Portões de garagem com Shelly 1

@Maddoctor, Como vi aqui muito interação com Homekit, logo será dentro do que pretendo.
Não estou a descurar de todo o uso do Home Assistant, estou a dar os primeiros passos e a perceber como funciona…É tipo levar o carro á Midas ou a Bosch, pelo que estou a perceber o Home Assistant é tipo “multimarcas”… Pode perfeitamente encaixar-se nas minhas necessidades.
No entanto, agradeço imenso a ajuda.

Sem dúvida. Daí que usares o HA fosse uma excelente opção…depois podias integrar o que quisesses com o homekit…

Boa Tarde,
Também estou interessado em integrar um shelly 1 ao portão de garagem e controlar através do HA!

Confesso que eletricidade não é o meu forte e por essa razão estou a recorrer a este fórum!

O portão de garagem é um BFT STIRL F1, e o esquema de ligações é o seguinte:
tir_diagram

Agradeço desde já a vossa ajuda!
Cumprimentos

Boa Tarde
Eu vou fazer o mesmo e sou novo nisto, mas pelo que estou a ver, pode ligar em paralelo com o botão de pressão no JP 10 - pino 6 e 5 e depois ir buscar a alimentação 220v ao pino 6 e 5 tambem do JP3.
Mas também fico à espera da resposta de um expert. :grin:

1 Curtiu

Nuno Silva apesar de não ser expert em homeassistant, ja liguei alguns portões e a tua resposta esta certa…

1 Curtiu

Boa tarde a todos.

Entretanto tenho andado a acompanhar este tópico porque estou interessado em controlar o portão com o HA. Já fiz alguns testes mas sem sucesso. Não tenho a certeza onde ligar o O/I do shelly no portão.

Neste momento o portão apenas funciona com o comando, sendo que tem uma ligação direta entre o EMRG e o GND.

Alguma ideia? Obrigado.

Portão: Skymaster F350

2 Curtiram

Boa Tarde, preciso da vossa ajuda.
Instalei o shelly 1 no portão da garagem. Funciona perfeitamente quase tudo.
Fiquei com um problema com o comando à distância original. Funciona dentro da garagem para abrir e fechar o portão e deixa de funcionar quando estou fora da garagem com o portão fechado, não consigo abrir. Se colocar tudo normal sem o Shelly o comando à distância funciona perfeitamente dentro e fora da garagem. Fico sem perceber o porquê disto estar a acontecer. Envio o meu esquema de ligação.

@Paulo_Sousa agradeçemos o teu post. Mas deverás respeitar o assunto dos tópicos este tópico é sobre shelly 1 e não com o dispositivo que apresentaste como tua solução.
Abre um novo post, como partilha de projectos e apresenta essa tua solução para que seja mais fácil outros users seguirem a tua opção caso queiram.
Obrigado

Boa tarde,

Como sou leigo na matéria alguém me pode confirmar se estas ligações estão corretas?

Sim parece ser isso mesmo. Depois na app da shelly é escolher nas definições “Activation Switch” e depois em Temporizador escolher “desligar automático” e colocar 1 segundo de tempo.

Boas,

eu comprei shelly e instalei em 2 portões, um já tinha botão de pressão e foi só ligar em paralelo com o relé do shelly. O outro portão só era comandado por rádio, liguei o shelly em paralelo com o relé da placa de rádio. Ficou tudo a funcionar. Na app shelly configurei “tipo de botão momentâneo” e no temporizador coloquei 1s na opção de desligar automático.

@FSousa num post mais atrás falas em ligar sensores… e tenho para ali uma cena de íman, será que da para ligar ao Shelly ? e onde? Em caso positivo terei que fazer alguma parametrização? Pergunto isto porque sou um nabo nisto. Obrigado e Cumps, Fjsousa
Ps: Sorry por tantas perguntas

Olá a todos, este é o meu primeiro post e quero desde já agradecer a ajuda que dão aqui no fórum… Instalei um shelly1 no meu portão de correr V2 e funciona muito bem! Ainda não estou a usar o HA, pois tenho muito que ver antes de iniciar esse processo. Estou a usar a Shelly Cloud com o Google Home e para isso criei 3 rotinas “hey Google Abre o Portão”, “hey Google pára o Portão” e “hey Google fecha o Portão”… todas com o momentary a desligar a 0,5seg. Como o meu carro tem o AndroidAuto é fantástico chegar a casa e dizer “hey Google Abre o Portão” lol sem carregar em nada :smiley:
Um abraço a todos.

Olá Tiago
Como fizeste isto.
“Estou a usar a Shelly Cloud com o Google Home e para isso criei 3 rotinas “hey Google Abre o Portão”, “hey Google pára o Portão” e “hey Google fecha o Portão”… todas com o momentary a desligar a 0,5seg”

Olá Nuno…
Nunca usas-te um shelly? A primeira coisa ligar o shelly1 e dar o nome de “Portão”… de seguida é temporizar para 0,5seg o ligar e o desligar, assim ele faz apenas o click necessário para abrir / parar / fechar…

Depois é associar a shelly ao Google Home, para aparecer a relé/tomada “Portão”… como a relé tem comando de voz “activar” ou “desactivar”, vou às rotinas e crio as rotinas para um comando de voz mais simpático… quando digo "hey Google Abre o Portão” o Google “activa” a rele durante 0,5seg, criando o click para abrir…

Não sei se isto ajuda!?! posso tentar fazer um tuturial de tudo, mas vai demorar uns dias :smiley:

1 Curtiu

Eu tenho Shellys em casa mas não sei como associar ao Google Home. Tenho os 2.5 nos estores e os 1 nas lampadas e portão da garagem.
Era boa ideia um tutorial para associar ao google home :slight_smile:

@madeiratiago, tenho é este problema mas ainda ninguém me disse nada :frowning:

Nuno, tens de Instalar o Google Home, cria a tua “Casa” e depois associar a Shelly app
Espero que percebas, pois a parte de associar ao Google Home é a mais fácil :slight_smile:
106985340_572759186935997_66752975783168331_n

Os dispositivos shelly vão aparecer automaticamente no Google Home nas divisões criadas na app da shelly

1 Curtiu

Mais um a necessitar de ajuda.
Tenho um portao de correr da marca BFT com placa da Hamal que só funciona através do comando que tem 3 estados, abrir/parar/fechar




A ideia seria ligar um shelly 1 e usar o HA, contudo não vou lá sozinho.
Ia com uma ideia que teria que fazer as ligações num Common e num Start como já falado atras, mas vendo as ligações fiquei perdido. Será neste caso o Stop “71”?

Viva, não sei se tens um botão para o abrir manualmente ou abre só por comando?
Se tiveres um botão, vê onde está ligado e faz as minhas ligações que estão mais acima.
Caso não tenhas botão, pelo que vejo é no 61 ou no 62 (ligas ao I, e o Com ao 0), o que falas (71) é para botões de emergência.
Quanto ao ligar ao HA não sei, pois não tenho assim a funcionar. O meu está pela App da Shelly.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade