Que PC escolher para Home-Assistant + Outros

Boas.

Quero me iniciar na construção de uma casa inteligente e vou começar pela compra de um PC dedicado para o home assistant e outras coisas que certamente vão surgir.

Para alem do controlo de iluminação, estores e o ligar e desligar de alguns aparelhos, pretendo ter acesso do exterior ao home assistant e ao streaming em tempo real de varias camaras de vigilância que quero instalar.

Pelo que tenho andado a ler, existem serviços de cloud tipo dropbox, musica tipo spotify e vários serviços de torrents. Pretendo ter tudo isso…

A minha questão e qual o PC a comprar de maneira que não fique limitado no futuro devido aos serviços que vou querer ter no PC, e mais os que vou querer ter no futuro mas que ainda não conheço.
O objectivo é ter como base o Lubuntu.

O PC que tenho em vista de momento e este:
https://www.pcdiga.com/mini-pc-msi-cubi-n-8gl-002beu-intel-celerom-n5000-preto
Com 8Gb RAM DDR4 e SSD Kingston de 240Gb.

Que tipo de serviços fico impossibilitado de vir a utilizar com este PC?

Outra questão, já alguém comprou algum dos PC a venda no aliexpress?

Pelos 230 euros que custa este MSI consegue-se no aliexpress um com as mesmas características mas com Intel Core I5 ou I7.

E porque motivo irias ficar impossibilitado de utilizar algum “serviço” por estar num mini-PC?

Esse equipamento é bom e sugeria que instalasses o Proxmox e usasses o HA dentro de uma VM.

A minha duvida tem a ver com as características do hardware, mais concretamente o Pentium N5000, memoria RAM e SSD.

Quando me refiro a “serviços”, é poder ter uma VM a correr o home assistant como referiste, e por exemplo mais uma VM para correr o OpenMediaVault ou o FreeNAS. Docker…
Poder vir a utilizar talvez o Plex… E nao ficar limitado em termos de hardware.

Obrigado pela sugestão do Proxmox. Vou ler… :wink:

Podes fazer isso tudo até com um Raspberry Pi 3B+, por isso tudo o que vier a mais é “lucro”.

Se vais ter apenas essas duas VMs apenas precisas de 1gb para o Proxmox, 2gb para o HA e 1gb para o OMV. Isto dá 4gb mas com 8gb ficas com folga. O processador é menos importante e temos utilizadores aqui no fórum a utilizar o N4000 com excelentes resultados.

1 Curtiu

Eu tenho um i3 de 4 geração com 8 de RAM… O SO base proxmox (debian)… Tenho uma VM com o HA, outra com um serviços de torrents automáticos para as minhas séries TV, outra com servidor Nagios e mais um conteiner com uma controladora UNifi instalada… Tenho tudo com 2 Gb de RAM e para já ainda não se queixou… Deste que descobri o proxmox não quis outra aplicação para virtualização…5*

Com estas VM todas o processador mal trabalhar… RAM é que nunca é demais :slight_smile:

1 Curtiu

Podes poupar RAM instalando o unifi, transmission e o NAGIOS num container LXC com base em Debian, Ubuntu,… a performance é superior/ igual e poupas muita memória.

Sim eu sei que os conteiner são mais leves… Na altura instalei em VM e acabou por ficar… É um caso a pensar se entretanto tiver que criar mais vms

Uma das maiores razões para evitar os LXC é quando tens outras virtualizações dentro do container (docker,…)… como o hass.io. Em grande parte dos cenários é o ideal.

Você usa qual serviços de torrents automáticos para as séries TV?
Ele também baixa dublado em português?

eu uso o deluge como client torrent e o medusa para fazer a pesquisa das torrents das serie, ele tb faz a pesquisa das legendas… agora dublado nao sei…normalmente eu saco em ingles com legendas em PT-PT ou PT-BR

@vicentecandido e @cafeoliveira
Esse tipo de assuntos (pirataria, warez, etc.) não são permitidos neste fórum. Caso queiram, devem falar por MP e não em publico.

É favor ler os nossos Termos do Serviço/Regras no Artigo IV, alínea a.

Podem explicar para que serve essa partição com o unifi? Os equipamentos ubiquiti para funcionarem não são independentes? Qual a necessidade de ter uma VM relacionada com o unifi? Desculpem a pergunta…

Uma outra questão… Qual a vantagem de ter duas portas de rede num minipc? Qual o proveito que se pode tirar de uma segunda porta de rede?

Utilizando o proxmox como base, qual a melhor versão e forma de instalar o home assistant? Numa VM, docker…?

É possível aceder remotamente ao proxmox a partir do exterior utilizando por exemplo o xrdp ou outro equivalente?

Quando referes “partição” creio que pretendes saber qual a razão de separar o addon unifi controller do hass.io para fora da VM onde está o HASS.IO, certo?! Se for essa a dúvida, existem várias motivos:

  • Os equipamentos da unifi não necessitam ter o controler para funcionar. Contudo, certos equipamentos da unifi comunicam com o software unifi controller para poderem ser configurados, geridos, retornarem dados de telemetria, … o que obriga a serem utilizadas certas portas que vão colidir com outras de outros addons e até do próprio HA, sendo assim necessário ter um IP diferente para o hass.io. Existem formas de contornar (ao nível do docker) este constrangimento. Contudo, seria “martelar” o normal funcionamento do hass.io o que poderia provocar problemas futuros com updates.
  • Caso seja necessário manter histórico e configurações desde o momento do snapshot ou backup e posteriormente voltar a esse ponto recorrendo a rollback ou restore, ficaria perdido o momento intermédio, quando o objectivo de restauro poderá não estar diretamente relacionado e até mesmo ser necessário para esta aplicação.
  • Existem muitos mais motivos que são mais específicos do ambiente individual e complexidade da instalação do hass.io.

Em relação a ter 2 portas de rede físicas no NUC, objetivamente e diretamente, não existe necessidade numa instalação tipicamente normal. Contudo, em instalações mais complexas podem existir necessidade por vários motivos:

  • Caso não exista vlans e seja pretendido separar o tráfego entre várias redes para qualidade de serviço, segurança, …
  • Limitação da velocidade individual das portas.

Utilizando o proxmox a melhor forma de instalar o home assistant (hass.io) é criar uma VM com base num SO Linux (Debian, Ubuntu,… ) e correr o script de instalação do hass.io.

Existem diversas formas de aceder ao proxmox. O SO do proxmox é Debian e a gestão pode ser feita por linha de comandos na consola ou, via interface web… por isso, desde ssh, vpn, https,… podes aceder. Preferencialmente, o acesso é feito por https ao ip onde está instalado.

Uma outra razão de ter o Unifi Controller é poder utilizá-lo como device tracker para saber, entre outras coisas, se um determinado dispositivo está ligado à rede ou não e agir em conformidade (activar uma automação por exemplo).

eu utilizo a controladora da unifi porque tenho varios APs da ubiquiti da gama (Unifi), basicamente o que esta me faz é o roaming entre aps…deste modo ando pela casa toda e nao tenho quebra de net ou ate mesmo pings.

a controladora permite configurar varios ssids no mesmo Ap, ver traficos dos dispositivos, ate bloquear net a disposivos, captive portal…etc

Tenho o HA installado num raspberry Pi 3 B+ com o Hass.io. O Unify controller foi obtido num repositorio do HA. Funciona sobre o Hass.io numa integração perfeita faço a gestão remota da rede e dos sensores sem qualquer problema. O espaço ocupado é minimo e permite a instalação no mesmo armário do router da MEO. Gastei com isto cerca de 70 Eur (Caixa + fonte + micro SD)

1 Curtiu

Já tenho o miniPC MSI Cubi N5000 + SSD 240Gb + 8b RAM com o proxmox instalado.

Tenho um Ubiquiti AP AC Pro ligado diretamente ao router ADSL da MEO. Para o configurar foi através da aplicação Android. No futuro vou adquirir o router e switch ubiquiti quando migrar para a fibra da NOS.
Qual a melhor forma de instalar o controlador ubiquiti no proxmox? Com VM ou container LXC? Confesso que ainda não li nada sobre container LXC. Se alguém estiver disponível para fazer um resumo…

Qual a distribuição linux recomendada para correr em VM para instalar o hass.io e caso necessite para ter mais VM’s?

Tenho em vista utilizar lubuntu para tudo, mas vem com muita coisa desnecessária como o libreoffice. Sugerem outra com bom suporte a longo prazo e leve para aceder ao ambiente de trabalho através do browser e internet do exterior?

Obrigado pela ajuda. :wink:

Para instalar o controller da unifi podes utilizar o addon do hass.io ou, um container (ex: com base em debian). Será mais simples e rápido via hass.io. O controller pode ser instalado só com AP AC Pro. Pessoalmente, prefiro/ necessito de uma solução por container no Proxmox devido a utilizar várias portas que colidem com outros serviços do hass.io e uma instalação em container garante um IP automaticamente diferente, anulando esse constrangimento. Mas, recomendo por hass.io pelos motivos identificados acima.

Podes instalar o hass.io em cima de várias distribuições (ex: Debian, Ubuntu,…). Sendo o Proxmox com base em Debian e eventualmente evoluir para uma gestão de memória partilhada, a minha preferência atual/ futura vai para esse. O lubuntu não seria uma opção na minha opinião para instalar o hass.io.

Não recomendo instalar mais nada na VM do Debian com o script do hass.io. Será de todo recomendável ter um SO o mais leve possível e com o mínimo de serviços a correr de base.

No caso do pretenderes utilizar o NUC para outros serviços (NAS,…), podes sempre criar outras VMs ou containers.

Ps: Respondendo de forma simplista, um container LXC é como se fosse uma VM sem o overhead de CPU, RAM e disco que uma VM gera, não devendo ser utilizado para instalar outros containers dentro ( caso do hass.io que corre containers do docker). Deverá ser sempre utilizado preferencialmente containers em vez de VMs por uma questão de performance e poupança de recursos. As VMs são muito mais versáteis, contudo muito mais pesadas no sistema.

1 Curtiu

Já tenho um container com base Ubuntu a correr o controlador unifi. Como só tenho o AP AC Pro sem nenhum router ubiquiti, o controlador não encontra o access point. O AP AC Pro está ligado diretamente no router da meo.

Tenho uma VM a correr Ubuntu minimal com o hass.io.

Como vou estar bastante tempo sem acesso físico ao minipc, gostava de saber se há alguma maneira de poder reiniciar o minipc caso o proxmox crash e eu fique sem acesso remoto. Utilizar um sonoff para desligar e voltar a ligar a energia… Mas fica a faltar o pressionar o botão de ligar e desligar do minipc. Alguma sugestão?

O mesmo acontece no caso de falha de energia… Quando voltar a ter energia como fazer para o minipc arrancar automaticamente?

E por último, qual a melhor solução para instalar openvpn? Criar um container só para o openvpn?

Desde já obrigado pela ajuda.:wink:

Os APS unifi funcionam com o unifi controler independentemente de existir ou não um router unifi. O que podes é ter o inform address incorrecto e por isso o controler não vê o AP


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade