Boas pessoal… o meu shelly 2.5 acabou de chegar… já o liguei todo e o estore está a funcionar. No entanto agora tem um problema… pelo menos para já é só um que detetei. Ao abrir o estore ele para automaticamente quando chega acima, mas ao descer ele não para, continua a enrolar obrigando a parar manualmente para não enrolar o estore ao contrário… para já estou a utilizar a app da shelly. Alguém me consegue ajudar a resolver este problema?
Obrigado malta.
Olá @Jose_Manuel_Rocha, antes de mais peço-te que respeites o assunto dos tópicos. É prático ir colocando tudo no mesmo tópico, mas depois torna-se inútil para os outros utilizadores a curto prazo. Isto faz também com que seja difícil pesquisar a melhor solução para os problemas.
A regra é: Novo Assunto = Novo Tópico. Por esse motivo a tua pergunta foi movida para este novo tópico.
@j_assuncao antes de mais as minha desculpas… ainda sou novo nestas andanças e assumo alguns erros que possa cometer… provavelmente é o primeiro fórum em que estou registado.
Obrigado
Em relação ao teu problema penso que isso será um problema de configuração. Configuraste os tempos de abertura e fecho?
Ainda não configurei, está 20 segundos por defeito… mas acho que o problema não será esse porque na subida funciona perfeitamente… ele para a cada 20 segundos mas quando chega ao limite ele para também. Já na descida não, ao descer ele para a cada 20 segundos também por ser o tempo predefinido mas não para quando fecha na totalidade tal como fazia antes.
Muda o firmware para Tasmota…
Perdoa a minha ignorância mas nem sequer sei o que é isso… sou um mero amador que gostava de por o estore la de casa a abrir e fechar sozinho…
Se não sabes o que é Tasmota nem Home Assistant se calhar estás no fórum errado…
Acho que todos temos que começar por algum lado… efetivamente este fórum é sobre HA e sempre disse que seria algo a explorar posteriormente, tenho noção que vou bater com a cabeça muitas vezes por não percebo de programação de qualquer sempre tive uma boa capacidade de aprender sozinho e estou empenhado que assim continue. No entanto também sei que é possível configurar tudo através da app da shelly pois várias pessoas deste fórum a usam e funciona corretamente. Também ja me apercebi não ser o único a perceber pouco ou nada de programação neste fórum e mesmo assim ter vontade de instalar o shelly, daí achar que poderá haver alguém que me possa ajudar.
@Jose_Manuel_Rocha não interpretes mal o que o @j_assuncao disse.
O que quis dizer foi que para primeiro contacto fazer sem ler talvez não seja o caminho a tomar. Eu não tenho estores nem shellys não te posso elucidar relativamente à configuração.
Enquanto aguardas pela resposta de algum utilizador . Lê um pouco sobre o firmware tasmota. Não é uma obrigatoriadade o ter, mas tasmota e o HA fazem um casamento perfeito.
@j_assuncao e @RodolfoVieira eu só tenho a agradecer por me deixarem estar neste fórum pois tenho a certeza que sozinho não vou a lado nenhum. Quero muito aprender mais mas a minha ansiedade é tanta que tenho que por aquilo a funcionar com algo mais fácil de dominar para já. No entanto logo à noite já me vou entreter a ler sobre tasmota e começar a estudar HA. Entretanto se alguém me conseguir ajudar com a app agradeço .
peço desculpa mas há uma coisa que não entendo. o teu estore permite ‘enrolar ao contrário’? Como é que ele parava antes da instalação do shelly?
Isso não parece ser um problema do Shelly, mas sim um problema de afinação de fim de curso do motor do estore.
@JSilva e @tmarquespt não sei se o problema é do shelly ou não mas antes da instalação ele parava automaticamente no fim do fecho e agora não para… continua a desenrolar.
Ele não enrola ao contrário, o que acontece se eu não para é que me vai estragar o estore por esforçar ao contrário. Não sei mesmo o que fazer…
se for o problema de configuração do motor com posso eu configurar novamente?
Se antes parava e agora não para, provavelmente desafinou o fim de curso. Isso pode ter acontecido, porque recebeu ordens simultâneas de subida e descida. Se não configurares o Shelly devidamente para a função de estores (encravamento), pode ter acontecido isso.
O fim de curso dos estores pode ser ajustado. No entanto, não te posso ajudar com isso. Talvez alguém por aqui te possa ajudar.
@JSilva pois provavelmente foi isso então… obrigado pela dica… vou esperar para ver se alguém me consegue ajudar.
Não posso falar pelos teus mas os meus o peito motor para quando chega ao fim ou seja mesmo em carga fica parado qd chegar ao fim ou ao início.
A introdução de temporizador no shelly no meu caso foi apenas para não ficar com o relé activado. Isso e porque preciso do tempo posts saber a % de abertura
Já calibraste os estores via app Shelly?