Problemas no quadro elétrico

Boas malta,

Não sei se este tipo de assuntos pode ser discutido aqui no Forum, caso não seja, podem eliminar o tópico que percebo perfeitamente.

Mas aqui vai… Em casa possuo um quadro trifásico e uma potencia contratada de 5.75Kva à EDP, mas o quadro geral (EDP) vai-me a baixo muitas vezes nas seguintes condições:

  • Placa de Indução ligada (apenas uma boca) juntamente com o forno eletríco;
  • Forno ligado e micro-ondas também me causa estes problemas;
  • Placa ligada e forno, ligo máquina de café e lá vai quadro a baixo;
  • etc…

De referir que já tive 6.9Kva contratados e o problemas persistia, então para redução de custos passei para 5.75Kva.

Sabem o que poderá ser? Disjuntor da EDP com baixa Amperagem? Algum disjuntor a precisar de ser trocado?
Deixo foto do quadro:

Obrigado a todos
Cumprimentos

Se não necessitas de trifásico, o ideal é pedir para passar a nonofásico.
Em casa da minha mãe passava-se o mesmo e foi a solução.

Tens com essa potência contratada, 25A disponíveis, sendo que para cada fase ficam pouco mais de 8A.
Provavelmente tens a placa de indução e funcionar em modo trifásico, mas ao juntar a um dos “bicos”, qualquer outro consumo, atinge os 8A e desliga o geral da EDP.

O teu problema está logo nas primeiras palavras do teu texto. O problema é teres trifasico. Tirando raras excepções de alguém que tem um equipamento que só funciona em trifasico, o trifasico é uma pessima escolha para residencias.

Na tua ligação de 5.75kVA o que na realidade tens são 8.33A por fase, isso é muito pouco… Para teres ideia uma placa de indução anda a volta de 8kW, ou seja, se dividires os 8kW por discos mesmo assim temos 2kW, o que dá ± 8A cada disco (calculos feitos como se os circuitos fossem totalmente resistivos, o que não é verdade), mas dá para teres uma ideia como os 5.75kVA trifásicos são na realidade muito pouco.

No caso dessa ligação em mono por ex terias 25A.
Por isso lamento informar, mas tens duas soluções, aumentas a potencia disponivel (vai sair mais caro) ou mudas a ligação para monofasico (era de longe o que eu faria)… Fazes isso é simples,não precisas mudar nada ou praticamente nada…

Boas,
Muito obrigado pela resposta bastante direta e simples.

Qual seria o trabalho de passar para monofasico? Sinto-me ligeiramente à vontade para trabalhar com eletricidade, quadros é que nunca trabalhei, mas sendo algo “simples”, vamos lá.
Caso contrário tenho mesmo de pagar o serviço alguém.

Tens de pedir a edp para mudar a ligação para monofasico… Nesse caso pode acontecer de eles shuntarem as 3 fases já na saida do geral deles, e nessa situação não tens de fazer rigorosamente nada no teu quadro.

Se não no teu quadro tens de shuntar as 3 fazes, nada mais. Vês o melhor sitio para fazer essa interligação e fazes. Por exemplo no disjuntor trifasico que tens, podes usar aqueles barramentos pente, e colocar para shuntar as 3 fases logo ali…

1 Curtiu

Então o ideal é contactar a EDP Distribuição e pedir alteração, é isso?

Pelo que percebi na imagem, seria juntar essa 3 fazes e só depois ligar ao disjuntor? Qual o material recomendado para o fazer?

Olhando com atenção para o teu quadro… tens a certeza que isso é trifasico ?? Porque dá a ideia que o disjuntor trifasico está shuntado por baixo, com o tal pente cobre que falei… Eu estava a assumir a que saida estava em cima, mas é um erro isso, normalmente é em baixo… E por baixo parece teres tudo shuntado… Confirma isso com atenção.

1 Curtiu

Fui agora tirar uma outra foto…

Tu não tens trifasico, com essa ligação não podes ter…
Vê lá melhor o teu contrato… Com 5.75kVA monofasico esses disparos não devia acontecer, pelo menos com essa frequencia, ainda mais dizes que com 6.9kVA acontecia igual…

No teu lugar faria assim… Depois de confirmar que efetivamente o contrato é monofasico, procuraria uma forma de medir a corrente total da casa (no teu caso parece me que vai ser necessario dar um jeito aí para arranjar um ponto de medição), a medir a corrente total procuraria replicar situações de disparo, para confirmar se tá a disparar aos 25A ou se dispara antes, só depois tiraria conclusões.

1 Curtiu

Estive a ver o contrato e nada refere sobre trifásico ou mono.
As situações em que isto acontece são muitas… nem preciso ter a placa ligada, basta ter forno e microondas e acaba por ir a baixo, não é imediato.

EDP Distribuição conseguir-me-ia confirmar via telefone a questão?

Vê a mensagem que te mandei… Junta-te ao discord do forum, é mais facil ajudar.

Aposto que é trifásico, as linhas de 6mm que se vê na saída do ID é a alimentação para o pente superior. O pente instalado também é trifásico.

1 Curtiu

Entrei em contacto com a EDP Distribuição e a resposta obtida é que estou com Monofásico.

Ao disjuntor da EDP apenas linha uma fase e um neutro, saindo depois desse mesmo disjuntor 3 fases (dois cabos pretos e um castanho) mais o neutro.

No contador exterior nota-se que tem dois cabos desligados e junto ao disjuntor da EDP tem esses mesmos cabos também desligados.

Qual é o disjuntor que vai abaixo, o diferencial da EDP ou o interruptor diferencial no quando eléctrico?

Unicamente o diferencial da EDP, nunca me mandou um disjuntor do quadro elétrico.

Reporta o problema à EDP para a eventualidade do equipamento estar defeituoso em desacordo com a tua potencia contratualizada. Com uma pinça amperimétrica seria possível certificar se no geral não estás a consumir mais que 25A (5.75 kVA) quando reproduzes o problema.

Vou entrar em contacto com eles na segunda feira, ver se me resolvem isto.
Obrigado pela ajuda :pray:

Boas, tenho o mesmo problema.
No meu caso no disjuntor diferencial (um GE NDP4) o Ir está marcado com 10, será esse o problema? A minha ligação é monofásica com 6,9kVA contratados e tenho um disjuntor Efapel de 40A.

Obrigado.

Com 10 amperes não consegue fazer quase nada, se ligar por exemplo uma placa dispara logo. Tambem não tem instalação monofasica, o diferencial é trifasico

Mas na fatura vem como sendo monofásica a instalação. Devo pedir à EDP para alterar?


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade