Que PC escolher para Home-Assistant + Outros

Como disse o @tmarquespt o Controller não precisa do router para funcionar.

A BIOS do mini PC, tal como a de quase todos os computadores desktop, tem uma opção para o que fazer em caso de falha de energia.

Aconselhava-te também em pensar a médio prazo numa UPS, não só para alimentar o mini PC como para o proteger de sobre-tensões e flutuações de energia.

Boas.

O UniFi Controller já esta a funcionar. Já detetou o AP AC Pro. Fica a faltar o Edge router e o switch. Um dos próximos passos… :wink:

Já configurei a BIOS do minipc para iniciar quando se liga a energia, sem necessidade de pressionar o botão power. Coloquei um SonOff a alimentar o minipc sem estar integrado no homeassistant e através da aplicação eWeLink posso desligar e voltar a ligar a energia do minipc forçando o reboot remotamente.

A UPS também vai ser um dos próximos passos… :wink:

Desde que instalei o proxmox no minipc, passado um ou dois dias deixo de ter acesso através do IP ao proxmox, á VM com ubuntu minimal a correr o hass.io e a um container a correr ubuntu com o UniFi Controller. Fico sem acesso a tudo que esteja a correr no proxmox.

Já tentei reinstalar tudo várias vezes desde o zero, incluindo o proxmox, mas o problema repete-se. Passando um ou dois dias deixo de ter acesso… Reiniciando o minipc volta a ficar tudo a funcionar direito. A VM e o CT iniciam automaticamente como configurado e tudo volta a funcionar por mais um ou dois dias…

Alguém pode dar uma ajuda ou sugestão de onde possa estar o problema?

Como é que vocês tem a Network configurada no proxmox? Nas VM e CT utilizam sempre na Network o controlador VirtIO?

Tens o ip reservado no router para o MAC address da VM do hass.io?

Tenho configurado o router e a VM no proxmox do homeassistant da seguinte forma:

Na configuração do proxmox em Model tinha VirtIO. Alterei hoje para Realtek RTL8139 para testar, embora o chipset da LAN do minipc seja Realtek 8111G.

Ui! Um sonoff controlado por ewelink (cloud, ainda por cima chinesa) é que liga e desliga o teu “hub” de domótica?! Má política, na minha opinião… Controla usando um sonoff com tasmota ao qual acedes por VPN… :wink:

2 Curtiram

Ainda não tenho o OpenVPN a funcionar, estou com problemas na configuração de um container para o OpenVPN. Já tentei o template Turnkey OpenVPN do proxmox mas estou com erros na instalação.

Quero ver se resolvo primeiro o problema de ficar sem acesso ao proxmox para poder seguir para o OpenVPN.

Obrigado pela dica do tasmota que certamente irei seguir, quando tiver tudo mais estável…

Por agora o homeassistant ainda não controla nada.

Existem 2 MAC address: um que é o físico do equipamento e irá ser o do proxmox e o outro que será virtual atribuído a VM do hass.io que fica em modo bridge.

Aparentemente, tens a atribuição correta para a o MAC da VM do Ha.

Visto a situação ser, aparentemente, “estranha” o melhor é aceder ao proxmox (quando não consegues chegar ao HA) e ir a consola do terminal (disponibilizado pelo proxmox) e verificar o ip.

O problema é que eu fico sem acesso inclusive ao proxmox. Se fizer um scan aos IPs do router, os que estavam atribuídos ao proxmox, homeassistant e unifi controller deixam de ter resposta. é como se o minipc tivesse sido desligado, mas ele continua ligado…

Só depois de o desligar e voltar a ligar é que volta tudo ao normal…

Hoje vou deixar so o proxmox em funcionamento, com as VM e CT tudo parado para ver quantos dias aguenta…

Alguma ideia de onde possa estar o problema?

Pode ser colisão de portas se tiverem a aceder ao mesmo ip… esse despiste é bom!

Podes ter outro tipo de problema (hardware ou configuração do proxmox). Contudo, se tiveres a placa da VM atribuída em modo bridge com mac diferente não tens colisão de portas por serem IPs diferentes.

O unifi controler está no HA ou em algum CT?

A instalação do openvpn por ct não é propriamente simples e pode gerar vários conflitos se não estiver corretamente configurada… tenta deixar esse CT em baixo antes de entender o que está a acontecer com a falha no acesso ao sistema.

A VM do homeassistant esta em modo bridge como se pode ver pelos screens mais acima.

O unifi esta num CT a correr ubuntu. Instalei um CT template do proxmox do ubuntu 18.04 e depois configurei o unifi na linha de comandos do ubuntu…

O openvpn tem estado sempre desativo quando ocorrem estes crashes. Ainda não o consegui configurar devido ao TUN que não esta activo no CT. Por agora vou deixar o openvpn de lado, ou então vou tentar instalar numa VM com ubuntu ate resolver o problema dos crashes.

Tenho a Network do proxmox configurada como na imagem. Hoje activei o autostart no enp6s0 que antes estava a off.

Efetivamente, esse problema de perca de conectividade é estanho. Aparentemente, tens tudo corretamente configurado.

Consegues ter alguma informação na saída do monitor do nuc quando tal acontece? Consegues entrar no sistema com ligação direta de monitor, teclado e rato?

Tentaste só desligar o cabo de rede e voltar a ligar para verificar se consegues ter acesso ou ping no ip do NUC ?

Não testei ligar monitor, teclado e rato ao minipc quando ele crasha devido a ele estar dentro de um armário rack e eu não ter nenhum monitor.
Só levar a TV para junto do minipc :slight_smile:

Depois dele crashar e eu desligar e voltar a ligar, como posso ver um log do que se passou com o proxmox?

Não testei desligar e voltar a ligar o cabo de rede, mas depois dele crashar deixo de ver todos os IPs associados ao minipc na rede.

O melhor é ligar monitor e teclado e qd ele ‘crasha’ ver se parou mesmo e confirmar o IP. Não sei se é esse o problema ou não, mas o proxmox tem de ter IP fixo. Deixa-te lá dessas coisas de depender de terceiros (dhcp server) para atribuir o IP a um sistema (neste caso o proxmox) que é fundamental na tua rede. O mesmo é válido para o IP do hassio que deve ser fixo. Dhcp serve para PCs e telemóveis. As reservas podem falhar.

Tal como o @tmarquespt disse, o proxmox deve ter um IP fixo. O mesmo, deve ter sido configurado no momento da instalação quando foi solicitado. Contudo, deve ficar também reservado no router ou estar fora dos ips atribuídos pelo dhcp server para evitar colisões com outros equipamentos. Isso está garantido?

A forma mais simples de entender o que está a acontecer antes de analisar os logs é verificar diretamente no ecrã do NUC e aceder/ tentar fazer login diretamente.

Já agora, o local é suficientemente ventilado para evitar freezes do sistema devido ao aquecimento?

PS: leva o nuc até a TV… parece mais fácil que o oposto :wink:

Podes tu e pode um qualquer chinês que não tenha mais nada que fazer…

não sejam maus para o @FSousa :slight_smile:

eu percebo a ideia, e a tentação é demasiado grande. No entanto como diz o Jorge, mais vale ter o sonoff com tasmota e uma porta 5234 aberta só para ele do que ter o equipamento com o fw chinês a ligar-se ao chinês. Assim podes sempre aceder sem depender da cloud e tens a possibilidade de reiniciar o minipc. Embora seja sincero contigo, se o hw de base do HA não é estável, a tua experiência vai ser má (especialmente se não morares sozinho).

Na instalação do proxmox configurei o IP que queria atribuir ao proxmox, neste caso 192.168.1.100 e no router tenho a seguinte configuração para este IP…

Embora o minipc esteja dentro de um armário rack, o local é ventilado e ele mal aquece…
Já tenho solução para o poder ligar a uma TV caso volte a crashar…

A utilização do sonoff é um remedeio para não ter que me deslocar á divisão onde tenho o minipc até conseguir por isto a funcionar de forma estável. De momento não tenho nada integrado no homeassistant. O chines pode desligar á vontade… :wink:

O minipc é um MSI Cubi N com processador Intel N5000, 8Gb RAM DDR4 e 240Gb SSD. Penso que seja suficiente para correr o proxmox com mais umas 3 VM com o hass.io, UniFi controller e OpenVPN.

Moro sozinho, por isso coloquei o SonOff para quando estiver no exterior a fazer alterações e perder o acesso poder reiniciar o minipc, mas de momento não esta a servir para nada porque também não consegui por o OpenVPN a funcionar. :frowning:

Já tive um raspberrypi com o PiVPN, mas embora funcionasse bem, ao fim de algum tempo corrompeu o cartão SD. Por isso adquiri o minipc para ter tudo a funcionar num só, incluindo o OpenVPN. Não esta é a ser fácil…

De ontem para hoje, só com o proxmox e uma VM com ubuntu a correr o hass.io ainda não crashou… A ver se o problema estava no CT com o UniFi que desliguei…

Algo não está a “bater” certo… tens o 90 num lado e o 100 no outro.

Deves reservar 2 IPs para 2 MACs.

Adicionalmente, considera trocar de router antes de teres um reset (prática normal e habitual) por parte do operador e perderes essas configurações.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade