Boa noite.
Fiz um comentário num outro tópico em relação ao DnsMasq onde referi que não me era possível instalar esse addon porque o meu Router não o permitia.
O Luís Andrade, a quem eu mais uma vez agradeço, disse:
1h
"Mudar de operadora por causa do router não será solução. Sendo o equipamento do operador eles podem modificar a qualquer momento as configurações e as restantes operadoras também fazem várias limitações ao nível do router.
No caso da NOS ou outra operadora, o ideal é desligar o wifi e meter uma porta a fazer bridge (basicamente, fica a funcionar como um modem) e passa o ip público para o teu router.
Com um novo router garantes que não só és tu que controlas a rede como não mostras visibilidade ao operador do que tens instalado.
Dependendo do router podes ter muitas mais performance e serviços como: vpn, vlan, qos, ips, ids, vários ssids, firewall, controlo e monitorização de tráfego, dyndns… enfim, depende do equipamento e dos serviços que pretendes configurar.
Se estás satisfeito com o teu operador, não mudes. Coloca somente um outro router."
Decidi então criar este tópico para poder mostrar melhor as minhas dificuldades com o Router da Operadora e as minhas dúvidas principalmente no que diz respeito ao modo bridge.
Se não fosse por causa do Home Assistant, até podia dizer que estava bem satisfeito com o meu Router. Em relação ao anterior noto que tem um alcance bem maior. Como a minha casa tem 3 pisos e o Router está no 1º andar tenho necessidade de pelo menos mais um Router para que o sinal chegue sem problema, para já ao rés-do-chão, ficando para depois o problema da garagem.
Os problemas que tenho tido com o Router da Operadora são:
1 - Sempre que desligo o Router (para, por exemplo poder mexer sem problema nos 220v e ligar algo sem correr riscos), fico sem telefone fixo. Com muita frequência ligo para a operadora para que eles me reponham o telefone, o que acontece sem grandes dificuldades da parte deles. A consequência, porque eles me fazem o reset ao Router, é alterarem-me o IP do raspberry (agora box android) e obrigarem-me a em cerca de 25 sistemas (8266) alterar o IP do MQTT. A operadora reconhece que não sou o único e diz que já reportou este problema ao fabricante porque acontece com frequência com outros clientes. Hoje descobri que antes de ligar o router, se tirar os cabos rj45, ele reinicia sem problema.
2 - Este Router permite apenas fazer Port Forwarding, mudar nome da rede, password e pouco mais. Mexer em DNS e reservar IP não consigo porque não tem essas opções.
3 - O router tem a opção de bridge mode. Para isso, tenho que ligar o meu router na porta 4 e activar o modo. Já o tentei fazer e nunca consegui que ele funcionasse em condições. Ou fico sem wifi ao fim de algum tempo no meu router ou fico com intermitências. Já reportei esta situação à operadora mais do que uma vez partindo do pressuposto de que estou a fazer as coisas bem. A última vez foi este sábado. A operadora enviou um técnico a minha casa e ele como não conseguiu ver nada, substituiu-me o router. O novo continua a não funcionar em modo bridge. Depois de ler o comentário do Luís Andrade, ponho-me a pensar se o problema está no router ou se está nos erros que eu possa estar a cometer. Desde já, o wifi do router da operadora nunca o desliguei. No meu router, antes de o tentar ligar em modo bridge, faço-lhe o reset e aqui surgem-me mais dúvidas: Que modo de funcionamento selecciono?. Router, acess point ou repetidor? Se selecciono router, desligo ou não o DHCP para os IP não se alterarem muito (se não desabilito o DHCP, os ip são por exemplo de um router o 192.168.1.1 e do outro 192.168.0.1).
4 - Neste momento a configuração que tenho com os router’s são: No router da operadora tenho o modo bridge desabilitado e a dar-me wifi ao primeiro andar. Tenho as quatro portas ocupadas com um raspberry onde tenho o octoprint, uma box android onde tenho o hassio, o meu computador de secretária e um cabo rj45 que liga um router no rés-do-chão que dá wifi aos sistemas que lá tenho. O router que está no rés-do-chão está em modo “router” e DHCP desabilitado pois vi que em modo acess point o wifi do rés-do-chão caía muitas vezes.
Depois desta resenha, se tivesse a certeza que o modo bridge funciona direito no router da operadora, gostaria de, idealmente, ter da seguinte forma: router da operadora só com o meu router ligado e então como diz o Luís, desligar-lhe o wifi. Ao meu router, que ficaria ao lado do da operadora, ligar-lhe o PC, o raspberry, a box e o router do rés-do chão.
E se tudo isto funcionasse correctamente, iria de certeza dormir bem melhor pois tenho perdido muitas horas a puxar os cabelos (brincadeira pois cabelos já não tenho) e andar de cenho franzido e aborrecido.
Em relação ao que o Luís disse, de sair da minha operadora, o que tenho a dizer é que nunca tive problemas com ela e por isso é a única que eu conheço.
Ficava muito agradecido a qualquer ajuda que me pudessem dar.
Cumprimentos
Sebastião