Problemas no quadro elétrico

Embora o disjuntor GE e o interruptor diferencial Efapel sejam aparelhos trifasicos, a instalação pode ainda assim estar ligada em monofafica.

Tens algum aparelho de medida (multimetro por ex) que nos possa ajudar a verificar que tipo de instalaçao tens?
Se tiveres um multimetro, coloca em VAC e no interruptor diferencial EFAPEL, mete entre os pontos 1 e 3 , e/ou 3 e 6 se for monofasico tem de dar 0V, se der mais de 380V a instalação é trifásica.

image

Estive a medir e do 1 ao 3 dá 0 e do 1 ao 5 dá zero bem como do 3 ao 5. Só dá 220V do N ao 1 ou do N ao 3 ou do N ao 5. É monofásico certo? Neste caso tenho é o disjuntor diferencial da EDP que está a limitar, correcto?

Sim , o quadro está em monofásico.
O disjuntor da EDP só estárá a limitar se estiver ligado apenas numa das fase o que não acredito.
Quase de certeza que devem ter juntado as três fases a montante desse disjuntor, ou seja no contador ou na chegada dos cabos ao disjuntor EDP (GE), Nesse caso temos 3 disjuntores de 10A em paralelo que será + ou - equivalente a ter um de 30A.

Quase de certeza absoluta que estará bem feito, no entanto para tirar todas as duvidas seria verificar o seguinte , se tiveres acesso ao bornes do disjuntor EDP ( duvido pk parece selado) podes fazer a mesma verificação que fizemos no Efapel.

Em que circustancias (o que tens ligado em simultaneo ) e qual o aparelho de protecção que dispara o da EDP?
Soma todas as potencias dos equipamnetos que tens ligado em simultaneo para verificar se ultrapassa os 6,9kVA ~~6900W <=> 30A que tens contratados.

O que dispara é o da EDP (GE). basta ter ligada a máquina de lavar roupa e a placa de indução que se ligar por exemplo o forno vai tudo a baixo. Mas não e parece que passe os 30A, até pelo simulador da EDP… Eficiência Energética - Qual a potência recomendada para si? | EDP

O simulador tem valores médios, tudo depende das potencias reais das maquinas que tens em casa , normalmente tem a potencia escrita na placa de caracteristisacas ou nos manuais. Em alternativa e para tirares duvidas é medir a corrente com pinça amperimetrica.
Pode haver maquinas da roupa com perto 2000W , fornos a passar dos 3000 e placas indução outro 2000W , não era te admires se passar dos 30A.

Não tenho pinça amperimétrica, mas tenho um shelly EM ao Neutro (vi isso em algum lado no forum que dava para ter a leitura total apenas com uma pinça nos casos como o meu que tem 3 fases mais um neutro) isso ajuda de alguma forma para saber a amperagem real?

Olha o seguinte exemplo da minha placa do fogão (vitro cerâmica) com tudo ligado no máximo. Apenas deixei uns segundos. E antes desliguei muita coisa.

Edit: Estive a ver a etiqueta da placa que é de 6600 w monofásica.
Bastava que ligasse mais uma ou duas coisas e lá ia o quadro.
Convém saber a potência nominal dos equipamentos.
No meu caso a etiqueta está por baixo. Meti o telemóvel com a gaveta aberta e deu para tirar uma foto à mesma.

Sim e não.
Não é uma resposta que possa dar com toda a certeza , pois num sistema trifasico equilibrado a corrente de neutro é praticamente “zero” , ou seja a corrente de neutro pode não refletir o consumo real.

PS: Mas espera a tua instalação já confirmamos que é monofasica certo? , sendo monofasica e não havendo defeitos à terra , sim é verdade, a corrente de neutro é igual à da fase.
Desculpa já estava a fazer confusão com as leituras de outros users e post´s

@lopitos Essa potência que tens aí é em Watts certo?
A minha placa normalmente não passa dos 3200w.

@PDM Sim é monofásica, por isso não deve variar muito da real, até porque não “vejo” perdas à terra.

Será que tentando “redistribuir” as fases pelos disjuntores dos equipamentos mais “gulosos” resolvo de alguma forma a questão?

Se é monofasica, não me parece que resolva.
Se tens o EM mete no neutro e verifica a corrente , ou antes a potencia consumida , uma vez que o o EM parece que não dá correntes cá para fora.

A leitura que tenho no Shelly EM é a da imagem que se segue:

Sim, a potência medida é em Watts (consumo instantâneo) - tenho uma pinça do shelly a medir o consumo da placa.
E é muito, muito aproximada do real.
Tenho os dados deste Shelly com a outra pinça a medir o geral. Quando comparado com os dados do contador da EDP, a coisa é mesmo muito aproximada.

Se tens o EM no neutro (em teoria deve medir), qual é o valor que já tentaste até o disjuntor ir a baixo?
Já tentaste estar com o HA a ver o consumo do shelly e a ligar coisas, umas a trás de outras até pelo menos a tua potencia nominal contratada?
Por exemplo, quando testei ligar os quatro discos do fogão estava com consumo acima dos 7200 Watts no geral da casa. Tenho o HA a enviar avisos quando ultrapassa os 7300 watts.

Tenho o EM com uma pinça no neutro na entrada do Efapel 40A, assim mede todo o consumo.
Normalmente vai abaixo acima dos 5500w-6000w, e também tenho um aviso quando passa dos 5000w, mas com o delay de aproximadamente 15s que o EM tem muitas vezes não serve de nada o aviso. Também tenho a desligar todas as tomadas “desnecessárias” sempre que passar os 5000w.

Em teoria os disjuntores , não desligan antes de 1,2 vezes a corrente nominal, ou seja 36A no caso de 6,9kVA que => disj 30A.
Com o disjuntor EDP que tinha instalado (30A) por acaso nunca fiz o teste , depois que me foi colocado o novo contador inteligente e tirei o limitador ( esse controlo agora está a cargo do novo contador) , o teste foi uma das coisas que fiz mal acabou de ser instalado, se bem me lembro o consumo esteve varios minutos à volta dos 36~ 37A ( aprox. 8200W) sem disparar, assim que aproximei o consumo dos 40A, disparou logo.

Boas,
estive a fazer medições e efetivamente o disjuntor dispara por volta dos 30A.
Assim aparentemente está tudo OK.

Estranho.
Se tens potencia contratada 6.9 isso devia aguentar muito mais.
Hoje estivemos a cozinhar e mais umas quantas coisas ligadas. Atingiu os 8800 watts e aguentou (e não foi um pico de menos de um segundo - mais de 5 segundos seguidos foi). Claro que mal recebemos o aviso fomos desligar uma coisa para não abusar da sorte.

@lopitos Tens disjuntor EDP ou já é contador dos novos ?

@sebastian Na teoria os disjuntores deveriam aguentar até 1,2 vezes a corrente, de facto não sei se a curva dos disjuntores EDP é mais apertada, pelo menos com os novos contadores, com 1 ou 2 testes que fiz, como digo para cima não disparou logo aos 30A, nem aos 36A (=1,2 x 30A)

Tenho ambos:

Disjuntor não diferencial monofásico 30A (já tinha antes de alterarem o contador e não foi removido).
Contador dos novos EDP BOX da marca JANZ também monofásico.

Tira o disjuntor, só está a atrapalhar e introduzir algumas perdas.

Update:

Vieram cá hoje os técnicos da EDP e nas condições que eu indiquei estava a bater nos 25A… foram atrás do erro e era o diferencial da EDP mal apertado :joy::unamused:

Após o aperto correto, nas mesmas condições estava a consumir 12/13A.
Agora é testar mas creio estar OK.

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade