Payload? Oq é isso, pra que serve e como usar no Node-red! Tutorial básico!

Todos que já pegaram o Node-red para utilizar já viram essa palavra “payload” dentro de algum node para configurar ou até escrito no node quando colocado em um flow para ser montada uma automação, mas você sabe o que é Payload?

1

Antes de tudo, se está começando no Node-red e não conhece a interface e como utilizar recomendo esse tutorial:

Agora vamos ao Payload:

Payload é o nome que dão para a mensagem que é enviada de um node para outro!

Essa mensagem é alterada (ou não) na sequencia de uma automação e se você não souber como utilizar o payload ele pode acabar atrapalhando suas automações.

Existem nodes que só repassam a mensagem e existem nodes que alteram a mensagem por configurações de dentro deles.

Vou mostrar como podemos alterar o payload e entendendo sua lógica fica mais fácil para você altera-lo em suas automações ou usa-lo de forma inteligente.

Para conseguirmos ver o payload vamos utilizar o node debug!

1

Pegue um node call service e configure com um sensor e link no node debug, quando o sensor é acionado na tela de debug vai aparecer qual foi o payload enviado.

Podemos ver que o payload recebido pelo debug foi “on”. Alguns nodes retornam status embaixo.

Vou usar um exemplo para explicar como o payload é utilizado!

Um exemplo:

Como vocês já sabem como criar uma automação com sensores, vamos usar um sensor como exemplo, vamos montar uma automação em que o google home mini nos avisa quando houve movimento em um ambiente.

Então a lógica é simples, houve movimento, o google home mini vai avisar!

Vamos precisar dos nodes:

1x events:state
1x cast
1x change

Vamos utilizar node “events:state” para configurar o nosso sensor de movimento.
8

Com ele configurado para “casa haja movimento…” vamos para o node “cast” que é o node do nosso google home mini!

9

Clicando na lupa vamos adicionar nosso google home mini.

Agora vamos linkar um ao outro e clicar em “Deploy”.

10

Vai perceber que quando acionar a automação tendo movimento no sensor o google home mini vai falar “on”. O google home mini vai captar o “payload”, a mensagem, que o node “events:state” transmitiu que é “on”. Mas nós não queremos que o google home mini diga “on”, queremos uma mensagem correta, algo como: “houve movimento na sala”.

Então vamos alterar o payload, a mensagem que está sendo transmitida. Para isso vamos utilizar o node “change”.

11

No node “change” vamos alterar o payload para a mensagem que queremos que o google home mini diga, então vamos completar com a mensagem!

Agora é só organizar a nossa automação colocando o node “change” entre o node “events:state” e “cast”, agora é só clicar em Deploy.

Agora sim, houve movimento, o google home mini vai avisar com a mensagem “houve movimento na sala”.

Espero ter ajudado, entendendo o que é o payload se pode realizar automações de forma + simples.
Um abraço!

Quer aprender mais sobre o Payload e entender melhor como ele funciona? Da uma lida aqui, não vai se arrepender!

3 Curtiram

Poxa, criei um tópico explicando sobre payload, era uma dúvida que eu tive quando comecei a utilizar o node-red e gostaria de divulgar, mas acredito que o sistema do fórum marcou o meu tópico como spam, não sei por qual motivo. Deve ser porque eu tenho feito muitos tutoriais. Recebi essa mensagem e esse tópico foi “oculto”, espero que não aconteça novamente se não vou parar de criar tutoriais. Faço de bom grado querendo ajudar as pessoas e o próprio fórum me proibindo…

Olá, esta é uma mensagem automática de CPHA.pt para informar que sua postagem foi ocultada.

Payload? Oq é isso, pra que serve e como usar no Node-red!

A sua mensagem foi marcada como spam : a comunidade sente que é um anúncio, algo que é excecionalmente promocional na sua natureza em vez de ser útil ou relevante para o tópico tal como seria esperado.

Esta postagem foi ocultada devido a sinalizações da comunidade; portanto, considere como você pode revisar sua postagem para refletir os comentários deles. Você pode editar sua postagem após 10 minutos e ela será automaticamente mostrada novamente.

No entanto, se a postagem for ocultada pela comunidade uma segunda vez, ela permanecerá oculta até ser tratada pela staff.

Para obter orientações adicionais, consulte nossas diretrizes da comunidade.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade