Problema com SD Card / Hassio

Boas pessoal!

O meu Home Assistant, foi a baixo e não iniciava, tentei desligar da corrente o raspberry pi, tirei cartão, voltei a colocar… E nada…

Até que lembrei-me de ligar um monitor ao gajo… E eis o que me aparece ao final de correr milhares de linhas…

Eu não sou grande entendido em linux, então andei a ver na net e há quem diga que o SD morreu…

Consigo fazer alguma coisa?
Ao menos recuperar o que lá tenho?

Obrigado desde já.

Sim a probabilidade de o cartão ter ido à vida é grande.
Tens snapshots?

Morreu mesmo… Agora funeral, missa de sétimo dia e compra um cartão de marca!

1 Curtiu

Sei que fiz, pelo menos 1x, mas sinceramente ainda não vi como aceder…

Supostamente consegui fazer um backup para o mac do cartão.

Tenho forma de conseguir aceder aos ficheiros? tipo configuration.yaml ?

Obrigado

Não uso Mac. Não sei como funciona.
Relativamente ao snapshot se o fizeste haverá de estar na pasta backup.
Contudo existe no forúm para que no futuro possas enviar os snapshots para a cloud para evitar agora o que estás a passar.
Pesquisa que encontras um bom tutorial.

Tenho mesmo que ver isso…

Vou ter que partir pedra outra vez…

Obrigado

Podes depois seguir este Tutorial

Cartões SD morrem em sistemas 24/7 em que podes ter atividade muito regular de leitura e escrita… nem que seja só os logs, não é defeito é feitio. A única forma de diminuir a probabilidade (irá sempre acontecer mas com menos frequência) é desabilitar o swap.

Não obstante do que referi acima, considera em mudar o ambiente em que tens o HA em termos de hardware se não queres ficar dependente de “surpresas” como essa… nem que seja ter o HA num disco externo ssd, se não pretenderes/ puderes arranjar melhor solução.

Obrigado pelas ajudas.

Para registo e para ajudar futuros necessitados, consegui através do “extFS for Mac by Paragon” - trial de 10 dias, aceder à drive “hassos-data” e recuperar os ficheiros (para mim essenciais).

Menos mal.

Obrigado

1 Curtiu

Obrigado pela dica, vou investigar isso do “swap”.

Sou muito leigo, por isso o uso do hassio no HA, para mandar notificações para o telegram de presenças PIR, leituras de alguns sensores zigbee2mqtt ou aglomerar as diferentes cameras IP num único painel.

Não sei se compensa pra mim já investir mais do que o meu RPi 3 B+, mas vou sim já amanhã comprar um Micro SD U3…

Mas aceito sugestões.
Muito Obrigado

Com um Rpi 3B+ podes usar um disco SSD externo via USB em vez do cartão SD.

É preferível gastares o dinheiro em um ssd nem que seja pequeno do que outro cartão, tal como o @j_assuncao disse e esquecer o swap que é só um workaround .

Seja qual for a opção que tomes, há uma coisa que deves fazer: configurar devidamente o recorder: pois este é um dos maiores “responsáveis” pela leitura/escrita nos cartões/discos.

Uma ajuda p.f.

“Já” comprei o SSD de 120Gb e instalei o Raspbian (ainda não instalei o HA), agora quanto às recomendações que me deram relativamente ao recorder e ao swap.

Devo desligar o swap?

E quanto ao recorder, algum tutorial que recomendem para optimizar para o HA?
Porque vi a página que o @j_assuncao recomenda, mas claro, para mim é chinês à partida.

ps. Swap e recorder são coisas diferentes, certo?

Muito Obrigado

Podes deixar o swap activo.

Não existe uma regra para isso, o que se deve fazer é declarar explicitamente o que queres gravar. Mais logo posso colocar aqui um exemplo de configuração do recorder.

Essa ajudinha era excelente!! Obrigado

Já que recomenda nao o desligar, li aqui na net pessoal que até aumentou o espaço swap, como agora tenho um ssd de 120, devo aumentar? Ou é melhor estar quieto?

Obrigado

Na instalação o swap adapta-se automaticamente ao tamanho do disco por isso não vale a pena mudar.

#### Recorder
db_url: !secret recorder_db_url
purge_keep_days: 60
purge_interval: 2
include:
  domains:
    - automations
  entities:
    - switch.extractor_wc1
    - sensor.dark_sky_temperature
    - sensor.dark_sky_humidity
    - sensor.dark_sky_pressure
    - sensor.porta_da_rua
    - sensor.porta_rua_time
1 Curtiu

Tenho alguns erros no log que deve estar relacionado com o mesmo assunto.
Como saber qual o meu !secret recorder_db_url ?
Deixo aqui o meu log:

Error in database connectivity: (sqlite3.OperationalError) database or disk is full
[SQL: INSERT INTO events (event_type, event_data, origin, time_fired, created, context_id, context_user_id) VALUES (?, ?, ?, ?, ?, ?, ?)]
[parameters: ('state_changed', '{"entity_id": "sensor.weather_high_clouds", "old_state": {"entity_id": "sensor.weather_high_clouds", "state": "0.8", "attributes": {"attribution": "W ... (654 characters truncated) ... :00", "last_updated": "2019-11-18T19:06:57.003446+00:00", "context": {"id": "ce587d2ef3ac41768c72e470b57e5924", "parent_id": null, "user_id": null}}}', 'LOCAL', '2019-11-18 19:06:57.003572', '2019-11-18 19:07:29.575476', 'ce587d2ef3ac41768c72e470b57e5924', None)]
(Background on this error at: http://sqlalche.me/e/e3q8). (retrying in 3 seconds)
Error executing query: (sqlite3.OperationalError) database or disk is full
[SQL: INSERT INTO events (event_type, event_data, origin, time_fired, created, context_id, context_user_id) VALUES (?, ?, ?, ?, ?, ?, ?)]
[parameters: ('state_changed', '{"entity_id": "sensor.weather_high_clouds", "old_state": {"entity_id": "sensor.weather_high_clouds", "state": "0.8", "attributes": {"attribution": "W ... (654 characters truncated) ... :00", "last_updated": "2019-11-18T19:06:57.003446+00:00", "context": {"id": "ce587d2ef3ac41768c72e470b57e5924", "parent_id": null, "user_id": null}}}', 'LOCAL', '2019-11-18 19:06:57.003572', '2019-11-18 19:07:29.575476', 'ce587d2ef3ac41768c72e470b57e5924', None)]
(Background on this error at: http://sqlalche.me/e/e3q8)

O erro que tens está lá escrito, database or disk is full


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade