"Smart" doorbell

Boas pessoal,

Partilho este projecto pois como muito de vós eu também andei à procura da melhor maneira e mais barata de receber notificações quando alguém toca à campaínha.

A minha campainha inteligente funciona da seguinte maneira:

Quando o botão da campainha é pressionado, sou notificado via Telegram com uma mensagem a informar que alguém está a tocar à campainha. Logo de seguida recebo uma foto e um video de 10 segundos, estes também via Telegram. Tenho também o Google Home Mini integrado nesta automação e a mesma manda um TTS a informar que alguém está a tocar à campainha. Este ultimo não é necessário pois o toque da campainha funciona na mesma, só o fiz pela piada da coisa.

Vamos então ver como fiz este projecto:
(atenção que isto é para a minha campainha. Para a vossa pode não funcionar ou podem ter que alterar certas coisas).

Material:

RF Door sensor - https://bit.ly/2FLZxgF
RF Bridge (Sonoff por exemplo) - https://bit.ly/2XccMNu
Resistências (no meu caso usei de 10k)

Procedimento:

Desmontar o door sensor e solar as resistências aos contactos do reed switch (âmpola) de modo a efectuar um divisor de tensão.


Tive de colocar um divisor de tensão pois o botão da campaínha tem 7.5v e o sensor tem 3.5v.


Após isto, o sensor envia sinal RF para o Sonoff RF Bridge e este envia por MQTT para o Home Assistant.
Por fim, é só criar automação para que o HA envie notificações baseadas nas acções cima descritas.

Tenho esta câmera apontada para o portão - https://bit.ly/2XCwk1S

Para o HA gravar pequenos videos de 10 segundos (ou o tempo que pretenderem) de um stream RTSP colocar o seguinte comando no configuration.yaml:

shell_command:
  cam_sala: ffmpeg -y -i rtsp://192.168.1.115/unicast -r 5 -vcodec copy -an -t 10 -segment_format mp4 /config/www/sala.mp4
  cam_front: ffmpeg -y -i rtsp://192.168.1.109/11 -r 5 -vcodec copy -an -t 10 -segment_format mp4 /config/www/front.mp4

Exameplo da automação:

- id: '1533930873542'
  alias: Campainha
  trigger:
  - entity_id: binary_sensor.campainha
    platform: state
  condition: []
  action:
  - data:
      message: Ding Dong. Estão a tocar à campaínha.
    service: tts.google_say
  - delay: 00:00:01
  - data:
      entity_id: camera.front
      filename: /config/www/front.jpg
    service: camera.snapshot
  - delay: 00:00:02
  - data:
      message: Ding dong!
    service: telegram_bot.send_message
  - data:
      file: /config/www/front.jpg
    service: telegram_bot.send_photo

Qualquer dúvida disponham.

6 Curtiram

:star::star::star::star::star: obrigado pela partilha

Obrigado :slight_smile:

Qualquer dúvida, ou se for necessário corrigir alguma coisa digam.

@Fl4v10 diz só o valor das resistências usadas para a malta saber.

Isso depende de caso para caso. Na minha situação como queria dividir exactamente os 7v a meio por causa da pilha AA é só usar quaisquer resistências desde que ambas sejam do mesmo valor.

Podem efectuar o cálculo aqui:
http://www.ohmslawcalculator.com/voltage-divider-calculator

Fixe, era isso que faltava ai no teu projecto para a malta se guiar , caso quizesse seguir a mesma ideia.

Olá a todos…
Tentei aplicar este projeto na minha campainha, mas não está a resultar.
Moro num prédio, e identifiquei os fios que vêm do botão exterior. Já dentro de casa, tinha um sonoff para poder abrir a porta, e aproveitei esse mesmo e criei mais um switch para a campainha.

A voltagem que tenho de entrada é cerca de 17v, e com 2 resistors baixei a voltagem para cerca de 3v (pode oscilar ligeiramente para cima ou para baixo, tanto a entrada como a saída, mas nunca mais de 0.3v).

O que está acontecer, é que é enviado um pulso a cada 30s +/- como se tocassem a campainha (a campainha física não toca, mas o switch faz on/off), e a coluna que faz tocar a campainha fica com um ligeiro barulho (baixinho).

Se não houver outra forma, irei testar com um sensor como está aqui explicado, mas se fosse possível aproveitar o que já tenho seria ótimo :wink:


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade