Notificações do seu Smartphone no Node-red em automações! Ouça nas assistentes quando houver notificações no Smartphone!

Não sei ficaram sabendo mas nas últimas atualizações do aplicativo do Home Assistant para smartphones foi adicionado o suporte a sensores do smartphone! Cada fabricante libera o acesso a um número diferente de sensores, então varia de aparelho e fabricante.

O intuito desse tutorial é demonstrar como utilizar o sensor de notificações do seu smartphone para quando ocorrer alguma notificação seus dispositivos Echo ou Google Home enviarem uma mensagem de voz te avisando que houve notificação de um aplicativo em específico.

Para saber quais sensores estão disponíveis e habilitar todos abra o seu app do Home Assistant, vá em Configuração do aplicativo.

Vá em Manage Sensors

Se os sensores estiverem desabilitados é só habilitar. Embaixo aparecem os sensores disponíveis.

Agora com os sensores habilitados vamos ao tutorial!
Para esse tutorial é pré-requisito outros dois tutoriais, um explicando o que é o Payload e outro explicando como descobrir todas as informações do Payload. Neles existem informações que irão ajudar no entendimento desse tutorial.

Já conhecendo o que é o Payload e como achar todas as informações dele vamos ao tutorial.
Para começar esse tutorial vou precisar dos nodes:

1x events:state
1x debug

Vamos montar o fluxo:

O node events:state vamos configurar da seguinte forma, em Entity ID iremos colocar o sensor last notification do seu smartphone, no caso o meu smartphone é um OnePlus 5 por isso o nome no sensor. No sensor de vocês irá aparecer o modelo do smartphone e depois o sensor dele.

O node debug vamos configurar colocando “complete msg object”.

Não esqueça de clicar em Debug messages embaixo do deploy para aparecerem as informações do node debug. Quando houver notificações no seu smartphone irão aparecer os Payload que o Home Assistant recebe com elas.

Escolhi um Payload de uma mensagem do whatsapp e olhando as informações em “package” temos descrito o nome do aplicativo que enviou aquela notificação e o payload para o Home Assistant.

8

É essa informação que queremos para filtrar e separar no node-red cada notificação de cada aplicativo diferente. Então vamos copiar o caminho clicando em Copy path.

9

Já temos o caminho e o nome que o aplicativo do whatsapp aparece no payload. Cada aplicativo envia um nome diferente, não é padronizado, isso você deverá pegar em um payload de cada aplicativo. Agora vamos usar essas informações para filtrar as notificações. Para isso vamos precisar de um node switch.
Copie e cole o node events:state com o sensor de notificação do seu smartphone e link no node switch.

Vamos configurar o node switch dessa forma, em Property vamos colocar o caminho até o whatsapp que pegamos do Payload e embaixo o nome que o payload nos mostrou do whatsapp.

Para cada aplicativo que queremos ser notificados pela Echo ou o Google Home vamos colocar embaixo. Para criar uma opção nova de fluxo é só clicar em Add.

Com todos os aplicativos que queremos ser notificados já preparados só falta configurar o node de notificação a Alexa ou ao Google Home, isso vai da sua escolha.

Eu configurei dessa forma:

Você pode colocar condições para não ser avisado dentro de uma faixa de horários com o node time range:

Pode colocar uma condição para que as assistentes só te avise quando estiver em casa usando o Life360 ou outro tracker.

Ou também pode filtrar as notificações do whatsapp por amigos ou familiares.

Para filtrar por pessoas, precisa usar um node switch e configurar dessa forma:
O titulo da notificação seria o nome da pessoa que está no seu contato do whatsapp.

18

Copia o caminho clicando em Copy path e configurando assim o switch.

No caso do node switch ficaria no fluxo de cima a mensagem de voz que a pessoa mandou a notificação e no fluxo de baixo que foi qualquer outra pessoa. Com isso você pode ir filtrando mais e mais o payload para deixar do jeito que preferir.

Bom, espero que tenha ajudado.
Um abraço!

4 Curtiram

Cara, sensacional suas explicações, eu não entendo nada de Node e com seus tutos estou conseguindo arrumar muita coisa que tinha em mente mas não sabia por onde começar…
Obrigado!

1 Curtiu

Queria saber se pode me ajudar montar um node no qual ele me avisa no GH o dia do aniversário da minha família, queria configurar uma música ou uma mensagem de áudio para tocar dando os parabéns…deu pra entender a ideia ? rsrsrs

Da uma olhada aqui:

1 Curtiu

Ta fora do ar, ultimamente vem acontecendo muito esse problema.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade