Projecto: Transformar "dumb DoorBell" para "Smart DoorBell"

Boa tarde,

Como o nome indica queria passar a ter uma campainha inteligente.

Neste momento isto é o que tenho em casa:
Botão no exterior:

Campainha no interior:

Os dois fios em cima são os que vêm do botão do exterior.

Gostava de usar isto para o projecto se possivel:

Projecto:

Quando carrego no botão exterior um sinal é enviado para o NodeMcu:

1- Enviar uma mensagem para o telegram, enviar sinal para a campainha (entre as 20h e as 7h, não enviar este sinal a campainha (night mode)) e enviar o sinal para o sonos (já está integrado no HA).

A minha grande duvida é saber se isto é possível fazer em relação ao NodeMcu + campainha.

O NodeMcu vai ser alimentado com cabo USB, será que dá para enviar um impulso de corrente á campainha com o NodeMcu e assim não preciso da pilha de 9v?

Se não for para usar a campainha, uso um sensor de porta e ligo aos dois fios que vêm do botão exterior e tenho um sinal mqtt (esta solução é a mais básica de todas, mas não é isto que quero)

Obrigado pela ajuda

Ivan

Para isso ficar a funcionar com poucos componentes vais ter de usar uma fonte de alimentação de 9V para alimentar a campainha e depois usar um step-down converter (de 9V para 5V) para alimentar o NodeMCU.

Para conseguires desligar a campainha vais ter de usar um rele para cortar os 9V da alimentação.

Outra solução será utilizar um Sonoff Basic alimentado a 230V com o botão da campainha ligado aos pinos GND e GPIO14 e um transformador 230V - 9V na saida do Sonoff.

@j_assuncao obrigado pela resposta.
Visto isso ser um pouco complicado, decidi por comprar uma campainha qye funciona por 433mhz, mas o problema é que o meu sonoff RF bridge não detecta nenhum código quando carrego no botão.
A minha pergunta agora é: sabes de algumas campainhas que funcionem com o sonoff rf bridge? Procuro algo com um botão na rua e no interior uma campainha ligada a uma tomada 230v.

Obrigado pela ajuda

Penso que é o @RodolfoVieira que tem uma solução similar a essa.

Existe alguns protocolos que o bridge não reconhece.
Contudo podes pesquisar nas lojas online chinesas algumas Bell 433mhz não são caras e “normalmente” funcionam.

Exemplo:

https://www.aliexpress.com/item/32988596199.html

Depois tenho uma automação para quando o bridge recebe o sinal faz tocar a minha gateway da xiaomi, mas podes por a tocar em uma Alexa ou ghm.

1 Curtiu

Estive a ver o RFlink que não me parece muito caro, mas pergunto me se irá funcionar com a campainha que tenho.

Eu já tinha metido um sensor de porta ligado ao botão da campainha e funcionava, mas não consegui configurar o sonos para tocar um ficheiro mp3 da pasta www(gostava que funcionasse)
Existe alguma bell/sirene que dê para ligar ao HA?

O que pretendes é o que tenho em funcionamento. Vê este tópico Campainha com nodemcu

Tenho tb a campainha a tocar numa sonos com o seguinte código:

automation:
trigger:
  - payload: 'on'
    platform: mqtt
    topic: home/doorbell
  condition:
  - condition: state
    entity_id: input_boolean.doorbell_status
    state: 'on'
  action:
  - data:
      entity_id: media_player.sonos
      volume_level: 0.5
    service: media_player.volume_set
  - data:
      entity_id: media_player.sonos
      media_content_id: https://o_teu_ip_local/local/1.mp3
      media_content_type: music
    service: media_player.play_media

Coloca o mp3 na pasta www e o seguinte no ficheiro configuration.yaml

homeassistant:
  # whitelist_external_dirs
  whitelist_external_dirs:
    - /config/www
1 Curtiu

@azougado obrigado pelas dicas, mas nunca flashei um nodemcu ou wemo d1 mini. Qual dos dois posso usar para este projecto?
Algum tuto por onde começar?
Que firmware usar? Como configurar? Que pinos usar?
Como integrar no HA?
Obrigado pela ajuda

Se tiver algum, qualquer um dos dois dá mas se tiveres de comprar o wemos d1 mini fica mais em conta. No tópico está lá o código para colocar e os pinos que utilizo. Tens tb um link para o fórum de onde me guiei para este projeto, nomeadamente o projeto de christian.ek.
Mais alguma dúvida vai dizendo…

@azougado o problema é que não sei por onde começar.
O d1 mini já tras software? Onde meto o codigo?

Desculpa esta questão noob, mas nunca trabalhei com placas destas.

@lucky para flashares um d1mini precisas de um cabo USB microusb. Depois é só seguires um tutorial aqui do fórum “como flashar um esp de forma simples” e colocares o firmware podes colocar tasmota… Ou então para esse projecto podes usar o esphome. Tens que pesquisar que está tudo no forum.

Quando andei a flashar o meu wemos d1 mini pro só consegui com o tasmota versão 6.4.1.
Todas as versão que experimentei não consegui que arrancasse…

Eu fiz duma maneira bastante simples. Liguei um reed switch RF ao botão da campaínha. Simples. Assim que o botão é pressionado, a camera que tenho a apontar para o portão, tira foto e video e manda-me a notificação para o Telegram e activa também o Google Home Mini.

1 Curtiu

@Fl4v10 se puderes apresenta esse teu projecto na partilha de projectos, por muito simples que seja , ajudará outros utilizadores.

Aqui está:

Qualquer dúvida disponham.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade