Portões de garagem com Shelly 1

No meu caso, como o sistema é alimentado a 220V AC, mas tem um transformador para 24V DC, vou usar essa alimentação para o Shelly e para o reed switch que admite até 110V/10W. A dúvida é: o Shelly 1 penso que vem por defeito no bridge 110V-220V AC / 24V-60V DC, não preciso de mudar nada (que parece não ser assim tão fácil)? Nesta posição tanto posso alimentar com 220V AC como com 24V DC (que vou usar). Obrigado

Sim, por norma sim, mas não há nada como verificar. Visualmente é simples de confirmar.
No teu caso poupas o transformador 12V.

Também tenho um transformador 24V no portão,só que é AC, pelo que tive que optar pelo transformador 12V DC para alimentar o shelly.

Boa sorte com isso. Depois dá feedback.

Obrigado. Sim, depois dou feedback. Vou fazer por etapas, 1º ligo o Shelly 1 e testo se chega lá o wifi, 2º ligo o I/O do Shelly e testo se o portão é acionado e 3º por fim ligo o reed switch.

Se vais passar para o Home Assistant esquece o Shelly. Usa por exemplo un sonoff sv. Assim podes montar um sensor Reed e saber se o portão está aberto ou fechado.
Tens aqui no fórum já um tutorial sobre isso.

Update. Depois de alguma dificuldade de configuração da ligação wifi e à Cloud ficou a funcionar.
Liguei o Shelly 1 desta forma (menos o reed switch e o botão):

O sinal wifi na garagem é muito fraco, até o sinal de rede móvel…
No fim de semana vou ligar o reed switch e se conseguir ainda ligo o botão.

EDIT: Tudo pronto, reed switch e o botão de pressão. Obrigado a todos em especial ao João Lopes, o video ajudou bastante e a dica do reed switch a funcionar fechado com o portão fechado, que faz mais sentido e utilidade.

1 Curtiu

A post was split to a new topic: Shelly em portão Nice

Boa Tarde,
Como fizeste as ligações? tenho um igual F350M
Thanks

Boa tarde @RMMC,

Esta tarde vou ver se consigo tirar umas fotos para te mostrar.
Na pior das hipóteses envio durante o fim-de-semana.

Obrigado, se me conseguisse enviar as fotos agradecia pois queira instalar no sábado. Tem de ser alimentado a 12v? É q não estou a ver onde ligar a alimentação…
Obrigado

Eu comprei uma extensão para ter o motor e o shelly ligados.
Vou enviar-te por PM o transformador que utilizei.

Entretanto foi este o tutorial que segui, onde tive dúvidas foi nas ligações no motor.
Mas já te confirmo as ligações no motor.

Tutorial

Boa noite, estou com dificuldades em conseguir ligar o shelly 1 ao meu portão.
Aparentemente tenho de usar um transformador 12v para o shelly pois nao tenho ligação 220v.
Agora o 0 e 1 onde ligo na placa?
Thanks

Assim de repente, os 12V a placa deve fornecer, quanto ao resto, dá ideia que a tua placa tem dois pontos de comando , “UP” e “Down” , nesse caso o shelly 1 não dará pk só tem um relé.
Neste momento só tens comando por RF, não tens botão para comandar abertura/fecho?
Tens doc. tecnica/instruções e esquemas do portão?

Já consegui, 5v e Up!
Thanks

E como fechas? Ou só queres abrir?

No mesmo abre e fecha, já liguei aos 12v e está dentro do motor!
Thanks

Nem te vou perguntar para que serve o Down
Se funciona nem mexas mais :wink:

Boa tarde,
Já tenho o shelly 1 com o reed pronto a instalar no portão, mas hoje fui abrir a caixa e nem um textozinho para identificar o que quer que seja… Não tem botão, só abre com o comando…
Alguém já viu algo parecido? Supostamente é um Portrisa Comfort 210, já procurei manuais, mas só encontrei de funcionamento e instalação. Especificações técnicas nada.

Possivelmente estará identificado do outro lado da board.

Sera este manual que viste?

https://www.manualscat.com/pt/marantec-comfort-210-manual.

É apenas um palpite aquele shunt deve corresponder ao S4, so o tirares em movimento o portão deve parar, se parar é pk deve ser mesmo o S4, o qe sugere outro palpite o S3 serão os bornes logo ao lado do shunt. Mas o melhor é mesmo procurares o manual junto do representante ou de quem te vendeu o portão.
image
O bloco de 4 ligadores vazios mais à esquerda deve ser o T e R (foto celula).
Atenção que são apenas palpites :wink:


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade