Paineis solares , HAN, Omie, grafana

Este equipamento não tem link de venda era construido pelo criador do hardware e vendido por ele. Existia no canal do telegram uma lista de inscrições onde o pessoal se inscrevia e ele ia enviando mediante a sua disponibilidade. Não tenho ido ao canal á algum tempo não sei se ainda existe.
No site tens la o esquema e os componentes a comprar podes mandar vir o material e é só soldar.
De qualquer forma antes de fazeres alguma coisa passa no telegram e vai acompanhando aquilo tens lá as ultimas versões do firm e o pessoal é fixe ajuda toda a gente. Mas uma vez, passa pelo telegram.
Alguma coisa dispõe.

Deve ser com o Triac low cost.

É recomendado um bom Triac.

Especialmente se usarem PLC (devolo) ou mesmo algum vizinho.

Isso cria bastante ruído na rede eléctrica.

Já pensaste em melhorar essa automação com o last_period e invocares depois os turn on com um trigger /15 para garantir que acertas em ligar isso mesmo dentro dos 15 min.

image

Já tenho os meus paineis instalados e queria ir por ai…

O que conta é o relógio do contador…

O melhor script que por aí anda, usa os primeiros 10min para fazer a estimativa a gastar nos últimos 5min

2 Curtiram

Boa, relembra-me onde está.

Acho que é isto:

Update:




Instalação feita pela solarimpact 4 paineis trina solar de 375w com 2 microinversores da hoymiles.
Devido a orientação do meu telhado foram assim instalados:

Dois deles a 195 graus e os outros 2 a 295 graus, consigo desta forma distribuir a produção , pelo menos este mês que é o que tenho apenas registo sim.

Quero então agora brincar com o netmettering, ao qual já discuti este assunto com várias pessoas como por exemplo @Peixeiro @FragMenthor @lopitos @nikito7 e muitos usam vários tipos de abordagens para usar os 15 min, uma abordagem bastante complexa é a do @luuuis esta que desisti de tentar perceber, tem uma função bastante complexa e queria ver se ia por um caminho mais fácil que é usar os valores da Porta Han , tenho uma placa que o nikito vende instalada no meu contador landys.
E um dos valores que consigo recolher é o valor dos ultimos kwh consumidos nos passados 15 minutos.

imagem exemplo: image

Com esta informação estou a tentar desbravar um caminho que não sei se faz sentido, mas que gostaria da vossa opinião.

Fiz o seguinte flow em node red:

[{"id":"a6b32a20.8c8f58","type":"inject","z":"cd967ef81c14b84f","name":"Inserir energia elétrica disponível (kWh)","props":[{"p":"payload"},{"p":"topic","vt":"str"}],"repeat":"","crontab":"","once":false,"onceDelay":0.1,"topic":"1500","payload":"0.19","payloadType":"num","x":290,"y":300,"wires":[["9d85d09b.8f1a6"]]},{"id":"9d85d09b.8f1a6","type":"function","z":"cd967ef81c14b84f","name":"Converter para Wh","func":"const kWh = msg.payload;\nconst Wh = kWh * 1000;\nmsg.payload = Wh;\nreturn msg;","outputs":1,"noerr":0,"initialize":"","finalize":"","libs":[],"x":590,"y":300,"wires":[["1c6ed693.c7de23"]]},{"id":"1c6ed693.c7de23","type":"function","z":"cd967ef81c14b84f","name":"Calcular tempo de funcionamento","func":"const Wh = msg.payload;\nconst potencia = msg.topic;\nconst tempo = Math.floor(Wh / potencia * 60);\nmsg.payload = tempo;\nreturn msg;","outputs":1,"noerr":0,"initialize":"","finalize":"","libs":[],"x":840,"y":300,"wires":[["b24eabc948f64ba0"]]},{"id":"b24eabc948f64ba0","type":"debug","z":"cd967ef81c14b84f","name":"debug 75","active":true,"tosidebar":true,"console":false,"tostatus":false,"complete":"false","statusVal":"","statusType":"auto","x":540,"y":460,"wires":[]}]

em que no primeiro node estou a simular que tenho 0.19kwh de inc export e tenho um termoacumulador de 1500w. e os seguintes flows vão fazer contas matemáticas para que no resultado final chegamos a quantos minutos podemos ligar o termoacumulador para gastar 019kwh, neste caso especifico de exemplo conseguimos ligar o termoacumulador por 7 minutos.

Julgo que com esta formula posso, nos proximos 15 min gastar pelo menos 7min com o termoacumulador ligado.

Espero as vossas sugestóes para ver se o pensamento está correcto.

Eu fui pelo caminho dos valores de produção no momento e injetados na rede obtidos pela Gateway dos Micro-inversores (com atualização de minuto a minuto), pois a meu ver seria o mais rigoroso. A técnica dos cálculos, com base no consumo nos primeiros minutos (ou ainda pior, nos anteriores 15), não tem em consideração os consumos esporádicos de alguns equipamentos. Eu por exemplo tenho um aquário que quando liga o aquecedor da água, são 300W, arcas, frigorífico, podem a qualquer momento ligar e dar cabo da matemática baseada na media anterior.

Ainda tenho coisas a ajustar, tais como garantir o ligar e desligar dentro do periodo de 15 minutos. Ou então, um modelo misto, em que a automação para desligar até pode ser a mesma, mas para ligar mudo o triguer de 100W fixos para um valor calculado com base no consumo desde que se iniciou o período de 15 minutos e o que irá ser gasto adicionando os 2000W do meu cilindro…

Vou pensar nisso!

É a técnica mais segura, mas não 100% eficiente.

Edit:
Pois pode acontecer isso… quando ligas a resistência algo mais ligar… :rofl:

Nessa perspectiva só o Triac, e mesmo assim alguns segundos dessincronos

Nenhum método consegue lidar a 100% com consumos futuros não antecipados. No entanto, o método que minimiza (saldo de) consumo da rede é o do cálculo do saldo quarto-horário.

Com o FreeDS ou qualquer outro cálculo de valores instantâneos a “bateria NetMetering” estará tendencialmente com 0 Wh de carga a todo o momento, incluindo no momento em que o aquecedor do aquário liga. Isto vai gerar despesa adicional quer porque o quarto-de-hora está a acabar (e não dá para repor a carga no tempo restante) ou porque o cálculo instantâneo não leva em conta que o saldo ficou negativo por causa do consumo inesperado (e não toma a decisão de repor a carga, embora haja tempo de o fazer).

Com o cálculo quarto-horário as cargas só ligam mais para o fim do quarto de hora quando já não se pode esperar mais, havendo portanto menos probabilidade de haver consumo (saldo) da rede. Não sei se me expliquei bem?

É o que uso e partilhei no outro tópico já discutido aqui.

Nem o Triac, pela razão que expliquei acima. :slight_smile:

O Triac é baseado no Export Watts apenas. Claro que falha segundos

Os inversores por exemplo trocam de informação varias vezes por segundo.

Com a edpbox não é recomendado.

A logica do Export Inc tem uma falha. A cada 15min o tempo vai diminuir. Porque a resistência esteve activa no período anterior.

Export Inc = diagrama de carga real.

Pensando nisso, é preciso adicionar o consumo da resistência ao Export Inc.

Não é a isso que me refiro, é por ser um cálculo instantâneo. Peca por não usar o saldo (em Wh) do quarto-de-hora. A não ser que eu não te esteja a compreender bem o que dizes?

Vou dar um exemplo. Estou a injectar 750 W na rede. Vou estrelar um ovo e ligo a placa de 1,5 kW entre as 12:00 e as 12:05, consumindo 0,0625 kWh da rede (e mais 0,0625 kWh da minha UPAC). Quanto é que vou ter de pagar pelo período entre as 12:00 e as 12:15?

  1. Método do saldo quarto-horário: 0 kWh pois a produção entre as 12:05 e as 12:15 é de 0,125 kWh, superior ao consumo de 0,0625 kWh (ainda sobram 0,625 kWh para aquecer água durante 5 minutos a 1,5 kW).

  2. Método do consumo instantâneo: vou pagar 0,0625 kWh pois o Triac manteve a resistência a aquecer a água a 750 W entre as 12:05 e as 12:15 para consumir o excedente da UPAC. Ao fazer isso usou 0,125 kWh para aquecer água quando só “podia” gastar metade disso por causa do ovo estrelado.

Ou não é assim que funcionam o FreeDS e afins?

Com o FreeDS o excedente tende para Zero.

Logo não interessa o netmetering…

O FreeDS bem optimizado é quase injecção zero.

É a maior diferença.

Bateria virtual vs injecção zero.

b) a lógica basica para ligar funciona

Mas é preciso abortar a resistência se houver consumo extra.

Isto precisa de funções em paralelo

Mas acho que o teu flow já fazia algo parecido

O flow do @luuuis é bastante complexo para que eu o entenda. Ele partilhou o caso real dele aquela função que ele lá tem no flow é assustadora , seria excelente se ele partilhasse uma base apenas ou que descomplica se aquilo que ali está :slight_smile:

Estou por aqui a analisar o “profile” do @luuuis e a tentar perceber como adaptar para automações no Home Assistant, mas surgiu-me uma dúvida.
O que é o “max_demand_kW, // max provisioned demand in kW” ? A produção atual dos painéis?

Sé é isso, não percebo esta parte:

       return grid_consumption_kW < max_demand_kW && cycle_surplus_Wh > 0

. . . .

        return (grid_consumption_kW + load_kW) < max_demand_kW && 
            surplus_kWh >= remaining_seconds * (load_per_second_kWh - feed_in_per_second_kWh)

Pelo que intendo, ele só vai manter o cilindro ligado se o consumo da rede (que já inclui o cilindro neste momento) for inferior à produção solar E ainda existir energia injetada nos ciclo de 15 min. Certo?
Não seria mais vantajoso ignorar a primeira condição (consumo da rede < produção) e só testar a segunda ?
Também só o ligará, caso o consumo atual + cilindro for inferior à produção…
Para quem tem baixa produção, ou nas primeiras horas de sol, não se consegue aproveitar o netmetering.

Para o meu caso que só tenho no máximo 1190W de produção solar, nunca conseguiria utilizar, visto que só o cilindro é de 2000w.

Ou está-me a falhar algo?

Já agora, nesse flow em NodRed, com que frequência é testado o profile?

Isso é a potência contratada, serve para evitar exceder esse limite quando se está a ligar cargas de 2 kW. :sweat_smile:

OK, faz mais sentido assim.
e de quanto em quanto tempo testa as condições? Ou de que form é que o Nodred testa o profile?

O Node RED funciona por mensagens, isso depende da cadência com que os vários inputs enviam mensagens. Cada mudança de estado vai gerar uma mensagem, na prática tenho uma mensagem de 3 em 3 segundos ou até menos, aproximadamente a frequência com que o Shelly 3EM envia nova info no caso do consumo instantâneo da casa estar a sofrer alterações.

1 Curtiu

Novo update:

Depois de instalados os paineis, a empresa que me os instalou pediu me alguns dados , (fatura de energia) para procederem ao registo da DGEG coisa que em 3 dias úteis obtive as credencias de acesso ao Portal como tambem recebi da parte da E-redes a informaçáo que estava em andamento o processo da parte deles , para ter informaçáo no E-Redes o meu CPE de autoconsumo.

Aproveito também uma coisa interessante que descobri no grafana para ter os gráficos no home assistant.
No grafana se forem a esta opçáo:


conseguem depois ter os dashboards no HA, e quando tentarem usar o icone de relógio para andarem as horas ou os dias tanto para a frente como para trás todos os dashboards alteram ao mesmo tempo

1 Curtiu

Hoje lembrei-me de ir consultar o site da e-redes, visto que eles fazem os cálculos do NetMettering perto do dia 22 de cada mês…

Passei 19 dias (entre 2 e 21 de Maio) sem consumir nenhuma energia de rede no horário Ponta, após o calculo de saldo, apesar de ter consumido 7Kw pelas leituras de contador.
No mesmo período pelas leituras injetei 19Kw, mas o saldo NetMettering de injetado foi 13Kw.

A água, foi aquecendo e a custo zero!

Ainda ofereço muito à rede, mas quando a água está quente, já não aproveito nada… Ainda continuo a aquecer parte da água durante a noite (mais económico). para não arriscar o banho com água fria! Tinha que acrescentar ao esquema a previsão meteorológica!


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade