Portões de garagem com Shelly 1

@Maddoctor Não é possível flashar tasmota no shelly, e fazer como se faz nos sonoff e definir o que se quer fazer com os GPIOs que o shelly tem? Como por exemplo colocar um switch nos GPIOs de TX e RX?

Não! Os gpio dos shelly têm 220v quando ligados ao AC! Cuidado!
Mas podes, e deves, flashar tasmota na mesma! :wink:

Não tenho nenhum shelly nem penso vir a ter. Achei interessante o input poder ser feito a 230V, o que facilita muito a integração nas instalações existentes em nossas casas.

Uns tem umas vantagens e outros tem outras vantagens.

Obrigado pela informação. :+1:

Boa Tarde,
@FSousa o teu ultimo post, em que me indicas, para seguir a sugestão do @Maddoctor deixou-me confuso, pois pensei que me explicaste para colocar o shelly na caixa do botão de pressão e não no motor.

Coloquei uma imagem criada baseada na tua explicação na pasta:
https://mega.nz/#F!Lw5TVQ6I!4D_rprBPqnxPPbr040_CPg

Decifrei bem o teu texto? :slight_smile:

No motor para mim é mais facil, pois a energia já lá está. Era só necessário saber onde ligar o shelly ao motor, coisa que não sei.

Obrigado.

1 Curtiu

Para colocares no motor, o ideal é não usar shelly, mas um sonoff ou equivalente…

Entendo não ser o ideal, mas é possivel correto?

Agora que já o comprei para esse efeito, gostaria de o poder ligar lá.

@dcnilas11 As ligações que colocaste no desenho estão bem para a descrição que te fiz mais acima. Caso não tenhas espaço dentro do motor, ou por cima do motor, podes seguir essas ligações que estão bem.

O que podes fazer, caso tenhas espaço dentro do motor, é colocar o shelly la dentro. Fazes na mesma as ligações dessa forma, mas evitas passar fios para a caixa de aparelhagem onde esta o botão depressão.

Neste caso vais desligar os fios no motor que vem do botão de pressão e liga-los no shelly na mesma posição que descrevi. As restantes ligações também são como te descrevi.

Seguindo o teu desenho, apagas a caixa de aparelhagem dali e coloca-la só no botão de pressão.

Só para dizer que a instalação correu bem e está tudo a funcionar.

Apenas para já como só está ligado à Shelly cloud, cada toque não ativa. Ou seja um toque abre, um toque não faz nada, um toque para. e Assim sucessivamente. Estando a opção momentary selecionada. Mas isso já não é para aqui.

Obrigado a todos pela ajuda.

1 Curtiu

E se usares o toggle em vez do momentary?

@dcnilas11 Por curiosidade, optaste por qual instalação? Com o shelly dentro da caixa de aparelhagem ou dentro do motor?

O que descreves da a entender que quando mandas ativar o shelly ele fica On permanente, e inicia a abertura do portão. Podes confirmar pelo barulho do rele que deve ficar ligado. De seguida quando das nova ordem ele desliga o rele, e como dizes, não faz nada. Ouves o rele a desligar. De seguida quando das nova ordem, o rele volta a ligar e inicia o fecho do portão.

Tens de configurar o shelly de maneira que quando dês ordem para ele ligar, ouças o rele a ligar e desligar logo de seguida. Assim vais simular o pressionar do botão de pressão que tens na parede.

Tenta a configuração que o @maxcalavera sugeriu. Como não tenho nenhum shelly não te posso ajudar mais.

Pois, não me tinha lembrado do pormenor do pulse Time. No tasmota sei que é possível. Agora no shelly com firmware original não faço ideia.
@dcnilas11 pelo que li o momentary deveria fazer essa função. Tens a ultima versão do firmeware no shelly?

Bom Dia,

@FSousa Optei por coloca-lo dentro do motor.

Coloquei duas imagens para poderes ver:
https://mega.nz/#F!Lw5TVQ6I!4D_rprBPqnxPPbr040_CPg

Para resolver o problema, para que cada clique ativasse algo, tive que ativar o Temporizador - Auto Off After - 1 segundo.

@maxcalavera Sim Bruno, já se encontra na ultima versão.

Mas então com esse temporizador o problema ficou resolvido?

Olá Malta,

Eu tenho o seguinte portão:

Gostava de desligar com um shelly 1, mas estou um pouco perdido com o tipo de ligações que tenho de fazer. Eu já liguei da seguinte forma:

0 => Common
I => Start
L / N => 230

No entanto quando carrego no botão na app da Shelly nada acontece.

Alguém me pode ajudar?

Obrigado.

Onde estás a ver isso na board?

Estou a ligar nos pinos 3 e 6 …

UI! Estás a misturar 230v AC com baixa voltagem DC! Muito má ideia… É uma sorte se ainda não tiveres “fritado” nada…

Já tinha pensado nisso :smiley: mas se percebi bem, o motor funciona com 230V os 24V é só para os sensores e assim…

Exacto! Se estás a usar o common dos motores, que será uma fase AC e a ligar ao start que será DC… É como digo… Uma sorte se não estiver tudo frito…
É preciso MUITO cuidado com as ligações eléctricas… Experimentar sem conhecimentos suficientes pode dar muito mau resultado…

Acho que já percebi :frowning: frito não está, continua tudo a funcionar :stuck_out_tongue:

Alguma sugestão de como devo ligar?

Obrigado.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade