Portões de garagem com Shelly 1

Deixo aqui um esquema do facebook dos Shelly para os portões de garagem. Já testei esta solução e funciona perfeitamente sem transformador. Achei interessante, por 10 euros ter esta solução.

9 Curtiram

Boa dica.

Fica também a dica de que podes fazer o mesmo com um sonoff basic com alteração para contacto seco, para quem souber fazer… Nesse caso fica por 5€. :wink:

1 Curtiu

Boa idea :wink:
Podes partilhar o código?
Quantos segundos fica ativo para abrir o portão?
Obrigado :ok_hand:

Eu tenho um projeto desses com um sonoff sv. Posso depois partilhar aqui com a malta. Embora que o meu está ligado ao comando do portão…

@maxcalavera coloca isso na partilha de projectos…toda a info é Benvinda na Comunidade cpha

1 Curtiu

Sim. Posso fazer. Mas agora só de amanhã a oito é que consigo partilhar.

1 Curtiu

Viva,

O meu tem apenas uma entrada (é a PB no esquema) para o “botão de pressão”/“selector de chave”.

Fazem ideia se permitirá ligar o shelly de forma similar ao que temos neste post?

Aqui ficam o esquema:

Sim, é exactamente igual

Tentei ligar sem sucesso. Eu tenho apenas uma entrada no motor que diz PB e liguei no zero. Depois tentei no um tb sem sucesso.

De resto é igual ao esquema que vi aqui.

O shelly está a fazer o “click” mas não acontece nada. Fazem ideia onde estou a falhar?

Coloquei o esquema e nem o li como deve ser! Confirma-se que é exatamente igual! Obrigado pela partilha! São efetivamente 10 euros mt bem gastos :slight_smile:

1 Curtiu

@mfrodrigues quando fizeres o projecto tira umas fotos e apresenta o aqui com a comunidade.

Não me tinha ocorrido criar um pequeno tutorial porque achei que seria muito simples e poderia não haver interesse. Mas depois de escrever, acho que pelo menos para quem se inicia neste mundo é sempre interessante.

1 Curtiu

Bom Dia a todos,

Eu gostaria de ligar um shelly 1 ao meu motor do portão.

Vi os vossos esquemas, mas não consigo chegar lá sozinho, para conectar ao meu.

Tenho na garagem um interruptor de pressão, com 2 cabos, sem energia. Tb pensei ligar aí, mas não tenho conhecimentos eletricos suficientes para chegar lá.

Deixo-vos aqui um link com várias fotos do interruptor, do motor e do plano. Apesar de que o esquema, que o instalador me deu, não me parece nada com o motor que tenho. :slight_smile:

https://mega.nz/#F!Lw5TVQ6I!4D_rprBPqnxPPbr040_CPg

Obrigado pela ajuda.

Olá @dcnilas11 vais usar o Home Assistant ou apenas a Cloud?

Olá @RodolfoVieira, Eu comecei a semana passada com o 2.5 para 1 estore para experimentar e está ok. Quero agora ver a situação do portão com o Shelly 1 para depois tentar os comotadores de escada. Por isso apenas em fase de testes e estou a usar apenas a cloud. Posteriormente irei preparar tudo para HA.

@dcnilas11 Para ligares esse shelly para controlar o teu portão fazes o seguinte:

O shelly vai ficar instalado dentro da caixa de aparelhagem, onde tens esse botão de pressão.

No shelly, colocas o jumper na bridge para a alimentação do shelly ser de 110 a 240V AC.

Não consegui ver nas fotos onde estão os fios de alimentação do motor do portão, mas o ideal é ligar dois fios para alimentar o shelly a partir da alimentação do motor, e passar esses dois fios juntamente com os dois que vão para a caixa de aparelhagem onde esta o botão de pressão que comanda o motor.

Na caixa de aparelhagem, desses dois fios, ligas o Neutro no N do shelly, e o outro que vai ser a Fase, ligas no L do shelly.

Segue o exemplo da seguinte imagem…

shelly_ligacoes

De seguida desligas os dois fios que estão ligados no botão de pressão e liga-los no O e no I do shelly. Não interessa a ordem.

De seguida pegas em dois fios novos, e ligas cada um no botão de pressão, no sítio de onde desligaste os anteriores.

A outra ponta desses dois fios, não interessa a ordem, ligas um no SW do shelly, e o outro ligas no L do shelly juntamente com o fio de Fase que já la tinhas ligado. Ficam dois fios no L do shelly.

Colocas o shelly dentro da caixa de aparelhagem, arrumas bem os fios la dentro e voltas a montar o botão depressão. A instalação esta concluída.

De seguida tens de configurar o shelly para quando receber o input do botão de pressão ele fechar o contacto seco que é onde tens ligados os fios no O e I, que vai dar ordem ao portão como se tivesses pressionado o botão de pressão.

Como só tens um botão depressão para controlar o portão, caso o portão esteja fechado, quando pressionas o botão ele começa a abrir, se pressionares novamente o botão ele para, se pressionares novamente o botão ele fecha. Caso inicies o processo com o portão aberto, é tudo o inverso. Certo?

Neste caso vais ter de configurar a ativação do contacto seco do shelly para sempre que na aplicação do shelly clicares no On ele ative o shelly só durante 1 ou 2 segundos, que é o tempo normal que tu ficas com o botão de pressão pressionado quando das uma ordem ao portão. Penso que seja no Manual SwitchType: Momentary.

Outra coisa muito importante, configura o shelly para iniciar sempre em Off no PowerOn Default Stat. Assim caso falhe a energia em casa, quando voltar novamente, não corres o risco do portão começar a abrir.

Nota: Tens a hipótese de instalar o shelly em paralelo com o botão de pressão, deixas é de ficar com registo de quando abrires o portão ao pressionar o botão de pressão, e ficas limitado a possíveis automações que podes vir a fazer ao pressionar o botão, como por exemplo ligar as luzes da garagem ao mesmo tempo que o portão abre, caso seja noite…

No futuro quando tiveres home assistant pensa em colocar tasmota no shelly. Não tenho a certeza, mas penso que o shelly deve ter GPIOs para poderes ligar sensores de fim de curso para saberes quando o portão esta aberto ou fechado.

Boa sorte, qualquer dúvida pergunta. :wink:

9 Curtiram

@FSousa só posso dizer uma coisa. Um muito obrigado. Excelente descrição. Obrigado por todo o tempo que colocaste nesta situação.

Penso ter percebido tudo… Vou tentar então passar dois fios para alimentação desde o motor até ao botão de pressão e depois seguir as tuas indicações.

O que falaste do procedimento do botão de pressão é exatamente assim que funciona.

Depois darei um feedback sobre o resultado.

Outra alternativa, a meu ver, mais fácil, é colocares o shelly na caixa do motor, assim não precisas de passar fios…

3 Curtiram

@dcnilas11 Se poderes, segue a sugestão do @Maddoctor e coloca o shelly dentro da caixa do motor, fica melhor arrumado e facilita muito a passagem de fios. Ou então fora, mas por cima da caixa do motor junto ao teto…

Podes utilizar fio flexível que facilita muito a instalação.

No futuro caso queiras colocar sensores para saber se o portão esta aberto ou fechado também facilita muito a passagem dos fios.

Os sensores dão jeito para por exemplo receberes uma notificação caso alguém abra o portão utilizando o comando remoto do portão e ter registo no home assistant quando o portão foi aberto e fechado.

Caso o shelly tenha GPIOs suficientes, ainda podes colocar sensor de temperatura e humidade…

São só ideias do que vou fazer na minha garagem, mas no meu caso vou utilizar um sonoff RF com tasmota.

@FSousa, gpios e shelly é um “no go” para já… :wink:


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade