Portões de garagem com Shelly 1

Já consegui, 5v e Up!
Thanks

E como fechas? Ou só queres abrir?

No mesmo abre e fecha, já liguei aos 12v e está dentro do motor!
Thanks

Nem te vou perguntar para que serve o Down
Se funciona nem mexas mais :wink:

Boa tarde,
Já tenho o shelly 1 com o reed pronto a instalar no portão, mas hoje fui abrir a caixa e nem um textozinho para identificar o que quer que seja… Não tem botão, só abre com o comando…
Alguém já viu algo parecido? Supostamente é um Portrisa Comfort 210, já procurei manuais, mas só encontrei de funcionamento e instalação. Especificações técnicas nada.

Possivelmente estará identificado do outro lado da board.

Sera este manual que viste?

https://www.manualscat.com/pt/marantec-comfort-210-manual.

É apenas um palpite aquele shunt deve corresponder ao S4, so o tirares em movimento o portão deve parar, se parar é pk deve ser mesmo o S4, o qe sugere outro palpite o S3 serão os bornes logo ao lado do shunt. Mas o melhor é mesmo procurares o manual junto do representante ou de quem te vendeu o portão.
image
O bloco de 4 ligadores vazios mais à esquerda deve ser o T e R (foto celula).
Atenção que são apenas palpites :wink:

“escava” por aqui

Obrigado pelas respostas. Do outro lado não tem nada…
encontrei este que me parece igual


Os azuis serão o 0 e o 1, vermelho e preto energia?

image
a foto que lá está já sugere outro palpite , os condutores azuis serão referentes ao contacto, vermelho e preto aos +V e 0V , se tiveres multimetro podes " apalpar " ligadores onde está o vermelho e preto a ver o que tem , talvez 24V

Vou ver com o multimetro, mas parece que seja isso. Obrigado.

Se fores “shuntar” os azuis , mede a tensão que está entre azuis , se calhar tentava primeiro com uma resistencia 300~400ohm, se der estouro , não será tão grave pk a resistencia limita
Os meus portões (são diferentes mas abrem se fizer isso com uma resistencia

À partida é seguro shuntar os azuis e o portão vai abrir e fechar :wink:
Uma duvida o “0” e “I” do shelly é contacto seco? PS: já fui ver , é

Bom dia a todos,

Sou novo por aqui, e pela automação, e encontrei este forum quando tentava iniciar-me pela automação do portão de casa (Nice RD 400) com um Shelly 1, este motor não tem a função de ligar por pulse. Alguém sabe se dá para aplicar o shelly1 e como fazer?


se a pergunta for muito básica perdoem quem está a tentar entender alguma coisa disto :slight_smile:
Procurei no tópico mas não encontrei nada para este tipo de ligação
Obrigado

Não deve haver topico especifico para cada portão, há centenas de modelos, a solução é quase sempre ir ver ao manual.
Não tens comando por botão , ou está desligado (os condutores verde e vermelho são reserva ou do botão) ?
Os bornes para comandar o portão por contacto seco, são 1 e 2 . Se fizeres um “shunt” entre 1 e 2 acontece qualquer coisa :wink:

Antes de mais muito obrigado pela disponibilidade, acontece (abre e fecha de cada vez que faço o chante . vou tentar ligar o shelly 1 para o comandar (pelo que li, se for ligação contacto seco não corro o risco de queimar).

Ando a ver o forum, cada vez estou mais baralhado, mas deve ser normal para quem está a iniciar e trabalha com porcas e parafusos, ver se percebo isto do HA.
obrigado

Não te preocupes que o trabalho é parecido, aqui tambem tens parafusos para apertar :slight_smile:
Para quem começa do zero obriga sempre a mais leitura que normalmente leva a ter mais duvidas é normal, o importante é não desistir.
Há no forum topico sobre isso de certeza ( PS : eeheheh depois de responder é que vi que já estamos no topico shelly 1) , o mais importante já sabes … os bornes 1 e 2 para comandar o portão.

Não tens botão para comandar portão dentro de casa?

Como funciona o teu portão ? grd parte deles é assim:

  • fazes shunt entre 1 e 2 , o portão deve abrir , tiras o shunt ele continua a abrir ,
  • colocas shunt a meio do curso de abertura ou fecho, o portão pára , tiras shunt fica parado (não faz esta parte ?)
  • tornas a colocar shunt e fecha, , tiras o shunt ele continua a fechar

Não tenho dentro de casa , opero com o comando e apenas tenho um botão para fazer tudo, pelo que me parece relativamente simples agora que sei quais os 2 pinos a chantar.

No vídeo acima eles falam de um sensor para saber se está aberto (https://youtu.be/WEZUxXNiERQ) onde posso comprar? Mandei vir os shelly de uma empresa (mauser.pt) mas não encontrei o sensor.

é isso mesmo, de cada vez que faço o shunt faz uma operação.

@P_V há outras alternativas sem ser o shelly, aparece no discord para podermos discutir isso.

Obrigado pela ajuda, já está a funcionar na perfeição.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade