Router. Como activar o modo bridge

Aparentemente, deves estar com o DHCP ativado nos 2 routers que estão a gerar colisões. Deves deixar o TPLINK o único a fazer DHCP e desligar no outro router.

Deves também ter atenção na ligação dos cabos de rede. Garante as seguintes ligações físicas: NOS na porta 4 liga na porta WAN do TPLINK; no TPLINK sai um cabo de uma porta LAN e liga a outra LAN no outro router que está em modo AP.

Os problemas que podes estar a ter devem estar relacionados com configurações e ligações, partindo do princípio que o hardware está a funcionar bem.

Não deves dar o mesmo nome por questão de boas práticas. Contudo, a password pode ser a mesma.

A rede deve funcionar corretamente sem o router da NOS com o cabo desligado do TPLINK.

Adicionalmente, confirma se o ip na porta de wan do TPLINK é um ip público (internet) e não um ip privado.

Voltou a acontecer, com a agravante de que agora tenho outro IP na box do hassio. Tenho mesmo que o tornar estático. Lá tenho que alterar de novo os IPs do MQTT de todos os equipamentos. Se voltar a acontecer, o que é o mais certo, vou mudar o hassio da box android para um raspberry para ver se resolve.

No router que está no rés-do chão, tenho estas 3 opções na tab internet:DHCP, Estático e PPPoE e a opção que habilitei foi a Estático pois a DHCP já sei que não posso e a outra opção ainda não sei o que é.

Isso são opções de como ele obtem o próprio IP, não como atribui a outros equipamentos… No fundo não te interessa porque não vais usar a porta WAN desse router (é para ligar numa das LAN, atenção!)
Tens que desactivar é o servidor de dhcp dele… Não tem nada a ver com o que puseste…

Fizeste bem em meter estático. Contudo, verifica se o serviço de DHCP não está ativo.

No TP-LINK deves reservar o IP para os devices que pretendes. Assim, garantes que não mudam. Deverás também colocar a reserva fora do range de alocação do servidor de DHCP. Ou seja, se tiveres uma mask 255.255.255.0 só deves disponibilizar no servidor de DHCP por exemplo do 192.168.1.100 ao 200 e os que colocas fixo ficam entre o 1 e o 99. Podes alterar o range conforme pretenderes. Inclusive dar IP fixo a nível do próprio device desde que fique fora do range definido no DHCP e dentro da mask

Já verifiquei e o DHCP não está ativo. Também já reservei os IPs que me interessava manter. O hassio não voltou a cair. Vamos ver se se aguenta.

Como já referi e o @Maddoctor também, deves garantir que no segundo router não tens o serviço de DHCP ativado para a LAN.
O que passaste a estático é a forma como ganha o IP na porta WAN (que não deves ligar nenhum cabo e fica sem utilidade).

Caso não desabilites o servidor de DHCP no 2 router vais ter vários problemas. Um deles está relacionado precisamente com alteração de IPs de forma inesperada conforme descreves.

É IMPERATIVO que tenhas a certeza o 2o router está com DHCP desativado para a LAN !!!

Bom dia
Desde ontem que não tive mais nenhum reboot. Só para confirmar que o DHCP está desligado, junto imagem.


Na tab “Rede” tenho as opções: DHCP e NAT, Só DHCP e Desligado (modo ponte).
Agora o problema que existe é aleatoriamente alguns switchs aparecerem indisponíveis no HA. Por vezes está tudo bem, como de repente alguns switchs deixam de estar activos, principalmente os mais distantes. No entanto se os chamar pelo IP consigo controla-los (estão todos flashados com tasmota).
Acredito que vou conseguir ultrapassar este problema com routers novos.

Cumprimentos
Sebastião

Podes verificar a força do sinal no tasmota. Podem estar a perder sinal e mostram indisponibilidade.

Quando o sinal é fraco podes perder temporariamente a ligação e não atualiza o LWT o que é assumido pelo HA como indisponível.

Qual a versão do core que tens nesses tasmota?

A versão é: Core/SDK Version 2_4_1/2.2.1(cfd48f3)
Um dos que agora está sempre a falhar está no 1 andar, relativamente perto do router e está perto de outros que funcionam bem. Dois outros estão numa sala, no rés-do-chão onde existem mais dois que funcionam também sem problemas. Estou tentado a flasha-los novamente. Que dizem?

Qual é o estado da rede nesses com problemas?
O firmware é diferente nos que estão a dar problemas?
Consegues verificar no log o motivo de saírem da rede?

Instala uma versão com core 2.3… Procura por tasmota thehackbox

No que está perto do router principal, onde o sinal parece ser bastante forte, na console aparece uma longa lista com informação do género:

16:53:22 MQT: Attempting connection…
16:53:27 MQT: Connect failed to 192.168.0.123:1883, rc -2. Retry in 10 sec
16:53:38 MQT: Attempting connection…
16:53:43 MQT: Connect failed to 192.168.0.123:1883, rc -2. Retry in 10 sec
16:53:54 MQT: Attempting connection…
16:53:59 MQT: Connect failed to 192.168.0.123:1883, rc -2. Retry in 10 sec
16:54:09 MQT: Attempting connection…
16:54:14 MQT: Connect failed to 192.168.0.123:1883, rc -2. Retry in 10 sec
16:54:25 MQT: Attempting connection…
16:54:30 MQT: Connect failed to 192.168.0.123:1883, rc -2. Retry in 10 sec
16:54:35 RSL: stat/quarto_luz/RESULT = {“POWER”:“OFF”}
16:54:35 RSL: stat/quarto_luz/POWER = OFF
16:54:41 MQT: Attempting connection…
16:54:46 MQT: Connect failed to 192.168.0.123:1883, rc -2. Retry in 10 sec
16:54:57 MQT: Attempting connection…
16:55:02 MQT: Connect failed to 192.168.0.123:1883, rc -2. Retry in 10 sec
16:55:12 MQT: Attempting connection…
16:55:17 MQT: Connect failed to 192.168.0.123:1883, rc -2. Retry in 10 sec.

No entanto se teclo em Togle, a luz liga ou desliga

Bem, neste caso é simples… Não consegue contactar o server de mqtt… IP errado? Problema de user e pass?
De qq forma, o ideal é teres core 2.3 em todos os mais distantes por estabilidade Wi-Fi…

Flashei outro esp desta vez com o 2.3. O IP do MQTT, o Port, password e topic é tudo igual ao que estava. Através do IP continuo a conseguir comutar mas no Home Assiatant continua indisponível. Em termos de IP e password, tem que estar bem pois se não nunca dava. Na sala, onde há cerca de 10 minutos estavam dois switchs não disponíveis agora está tudo disponível. Enquanto escrevia isto, interrompi e fui ver o HA e o switch do quarto já está disponível. Daqui a algum tempo possívelmente apaga-se outra vez. São estas intermitências que não estou a entender.

Tira um print da disponibilidade no HA. Consegues ver algum padrão de tempo na indisponibilidade?

Desde o último post que os switchs estão todos a funcionar e desde ontem à noite que o home assistant não faz reboot. Bom sinal. Fico com a ideia que a qualidade do wifi varia bastante ao longo do dia.
Imagem com um dos switch a funcionar.
disponivel

Quando algum ficar indisponível, mostro printscreen
Só agora dei conta que quarto está mal escrito. :blush:

@sslopes ainda assim podes ter abaixo desse switch o valor do RSSI desse sonoff , para teres uma ideia de quanto anda a força do sinal.

Rodolfo, segui a tua dica. Dá para ver o valor do RSSI mas é pena é aparecer tanta informação.
imag


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade