Problemas com Zigbee2MQTT

Bom dia. Tenho um problema com o zigbee2mqtt. Cada vez que reinicio o HA no rpi3 o addon do zigbee2mqtt dá-me sempre os dados indisponíveis. Reiniciando o addon do zigbee2mqtt volta a ficar tudo bem. Há alguma maneira de fazer com que o addon do zigbee2mqtt reinicie com delay em relação ao HA? Obrigado

Olá @Samjose , antes de mais peço-te que respeites o assunto dos tópicos. É prático ir colocando tudo no mesmo tópico, mas depois torna-se inútil para os outros utilizadores a curto prazo. Isto faz também com que seja difícil pesquisar a melhor solução para os problemas. A regra é: Novo Assunto = Novo Tópico. Por esse motivo a tua pergunta foi movida para este novo tópico.

Isso acontece no Z2M devido ao facto dos dados não estarem constantemente a serem enviados para o HA. Se esperares algum tempo os dados vão começar a aparecer conforme os sensores os vão enviando. Se carregares uma vez no botão dos sensores da Xiaomi vais ver como os valores aparecem logo no HA.

Quando reinicias o HA (presumo que todo o sistema, addons incluídos) o Supervisor arranca primeiro com o HA e só depois com os addons, por isso se criares um delay no arranque no Z2M só vais piorar o problema pois como o addon arranca mais tarde vais estar mais tempo sem teres dados. Se fosse ao contrário, primeiro arrancar o Z2M e o HA com delay, aí sim poderias eventualmente resolver o problema mas penso que não é possível fazê-lo.

A única maneira que conheço de contornares o problema será adicionares retain à configuração dos sensores no Z2M.

https://www.zigbee2mqtt.io/configuration/device_specific_configuration.html

Obrigado e peço desculpa mas pensei que estaria dentro do outro tópico a minha duvida/problema.
Agradeço a tua resposta j_assuncao mas os valores do addon nunca mais aparecem se não reiniciar o zigbee2mqtt…

Os sensores não têm um tempo predefinido para enviarem dados. Os dados só são enviados se os valores subirem mais do que um valor pré-determinado ou ao fim de várias horas.

Tens algum erro no log do Z2M?

Tentas-te carregar no botão do sensor como te disse? Podes também tentar meter o sensor dentro do bolso para fazer aumentar a temperatura e forçar o sensor a enviar dados.

Não dá erro nenhum no log.
Experimentei o que disseste e alguns valores aparecem. Obrigado por me ajudares a perceber o que se passa. Abraço

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade