Instalação de Shelly 3EM em quadro trifásico

Boas malta,

Comecei agora o projeto de Home Assistant e um dos grandes objetivos seria instalar um Shelly 3EM no quadro aqui de casa, mas tenho algumas questões, olhando para a foto colocada em baixo, como fariam o circuito? Tenho ainda 3 ACs instalados em casa e se possível, gostaria de fazer uma medição separada do resto.

**Outra questão, tenho contratado 5.75Kva e na cozinha possuo uma Placa de Indução, forno elétrico e micro-ondas… Acontece MUITA vezes, caso ligue uma boca da placa e o forno ao mesmo tempo, quadro geral da EDP vai-me a baixo. **
Outra situação é ligar microondas enquanto tenho forno ligado, entre outras.
O que poderá ser isto? Conseguem-me ajudar?
Abri tópico para este assunto: Problemas no quadro elétrico

Se queres medir os 3 Acs em separado, e ter ainda uma medição geral da casa, o 3EM não te chega, na realidade precisas de 2 3EM. um fica a ver cada um dos ACs e o outro fica com as 3 fases da ligação… Em relação ao trifasico já te respondi no outro topico.

No discord, pelas fotos que postaste do contator e do limitador EDP, parece que já chegamos á conclusão que o teu quadro é monofásico.

Quanto às medidas que queres fazer, a energia total da casa como tens contador EMI inteligente dos novos , podes pedir acesso à porta HAN e obter informação de valores instantaneos bem como dos totais de energia consumida.

Para as outras medidas depende de quantas queres ter e como queres agrupar os circuitos.
Convem saber em que circuitos (disjuntores) estão “pendurados” os consumidores que pretendes obter o consumo.

Como tens espaço no quadro pode facilitar a implementação da divisão e agrupamento dos consumidores que pretendes analisar.

1 Curtiu

Boas,

Sim, pelos vistos isto aqui em casa é monofasico.
Para efetuar a medição apenas dos consumos da casa, basta um Shelly Em? E como poderia efetuar a ligação?

Sendo que vejo 3 fases a irem para o disjuntor.

Para medir a energia total da casa a melhor opção (mais barata e 100% garantido do que mede é o que vais pagar :slight_smile: ) seria um contador da EDP dos novos ligado pela porta HAN.
Em alternativa podes usar um Shelly EM, tem dois canais que de permitem medir duas correntes de circuitos distintos à tua escoha desde que consigas separar no QE, por exemplo total da casa e circuitos de AC ou aquecimento.
Para medir o total da casa, das duas uma , ou os tres condutores de fase cabem :thinking: no transformador intensidade (TI ou pinça) do Shelly ou terias de alterar, de forma a teres apenas um condutor (de maior seccão) a passar pelo tranformador intensidade.

image

Se a instalação for monofásica pode utilizar uma pinça apenas ao neutro (considerando que não existem perdas à terra), em vez de colocar uma em cada fase.

1 Curtiu

No neutro costuma resultar?

Eu tenho o meu EM assim À algum tempo e tem andado muito próximo do que o fornecedor de energia mede.

1 Curtiu

Então será mesmo a opção.

Estive a ver a questão do acesso à porta HAN, seria uma excelente opção, mas como se trata de prédio tenho receio que alguém agarre no medidor e nunca mais o veja.

O sitio onde vives é sujeito a esses tipos de desvios de material? pelo menos o contador energia ninguem costuma roubar.
O “medidor” é DIY e não deve ficar por mais de 6~7 Eur. Sendo num predio pode-se colocar a questão da possibilidade do medidor ter de ser alimentado pela propria porta HAN, que tenha conhecimento, não sei de ninguem que já tenha testado esse solução de alimentar por HAN.

O EM sendo instalação monofasica pode ser montado no neutro, de preferencia seria sempre mellhor estar na fase, nem que para isso tivesses de juntar tudo num unico condutor antes de passar pelo EM.

Não, não tenho registo de qualquer roubo, mas como se trata de algo que fica ali solto, existe sem essa possibilidade.

Aquele que vi, ficava por 75€ aha
Que sugerias? Unir os 3 cabos de forma a passar pelo EM e depois voltar a “separalos” para poderem ficar igualmente ligados no disjuntor? Não há risco nisso?

O risco de juntar os 3 condutores será apenas não caberem no TI.
O mais facil para não teres de mexer muito no QE é meter o TI no neutro tendo atenção ao sentido da montagem ( o TI costuma ter uma seta)


O unico senão de montar no neutro é não contabilizar alguma corrente de fuga à terra que possa existir.
No campo remoto das hipoteses, no limite o diferencial permitiria uma corrente de defeito maxima de 0,3A o que corresponderia a cerca de 70W que não seriam medidos.

1 Curtiu

Sendo assim acho que vou mesmo avançar com a solução neutro, mesmo havendo ali uma margem já dá para ter uma excelente noção dos consumos.

A “margem” que falas é mesmo só em caso de defeito à terra extremo, numa instalação “saudavel” normalmente não acontece.

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade