Paineis solares , HAN, Omie, grafana

Alo
Nos pŕoximos dias vou dar inicio a obra da colocação dos meus paineis solares.
Ao qual quero ver se consigo documentar o máximo que conseguir, para que também possa servir para outros utilizadores.
Tenho algumas ideias do que tenciono fazer, contudo nada melhor que discutir junto com quem já tem instalado ou até mesmo com quem não tem, mas que existam boas ideias de por em prática.

  1. Queria ver se consegueria salvar os dados da energia que já tenho na minha MariaDB que está como addon, pretendo saber se é possivel exportar a base para um container fora do HA sem que perca esses valores, ou se não faz sentido nenhum por a base de dados fora do HA e manter como está?

  2. Reformular utility_meter actualmente tenho apenas para o consumo diario , mensal do consumo total da casa.
    Como vou ter 2 paineis a nascente e 2 a poente, aqui tenho algumas dúvidas relativamente aos demais utility_meters a criar.
    Como pretendo ter valores da producao individual nascente/poente deverei criar para a produção diario, semanal, mensal
    ou apenas faz sentido criar o mensal uma vez que depois no grafana poderá ser possível extrarir esses dados de forma a criar gráfico diário e semanal/mensal.

3.Utilizaçao do Netmetering para tirar proveito dos excedentes, que terei.
Do que li e se é que percebi a malta está a usar dois utiliy_meter de fraçoes de 15 min um para produçao e um de consumo.
Como irei para o mercado indexado, e como o meu objectivo para já principal é saber ± qual a é a altura ideal para ligar as máquinas/termoaculador,já vi que algumas pessoas estão a usar a integração da OMIE do @luuuis para ter uma noção a que hora é mais barata a energia, mas aqui também queria colocar na equação o pico dos paineis solares… portanto é necessária alguma matemática para saber exactamente qual o período que mais compensa ligar os equipamentos solares baseado no preço da energia hora e pico dos paineis.

  1. Como tido anteriomente toda a parte gráfica quero atirar para o grafana, não quero mais ter gráficos no HA pois estamos sempre dependentes do bom funcionamento dos cards, e para mim começa a nao fazer muito sentido ter ali a parte gráfica até porque cada vez menos utilizo o UI.

  2. Valores a mandar para dentro da mariadb, extruturação da tabela. Faz sentido ter apenas uma tabela com produção e consumo com todos os utility_meter à mistura, ou duas tabelas separadas uma para produção e uma para consumo? Pergunto isto, para que seja mais fácil aplicar a matemática no grafana se bem que penso não ser critico.

  3. Dito isto, aceito opinioes de modo a que no fim se veja uma forma porreira, de poder aplicar isto e que possa servir para mais malta ou pelo menos tirar ideias.

3 Curtiram

Bom tema, que poderá ser útil para todos.

Eu com 4 painéis e 1185 W máximos de produção solar, tenho conseguido aquecer a água do cilindro de AQS usando o netmettering.

Tenho os dois utility_meter (consumo e produção 15 min), um template sensor com a diferença entre eles para ter a energia injectada em 15 min

utility_meter:
  energia_consumo_rede_15_15: 
    name: Energia Consumo Rede 15m
    source: sensor.envoy_lifetime_energy_consumption
    cycle: quarter-hourly

  energia_produzida_15_15: 
    name: Energia Produzida 15m
    source: sensor.envoy_lifetime_energy_production
    cycle: quarter-hourly

    
template:
  - sensor:
      - unique_id: energia_injectada_15m
        state: >
          {{ states('sensor.energia_produzida_15m') | float - states('sensor.energia_consumo_rede_15m') | float | round(2) }}
        attributes:
          friendly_name: "KWh Energia injectada" 
          unit_of_measurement: 'Wh'

Ainda tenho um auxiliar input_boolean.net_mettering_status para indicar se está activo o aquecimento por netmettering…

Depois a automação para ativar

alias: AQS 15 NetMettering ON
description: ""
trigger:
  - platform: numeric_state
    entity_id: sensor.template_energia_injectada_15m
    above: 100
condition:
  - type: is_power
    condition: device
    device_id: 2f404e69d45b0afd24281632946568aa
    entity_id: sensor.envoy_current_power_consumption
    domain: sensor
    below: 300
  - type: is_power
    condition: device
    device_id: 2f404e69d45b0afd24281632946568aa
    entity_id: sensor.envoy_current_power_production
    domain: sensor
    above: 700
action:
  - type: turn_on
    device_id: 3ebeccf8ea80fbee4226823491df28ff
    entity_id: switch.aqs_resistencia
    domain: switch
  - service: input_boolean.turn_on
    data: {}
    target:
      entity_id: input_boolean.net_mettering_status
mode: single

E automação para desligar

alias: AQS 15 NetMettering OFF
description: ""
trigger:
  - platform: numeric_state
    entity_id: sensor.template_energia_injectada_15m
    below: 20
condition:
  - condition: device
    type: is_on
    device_id: 3ebeccf8ea80fbee4226823491df28ff
    entity_id: switch.aqs_resistencia
    domain: switch
  - condition: state
    entity_id: input_boolean.net_mettering_status
    state: "on"
action:
  - type: turn_off
    device_id: 3ebeccf8ea80fbee4226823491df28ff
    entity_id: switch.aqs_resistencia
    domain: switch
  - service: input_boolean.turn_off
    data: {}
    target:
      entity_id: input_boolean.net_mettering_status
mode: single

Os valores que tenho para as automações, foram por estimativa e tentativa, até conseguir ao final dos 15 minutos só ligar uma vez o relay e maximizar o tempo que está ligado.

Tem resultado…

2 Curtiram

Viva,

Questão 1: sim consegues fazer. Utilizo o Heidisql mas pode ser usada qq outra ferramente, até o próprio mariaDB.

Questão 2: eu provavelmente criava, para essa situação: 1 diário, 1 mensal para cada conjunto de paineis + um diário e outro mensal para o consumo total

Questão 3: NA()

Questão 4: sabes o q estou a fazer :wink: e está quase pronto, mas este ponto irá depender muito de cada utilizador no sentido de decidirem o q querem ver, eu por exemplo, gosto de analisar a energia no gráfico e não tanto o q pago.

Questão 5: neste ponto depende muito q dados se querem guardar, por exemplo, eu uso 4 tabelas em mariadb para guardar os meus dados de energia:

  • Tabela 1 - dados do contador geral de energia, guardados de 5 em 5 min;

  • Tabela 2 - custos diários e mensais (basicamente possui os dados da faturação)

  • Tabela 3 e 4 - guardam caraterísticas e dados diários de consumo dos meus device organizados por categorias (iluminação, TVs, maquinas, etc)

Questão 6: Done :wink:

Olá Rui , em quanto tempo mais ou menos ligando e desligando o relé consegues ter agua quente?

Obrigado Flávio, penso que o ponto 5 faz sentido sim, possivelmente irei fazer isso também.
Obrigado

O meu Cilindro é de 300 litros, com a resistência mais ou menos no meio, também é por esse nível que tenho o sensor de temperatura. Deve estar a aquecer uns 150 litros (pela estratificação da água abaixo da resistência já não aquece muito mais água).

Pelos meus testes, deve levar pouco menos de 5 horas. De manhã com os banhos arrefece, após as 10:30 os painéis já estão a produzir acima dos 700w, que tenho nas condições, e pelas 15 horas já superou os 60º.

Na imagem dá para ver os arranques do relay.

A meu ver o ideal seria um “Gestor de excedentes”, como o Freeds, mas comprando o controlador pwm com o triac e o resto do material ainda fica algo caro e demora a recuperar o investimento…
Por outro lado, permitiria usar a totalidade do excedente solar sem ter que fazer contas ao netmettering e adicionando à saída um simples relay com os dois estados NO NC, quando a água já tivesse quente, canalizava o excedente para outra carga resistiva qualquer (por exemplo no inverno: um radiador a óleo). Seria também muito mais seguro.

Eu tenho uma simples tonada Gosund SP1 com tasmota. Sei que aquele relay um dia vai colar ou queimar mesmo. É um risco que corro…

Só agora olhei com mais atenção para o gráfico , eu acho que vou conseguir ter bons resultados então, o meu termoacumulador da cave é apenas de 80 Litros, relativamente ao rele colar, conheco já algumas pessoas com o mesmo sistema que usas, com shelly que aquilo tem funcionado bem, e que liga e desliga o rele dezenas de vezes por dia… é sim um risco.
Relavivamente ao gestor de excedentes que falas, eu conheci isso há poucos meses e sim é caro…

Suponho que bastava o Triac+ESP pwm.

Usar todas as funções do FreeDS fica complexo.

Há também a questão do ruído eléctrico que o Triac provoca…

Aqui o Shelly 1PM tem aguentado bem este andamento desde Setembro de 2021, não dando ainda sinais de começar a falhar. Foram cerca de 50 ciclos hoje.

Home Assistant - Home – Home Assistant 2023-05-01 22-27-04

Algumas notas que podem ajudar ou não:

  • Não percebi bem qual a motivação para usar MariaDB, embora saiba que haja quem o faça. Eu até agora não senti necessidade.

  • O HA tem as tabelas statistics (hora a hora, nada é apagado) e short_term_statistics (quartos de hora, só os últimos 30 dias) que podem interessar. Se os sensores estiverem devidamente assinalados a gravação de dados é gerida automaticamente e com esses dados pode-se calcular saldos, totais de produção, etc.

  • Quanto aos gráficos no HA os cards embutidos são bastante limitados mas pode-se instalar outros cards (custom) que funcionam bem. Eu uso Apex Charts e há outro também com bom aspecto mas não me recordo do nome.

1 - A motivação é simples com a MariaDB consigo ter um base de dados relativamente leve ja uso há bastante tempo e consigo depois “facilmente” brincar dos os dados no grafana por exemplo.

2 - Sim, mas não sinto segurança em preservar esses dados a longo tempo, dai usar a mariadb para isso. Ha quem tenha dados de anos…

3 -Correcto, hoje esses cartões funcionam amanha já não sabes… já uso HA há bastantes anos para saber bem como os custom cards e outros funcionam… daí querer apostar numa solucão mais robusta (grafana)

Certo, acho que já percebi. Eu tenho justamente os dados desde Agosto de 2021, data em que aquilo foi acrescentado ao HA, mas claro que pode sempre falhar alguma coisa. Não me preocupo com isso porque tenho backups (aos quais já tive de recorrer quando fiz asneira ao chafurdar nas tabelas de estatísticas).

Quanto à “matemática” espreita o EMHASS que referi no outro tópico, pode ser que dê jeito. Ou então fazer uma coisa mais básica de raiz se aquilo for complicado demais.

No que toca à estrutura dos dados eu diria para começar por ver https://data.home-assistant.io/docs/statistics/#statistics, mesmo que não uses directamente serve de inspiração. A meu ver é sempre preferível guardar os dados independentemente e com a precisão que pretendes (por exemplo quartos de hora) e depois fazer os cálculos na hora de visualizar a informação. As tabelas de HA são um exemplo disso. Nunca usei Grafana por isso não sei dizer se consegues usar directamente os dados dessas tabelas.

Sim a questão dos dados é importante, quando começar a fazer vou deixar aqui como fiz.
Já dei uma vista de olhos no EMHASS é complexo e não de muito fácil entendimento pelo menos para mim, julgo ter potencial, deixamos aqui a dica para alguem que queira desbravar aquilo e poder partilhar depois resultados.

Obrigado pela partilha! Já uso o FreeDS (versão “custom” com rele de estado solido) há uns anos e tem funcionado bem…
Acontece que ainda nao integrei a leitura do contador, e como não tem noção do netmetering, posso estar a consumir da rede sem ter a “bateria” da EDP cheia!

Com a ideia do utility_meter de 15 minutos de ciclo, consigo ter o termoacumulador desativado até ter injetado o suficiente para gastar zero durante o dia!

1 Curtiu

Interessante! Podias criar um tópico novo e partilhar esse projeto. Eu gosto da solução do FreeDS, mais que o NetMettering. Se der para baixar o investimento para o poder usar, seria o ideal!

Deixo aqui um vídeo bem explicado referente a parte da omie https://youtu.be/12ytwaNMlZI

Fui um dos que participou na criação do FreeDS e uso dois ainda da geração 1 com o hardware criado e montado pelo principal criador Lolo ( Um jovem Espanhol que trabalhou como cientista investigador no Instituto de nanotecnologia em Braga). Tem um firmware que não atualizo á mais de 1 ano. Pela experiencia não existe nada melhor para controlar os excedentes. Podemos envia-los para onde quisermos desde que seja uma carga resistiva. Eu tenho um dos meus a enviar para um termoacumulador. Quanto ao caro os meus custaram cada um 35€. Penso que hoje não andara muito longe.

Se puderes deixar o link seria interessante para a malta poder ver.

O link de que? Do Freeds?

freeds.es

Procura o canal do telegram que é onde tudo acontece.

Não. O link desse equipamento que tens a 35 euros .


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade