Alo
Nos pŕoximos dias vou dar inicio a obra da colocação dos meus paineis solares.
Ao qual quero ver se consigo documentar o máximo que conseguir, para que também possa servir para outros utilizadores.
Tenho algumas ideias do que tenciono fazer, contudo nada melhor que discutir junto com quem já tem instalado ou até mesmo com quem não tem, mas que existam boas ideias de por em prática.
-
Queria ver se consegueria salvar os dados da energia que já tenho na minha MariaDB que está como addon, pretendo saber se é possivel exportar a base para um container fora do HA sem que perca esses valores, ou se não faz sentido nenhum por a base de dados fora do HA e manter como está?
-
Reformular utility_meter actualmente tenho apenas para o consumo diario , mensal do consumo total da casa.
Como vou ter 2 paineis a nascente e 2 a poente, aqui tenho algumas dúvidas relativamente aos demais utility_meters a criar.
Como pretendo ter valores da producao individual nascente/poente deverei criar para a produção diario, semanal, mensal
ou apenas faz sentido criar o mensal uma vez que depois no grafana poderá ser possível extrarir esses dados de forma a criar gráfico diário e semanal/mensal.
3.Utilizaçao do Netmetering para tirar proveito dos excedentes, que terei.
Do que li e se é que percebi a malta está a usar dois utiliy_meter de fraçoes de 15 min um para produçao e um de consumo.
Como irei para o mercado indexado, e como o meu objectivo para já principal é saber ± qual a é a altura ideal para ligar as máquinas/termoaculador,já vi que algumas pessoas estão a usar a integração da OMIE do @luuuis para ter uma noção a que hora é mais barata a energia, mas aqui também queria colocar na equação o pico dos paineis solares… portanto é necessária alguma matemática para saber exactamente qual o período que mais compensa ligar os equipamentos solares baseado no preço da energia hora e pico dos paineis.
-
Como tido anteriomente toda a parte gráfica quero atirar para o grafana, não quero mais ter gráficos no HA pois estamos sempre dependentes do bom funcionamento dos cards, e para mim começa a nao fazer muito sentido ter ali a parte gráfica até porque cada vez menos utilizo o UI.
-
Valores a mandar para dentro da mariadb, extruturação da tabela. Faz sentido ter apenas uma tabela com produção e consumo com todos os utility_meter à mistura, ou duas tabelas separadas uma para produção e uma para consumo? Pergunto isto, para que seja mais fácil aplicar a matemática no grafana se bem que penso não ser critico.
-
Dito isto, aceito opinioes de modo a que no fim se veja uma forma porreira, de poder aplicar isto e que possa servir para mais malta ou pelo menos tirar ideias.