Projecto de Rede UniFI - pedido de esclarecimentos

A rede guest não precisa ser criada. Existe uma opção própria para isso nas configurações que faz tudo o que é necessario, só tens de responder a algumas perguntas sobre como queres que o login dos guests seja feito (PIN, Facebook like, etc).

As WLAN não servem para isso. Explicado de maneira simples, uma WLAN é uma rede que tem ligação à internet, que no teu caso será a ligação que vais fazer do USG ao router do operador e que tem uma tomada própria no USG.

Cada AP tem acesso a todas as VLANs mas a questão é o SSID. Cada SSID é que se liga apenas a uma VLAN

Obrigado pela ajuda. Nesse caso consigo ter as rede wifi separadas nos APs. A minha dúvida é se consigo meter um switch de outra marca, mais económico.

Eu apenas tenho um AP da Unifi. AC-LITE.
Tenho guest implementado com uma VLAN específica.
Não e sei responder se podes usar um switch diferente (outra marca ou tipo) com USG e AP da Unifi e utilizar a função existente do controlador para criar uma rede guest.
Mas uma coisa é certa, com VLAN consegues sempre isolar a rede guest. Desde que faças respetivas regras de firewall.

Nota muito importante: o switch tem que ser layer 2 no mínimo.

Configuraste a vlan no router isp?

Que eu saiba não existem routers dos ISP para particular com capacidade de VLAN.

Tenho router da MEO em bridge ( apenas dá NET ao meu router).
Ligado à porta 4 do MEO tenho o meu router (no meu caso tenho o ER-X). É neste router onde tenho configuradas as VLANs, regras de firewall, DHCP, etc.

Depois tenho switch tp-link layer 2. Ligados ao switch tenho dois AP WiFi. Um é o AC Lite, outro é um tp-link simples e barato apenas 2.4ghz mas também capacidade de múltiplas SSID/VLAN.

1 Curtiu

Eu implementei cá em casa uma estrutura parecida, mas em vez do USG tenho um RPi4 com OpenWRT (e onde também corro o MQTT broker), 2 switches da TP-Link (SG108E e SG108PE), e 3 APs Unifi (dois para cobrir a casa e um para o anexo). Poupei cerca de 200€ comparativamente a ter tudo Unifi.

Com essa configuração, consegues criar vários redes wireless sendo que apenas tens os APs da marca Ubiquiti?

Sim, sem problema, claro que numa solução 100% Ubiquiti faz-se tudo pelo Unifi Controller, enquanto que no meu caso tenho uma página web para o Unifi Controller, outra para o OpenWRT, e mais duas (uma para cada switch), e portanto a manutenção da rede é mais complexa do que se fosse tudo Ubiquiti.

O “elo de ligação” é o número da VLAN, desde que as VLANs se definam como “untagged” nas portas dos SG108E’s às quais ligam os AP’s e o RPi4 o número da VLAN é preservado entre os AP’s e o RPi4.

Podemos ter o OpenWRT ou o DD WRT a correr em varios tipo de hardware, o mais comum é em routers ou AP. Estes firm´s trazem algumas funcionalidades que os firm originais não possibilitam e.g. VLAN´s

Quem quiser testar, só tem de verificar se o router ou AP velho que temos enconstado algures é compativel com este firm. Alguns equipamentos até permitem o flash directo a partir do firm de origem, sem ter de estar com grandes manobras. :wink:

Muito embora tenha comprado os TP-Link TL-SG108E vi num outro forum que modelos antigos perdem a configuração quando se faz power-off, ou falha a corrente. Na mesma gama de preço hoje em dia eu optaria pelo Zyxel GS1200-8, que tem um UI mais amigágel que o da TP-Link.

Tenho TL-SG108E V1, V3 e V4 e nenhum sofre de isso. O que poderá acontecer é que aplicam as definições mas não as guardam. Estes switchs utilizam pois passos na configuração, como a maior parte dos dispositivos de rede industriais. Não é muito amigável para o utilizador vulgar, mas resolve.

Só não recomendo a V1 dos TL-SG108E, pois tem um bug que nunca foi corrigido e que impede a remoção da VLAN1 das portas do switch, na configuração 802.1Q.

Malta,para uma moradia de 2 pisos, cada um com cerca de 80m2, será que 2 APs da ubiquiti (1 em cada lado da casa e instalados no teto) dão cobertura a toda a casa?

Estou a pensar numa solução da rede doméstica da seguinte forma:

  • Router operador em modo bridge
  • Router USG
  • patch panel para fazer a distribuição a todos os pontos de rede
  • Switch de 24 portas ubiquiti com ligações ao patch panel + APs necessários

O switch POE da ubiquiti tem um custo muito alto, caso tenha um switch da ubiquiti sem entradas poe, é possível ligar os APs com injectores POE e já consigo poupar uns trocos? Consigo configurar tudo na plataforma de gestão da rede da ubiquiti ou terei alguma limitação?

Não, por muito potentes que sejam os APs (que não dizes quais são) dificilmente 2 APs serão suficientes.

Sim.

Sim.

Boa noite.
Deixo aqui a minha opinião sobre esta questão.
Não é suficiente pensarmos só no alcance da rede WIFI, também temos de pensar no numero de equipamentos que o router consegue gerir, o que por vezes não são assim tantos.
Deixo como sugestão o uso de varias tecnologias ou então AP´s WIFI com SSD´s diferentes.
Nas varias tecnologias podemos pensar em Zigbee ou Zwave, aliviando assim as redes WIFI e até segundo o que dizem (ainda não tenho zigbee mas vou implementar) aumentando o alcance dos vários sensores e aumentando a longevidade das baterias internas dos mesmos.

Obrigado. Talvez seja melhor comprar um switch POE, 8 portas de outra marca mais barata, ligado a uma das portas do switch. Vai ser melhor do que ter vários injectores e mesmo que queria dividir a rede em várias vlans, os APs irão assumir a vlan da porta do switch.

Se usares um switch de outra marca deixas de ter controlo sobre essas portas e sobre as VLANs.

Sim, vou ter isso em conta mas já que estou a implementar uma solução de raiz, queria fazer as coisas bem feitas.

Sensores de porta, movimento, temperatura vou optar por zigbee mas vou ter vários shelly 1 e 2.5 por isso a minha ideia era ter uma rede para os equipamentos Iot, rede de convidados e uma rede privada para o pessoal de casa.

Dessa não tava à espera. Pensei que podia criar uma VLAN XX, configurar a saída A do switch de 24 portas para usar a VLAN XX. Tudo o que fosse ligado à porta A do switch ia herdar a VLAN XX. Não funciona assim?

Se usares um switch unmanaged de outra marca e ligares a uma porta que use a VLAN1 todas as portas desse switch vão usar a VLAN1. Se usares um switch managed de outra marca vais ter de fazer sempre duas configurações cada vez que alterares no Unifi e acaba por ser uma confusão. A opção Unifi serve para ter apenas um sitio onde fazes todas as configurações, se metes material de outras marcas perdes essa facilidade.

Percebo o que estás a dizer mas para o que eu pretendo, até pode ser um switch unmanaged pois quero que todas as saídas do switch POE herde a rede da VLAN1. Consigo fazer as configurações pretendidas na interface de gestão da Ubiquiti e poupo uns bons trocos.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade