Shelly em portão Nice

Boa tarde a todos,
Tenho um portão Nice composto por 2 portas cujo comando com 2 botões permite abrir ambas as portas com um botão e apenas uma delas com o outro.
Gostava imenso de conseguir meter isto a funcionar com um shelly mas muito sinceramente não faço a menor ideia como.
Se alguém conseguir dar uma ajuda, desde já fico muito agradecido.
Portão: http://www.a2o3.com/images/portao.jpg
Motor: http://www.a2o3.com/images/motor_portao.jpg

Também tenho um portão desses, dito de “batente”, em ingles é swing gate. O comando tem 2 frequências diferentes, uma para o botão do lado direito e outra para o lado esquerdo, que a unidade central reage de acordo o comando accionado. A forma mais fácil é teres de perder o amor ao comando. Pões o shelly a actuar sobre o comando, logo este ficará cativo exclusivamente para esta finalidade. Se mais alguém utilizar este comando, então vais ter de comprar outro. Se quiseres complicar a coisa, tens que ter algumas noções de electrónica e terás que analisar a unidade central para identificar quais os relés que atuam numa e noutra situação, para poderes simulares com o shelly sobre eles. Ao atuar sobre entrada 25 da UC(no meu caso-A60) acciona ambas as folhas (Open/Stop/Close). No caso da MC800 é o 12. De qualquer modo vou tentar estudar um pouco melhor a UC e se tiver alguma novidade adicional, partilharei.

A solução do Shelly no comando não me parece má de todo.
Tens isso a funcionar assim no teu? Se sim, podes mostrar como aplicar um Shelly ao comando?

Para fazeres isso directamente no comando, e tendo em conta que tens de usar dois botões, terias de usar dois Shellys o que é um desperdício enorme. Podes fazer isso com um NodeMCU ou um Wemos D1 mini. o @tmarquespt tem isso feito no comado da garagem dele mas com uma tomada da Sonoff e o comando ligado à board da tomada.

Eu não faço questão de usar os dois botões, na verdade, se arranjar uma solução que me permita executar a ação do botão que abre as duas portas, já ficarei satisfeito.

O trabalho para ligar um botão ou dois é praticamente o mesmo.

Acho que já fiz de tudo sobre os meus portões. Tenho 2, um de batente que é igual ao teu caso e outro seccionável com motoredutor ao tecto. Considero que a aprendizagem é um sistema evolutivo ou dinâmico. Vais ver que depois de conseguires o que queres, vais martelar a cabeça para melhorares, por essa razão te digo que já passei por muitas destas fases, embora me considere um piço no Home Assistant. Quanto ao portão, podes dar-me a referencia da tua central? tens saber quais são os terminais na atuam no portão e neste caso, quando “shuntas” os terminais, fazem atuar ambas as folhas, num ciclo normal. É nestes dois pinos que vais colocar a ordem do shelly ou qualquer outro controlador, (eu já usei o PI, usei esp8622 e agora estou com o esp01. Como só precisas de um GPIO este parece ser o mais ajustado. Tem um senão precisas de levar os 3,3V para alimentar o esp01. Mas como tens 24VAC na régua de terminais da central, podes arranjar um pequeno rectificador e depois StepDown converter, coisa para custar 1,5€ para ajustares a tensão de 3,3V. O contacto é seco, isto é, não tem corrente mas vale a pena intercalar um optocoplador para isolar o controlador. A vantagem do Shelly é que já tem isto tudo, suponho eu, porque nunca usei nenhum, mas como é baseado no esp01, julgo ser igual. Se me mandares a referencia da central eu digo-te ondes tens que ligar o shelly. A referencia está no lado de dentro da tampa da central. Boas experiencias.

Só depois de te enviar a minha ultima resposta é que reparei que tinhas enviado uma foto da central e pelo que pude apurar trata-se de uma MCA2, mas no site da Nice remete-nos para a MC424. Pelo que pude perceber pela foto o terminal 15 tem um fio ligado. Esta situação indica-me que deverás ter um botão de pressão colocado algures para accionares o portão pelo lado interior sem ter que recorrer a qualquer comando. A confirmar-se é aqui que tens que ligar o shelly.
Ponto 11 e ponto 15 da régua de terminais da central.
ABC

1 Curtiu

Boa tarde,
Tenho andado um pouco ausente por causa de trabalho e só hoje tive oportunidade de voltar ao fórum.
Desde já agradeço a resposta e a ajuda.
Tenho um Shelly 1 que ainda não lhe dei uso.
Basta então, ligar o “0” do Shelly ao pin 15, o “1” ao pin 11, é isso?
O neutro do shelly deverá ligar ao pin 10 e a fase ao pin 9?! Estou a interpretar bem?
Obrigado pela ajuda uma vez mais.

Confirmas a existência desse botão de pressão do lado interior para abertura manual do portão sem recorrer ao comando? Tens que confirmar primeiro que efetivamente ao shuntar o ponto 11 ao 15 te faz abrir o portão. Podes usar um pedaço de fio e ligar aos dois pontos. Basta um toque. Depois ligas o “0” e “1” do shelly a estes na régua de terminais. Tens que ter cuidado com os jumpers de acordo com a alimentação que vais usar. Na régua de terminais da central tens disponivel 24VDC terminal 9= 0/negativo terminal 10=24V positivo. Do lado do shelly. Positivo no N e negativo no L. Testa o shelly na bancada e confirma com um multimetro na posição de continuidade se ao dares ordem ao shelly tens continuidade ou sinal sonoro no multimetro. Se tiveres dificuldade não me custa ajudar-te em videochamada.

1 Curtiu

Muito obrigado.
Este fim de semana já volto a desmontar a caixa para confirmar isso do botão de pressão.

O botão de pressão deverá estar fora da central e numa parede próxima. Não está dentro da caixa. No fundo o botão pretende fazer o mesmo que unir os pontos 11 e 15, para dar comando de abertura e/ou fecho de acordo com a programação que tenhas.
A não existência deste botão não dificulta em nada a implementação do que pretendes, apenas ajudaria na instalação do shelly.
Imagina que perdes os comandos, como manobras os motores? Tens chave para desembraiá-los? O botão serve também para isso! Aguardo novidades!

Não tenho nenhum botão fora da central, apenas o P1, P2 e P3 dentro da caixa.
Sim, tenho chaves de plástico para desembraiar o portão caso perca os comandos.

Bom, interligação do shelly:

.

de acordo com a ligação de bornes:

O e o SW do shelly ligas ao 15 e ao 11.
um toque abre, toque seguinte pára a marcha se não tiver chegado ao fim de ciclo, toque seguinte fecha onde quer que esteja. E assim sucessivamente ( tal como a legenda do manual OPEN/STOP/CLOSE/STOP)

Muito obrigado.
Este fim de semana já vou tentar fazer isso.
Posso usar um Shelly 1 PM? Não precisa de ser obrigatoriamente o Shelly 1 por causa da história do contacto seco?
Não preciso de trocar jumpers no Shelly, pois não?!

Atenção essa ligação vai danificar a placa do motor e muito provavelmente de maneira irreversível .

Isso não pode ser ligado assim, e nunca com um shelly Pm.

Esse tipo de ligação só com o shelly 1 e utilizando os contactos “I” e “O”.

Ricardo, eu tenho Shelly 1 disponível.
Sabes me dizer se existe alguma necessidade de estar a trocar os jumpers no Shelly 1?

Normalmente vem de fabrica preparado para ser alimentado por 230v. Mas não há nada como confirmar a posição dele seguindo o que vem no folheto junto com o shelly.

De qualquer maneira se tiveres esse interesse, podes também alimentar o shelly1 com os 24vdc dessa placa. Se eu tivesse de colocar um shelly1 no portão, tentava fazer isto https://youtu.be/WEZUxXNiERQ.

Mas claro, depende da necessidade.

Obrigado pela dica e pelo vídeo.

Com base no vídeo e no detalhe dos pins (num post mais acima), se colocar 2 Shelly 1 consigo fazer a abertura separada das folhas do portão, como acontece quando uso o comando, e se adicionar um reed switch consigo também ter noção de quando está aberto ou fechado, certo?
Com base nisto, posso fazer a montagem como tenho neste esquema?


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade