Problema gestão espaço em disco no Proxmox / HA

Boas
Ontem acordei mas o meu HA não - parou por completo. Percebi que a VM do HassOS no proxmox estava em erro e não arrancava. Depois da grande ajuda do @Luis_Andrade consegui-se perceber que fiquei sem disco porque fui fazendo vários snapshots do HA - libertei parte do disco e “milagrosamente” o HA voltou a ter vida.
Apenas para reportar o problema e solução ao forum e agradecer ao @Luis_Andrade.

2 Curtiram

Boas
A VM hassOS no proxmox voltou a parar por ter o disco cheio. Tenho algo mal configurado porque o disco é de 120GB e só tenho o HA instalado.

É este o problema das receitas -> quando há problemas não os conseguimos perceber e resolver.

Preciso de ajuda :frowning:

Resolvido por agora -> paguei o snapshot da VM.
Agora tenho outros problemas de configuração do proxmox para resolver:

  • Aumentar o espaço em disco e criar backups para discos externos
  • Implementar alertas para que o HA não morra sem aviso (isto agora faz-me falta)

Finalmente, agora o hassos não arranca em auto sendo necessário ir à consola e escolher a opção de boot

1 Curtiu

Esquece o HassOS e usa algo muito melhor: Ubuntassio!

Para o disco de backup basta ligares um disco externo e fazer o mount directamente no Proxmox (vai ser assunto para um tutorial). Depois são mais alguns cliques para configurar o disco para ser usado para os backups.

Obrigado @j_assuncao, vou investigar melhor o Ubuntassio e ver se me facilita a viida. Se bem percebi o que se passou com o meu sistema, o problema não esteve no hassos mas sim no proxmox.

Fico a aguardar o novo tutorial de backup para disco externo ao proxmox - certamente irei usar.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade