante para mim essa informação pois se vou gastar dinheiro, gostaria da melhor opção. Já agora, se o @Jpm me pudesse ajudar com mais detalhes agradecia.
Cumprimentos
Sebastião

@sslopes
Se bem me lembro umas das coisas que o @jpm referiu na altura em que falámos foi de não dar para fazer port forwarding, por isso o melhor é esquecer a opção Google. A Unifi é muito superior na minha opinião e é o que uso em casa.

1 Curtiu

Bom dia,

Antes de mais peço desculpa na demora mas as coisas não tem estado muito fáceis para o meu lado.

@sslopes dado que já passamos a parte do router do operador vs qualquer outra solução vamos passar a próxima pergunta:

Google wifi vs unifi:

Antes de mais tenho de dizer que são duas soluções totalmente diferentes com resultados muito diferentes e publico alvo muito diferente (só para reforçar, embora ambas possam dar wifi fora isso nada têm em comum)

O Google Wifi (GW) é vocacionado a pessoas que querem configurar uma rede dando um nome e uma password, e depois esquecer que isso sequer existe, o unifi é um sistema, que também inclui a possibilidade de ter wifi, mas no qual tens de configurar tudo e como tal os dados e as possibilidade de personalização são totalmente diferentes.

O GW é uma solução excelente, especialmente se conseguires comprar a preços bons, como o que aconteceu comigo mas para ser sincero…foi uma solução que apenas tive cerca de 1 mes.
Pro’s:

  • é Google, ou seja é impossível configurar uma rede de forma mais fácil, é literalmente nome, password, tens mais GW para adicionar a rede? done
  • tem um designe que a tua cara metade não vai achar chocante
  • tirando o access point(AP) principal , todos os outros requerem apenas 1 fio de alimentação
  • Consegues controlar o acesso à internet por dispositivo (ex: Durante o jantar os telemóveis e tablet’s não tem acesso a net - Tudo de forma temporária nada de situações permanentes)

Contras:

  • A primeira e que para mim matou logo foi a rede é totalmente independente da rede à qual estas ligado, por isso existe uma separação entre tudo o que está por cabo e tudo o que ligares via wifi, com isto e tendo em conta a minha utilização fiquei logo sem acesso a metade de minha rede (ex: tens uma camara wifi e um gravador na rede(LAN), os mesmos deixam de comunicar, expecto se andares a fazer bypass a configuração e usares 2 cabos de rede no google com 2 ip’s e mais umas configurações bastante contra intuitivas)

  • A gama de ip’s é gerida internamente, podes fixa-lo mas não atribuir, mesmo o seu range é gerido pela google

  • Teras sempre de abrir as portas no google e no router, existindo um bug no GW que nem sempre aplica as definições (o bug já tem muitos meses)

  • Não tens acesso a qualquer tipo de diferenciação em termos de SSID para 2.4Ghz e 5Ghz (é ele que gere e não ha forma de forçar a qual dos canais te ligas)

  • Toda a gestão é feita online, podes estar em casa ligado a tua AP, se a tua net estiver instável ou estiver offline, não fazes nada com o sistema porque na pratica das comandos a google para eles mandarem aplicar no dispositivo

  • O bug que me matou o sistema - os AP’s que estão em modo mesh deixam de ser reconhecidos, estão ligados, mas simplesmente deixam de fazer o broadcast da rede ou disponibilizar internet e o AP principal deixou de reconhecer, apos vários dias em chat’s com o support da google ofereceram-me duas soluções (a: fazer reset aos à rede toda e trocar!?!?!? o AP principal com qualquer um dos outros (funcionou durante 1 semana) b: devolver o produto)

Basicamente este ultimo mata o produto pois sem pontos em modo mesh voltas a ter um sistema com 1 AP, e digamos que fazer reset a uma rede inteira e configurar tudo de novo a cada duas semanas não me parece ser solução para nada.

Se ligares todos por cabo não tens este problema mas também não era isso que queria com esta solução.

Entretanto e apos consulta aqui do forum, e não só, decidi migrar tudo para unifi (router, switch e AP)

Contras:

  • Preço

  • O custo, muito sinceramente recuperei muito vendendo quase tudo o que tinha investido ja em rede (tinha na altura 5 routers [para diferenciar as redes, especialmente a do IoT do resto], 3 switchs, variadíssimos power lines(com e sem wifi) e repetidores de rede, GW, enfim uma panóplia de equipamento e soluções que tinha tentado ao longo de anos e sem grande sucesso e que também já ia em rios de dinheiro)

  • Tudo depende de cabo, podendo ser em alguns casos substituído por fibra, mas tudo depende de cabos físicos entre dispositivos

Pro’s:

  • um produto 100% customizável, ou seja vai dar algum trabalho a configurar, mas que no fim fica exatamente como pretendes , salientando algo que já te foi dito que cada UAP pode ter até 4 SSID diferentes, com as suas configurações diferentes e como tal posso ter apenas 1 UAP para a minha rede interna, IoT e outra para as pessoas que vão lá a casa mas não precisam de acesso a minhe rede interna.

  • Caso tenhas algum switch com PoE podes ainda alimentar os AP e até alguns switch apenas com o cabo de rede que irias ter a ligar os dispositivo de qualquer forma

  • Em termos de HA tens varias formas de interagir com o mesmo, desde correr o controler através dum plug in no mesmo device, ou simplesmente leres os dados, que neste caso incluem o UAP mac address, e podes fazer automações baseadas nisso (tenho 2 UAP’s em casa e 1 na garagem, se estou na garagem, tenho 100% de certeza que não estou em casa, se estou em casa ligado ao AP mais longe da porta sei que não posso ter saído de casa, etc etc)

  • Pessoalmente, e dado que já tive problemas no passado, gosto de separar “tudo”, as camaras estão numa vlan, IoT noutra vlan, a rede de convidados…adivinhaste em outra vlan, e para adicionar um dispositivo a uma vlan é algo tão simples como usares a app no teu telemovel/table ou ires ao portal(pagina web) e escolheres numa combobox qual a rede/vlan a usar para aquele dispositivo

  • No meu caso, e dado que tenho um USG, tenho o tráfego da rede da TV separado do tráfego da rede de internet permitindo assim manter os canais mais limpos de todo esses pacotes que apenas dizem respeito a box

  • Tens ainda uma forma visual de ver as iptables internas por device que permite ver a tua rede numa preservativa visual e perceberes por onde passa o tráfego e onde cada dispositivo está ligado

  • Toda a minha rede é unifi não tendo qualquer dispositivo, excepto box e ONT, do operado

Pessoalmente, e embora neste caso seja um pouco “overkill”, gosto de poder personalizar tudo, separar tudo, ter metricas de tudo, com o Google isso era impossível e mesmo nem sempre precisando de tudo gosto de ter essa opção.

Neste momento tenho:

  1. USG Pro
  2. 2 x switch de 8 portos
  3. switch de 16 portos
  4. switch de 24 portos
  5. UAP pro
  6. 2 x UAP lite

Entretanto vou tentar testar as camaras deles mas preciso de tempo, e dinheiro, para conseguir fazer o que quero mas um dos requisitos principais é sempre a personalização das soluções.

Para terminar peço desculpa por esta longa exposição, mas é muito complicado explicar como uma solução parecida na realidade não são comparáveis.

Qualquer coisa passa pelo nosso canal no discord.

4 Curtiram

@jpm obrigado pela resposta. Não tens que pedir desculpa. Eu é que agradeço a vossa disponibilidade. Depois das vossas sugestões, estou muito inclinado para o unifi. É mais caro, mas também não é todos os dias que compramos equipamento deste e também ninguém me obriga a comprar tudo de uma vez.
Cumprimentos
Sebastião

@sslopes
Nós cá estaremos para ajudar no que for preciso e soubermos.

Boa tarde,

Estou a iniciar-me no mundo do HA e tenho acompanhado com bastante interesse o vosso fórum.

Aproveitando este tópico, uma vez que também tive que desactivar o meu router NOS (porta 4 bridge) colocando um TP-Link baratucho a gerir a rede.

Problema: Todos os dias fico sem internet…e a solução é reiniciar o TP-Link e a coisa volta ao normal.

Ao falar com um colega meu, que teve exactamente o mesmo problema, aconselhou-me investir num router ligeiramente melhor.

Neste tópico foi referido o USG da unify como sendo uma boa opção. Julgo que se referem a este:

https://tropicalprice.com/product/B00LV8YZLK

Podem por favor confirmar que é a este que se referem?

Obrigado

Bem-vindo @Only_One

Sim. Esse é um das possíveis soluções de router da unifi. Provavelmente, a escolha mais equilibrada. Contudo, terás também de adquirir um AP (acess point) para teres wifi.

Muito obrigado pela rápida resposta @Luis_Andrade!!

Este router pelo que percebi tem 2 portas LAN disponiveis?

Poderei usar uma para ligar o AP (por exemplo o https://tropicalprice.com/product/B016K4GQVG) e a outra para distribuir a rede pela resto da casa (ligado a um switch https://tropicalprice.com/product/B00BP0SSAS que já tenho). Este switch fisicamente não está junto do router por isso é que queria ter a certeza que tem 2 portas LAN. Caso contrário terei que comprar outro switch para ter junto do router.

Obrigado

Sim. Podes utilizar uma porta para ligar um AP e outra a um switch.

Para ligar ao router e depois ao AP não recomendo esse switch por diversos motivos. Contudo, apesar de funcionar como switch de forma “limitada”, não tenho certeza se a parte de alimentação será o indicado para o AP.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade