Excedente solar

Isso é quase zero

Acho que ainda é preciso dividir cada valor por 4

Porque cada intervalo é um rate/hora

Acho que isso nao reflete o netmetering

Podes explicar melhor isso do dividir por 4?? Não percebi…

No diagrama coloquei vários debugs para testar todo o processo e no meu entender parece que não devia estar a falhar… neste exemplo em vez dos 10mim de delay até coloqui apenas 8mim.

Conseguem verificar algum erro que me esteja a passar?

Ou seja por os valores lidos a resistencia irá ligar 180000ms = 3mim

Nunca consegues zero

A exportação/consumo é uma batalha

Isto não é tão simples

Ainda mais com 2000W de uma vez

Até o inverter adaptar vai consumir, suponho eu

É uma questão de questionares a EDP sobre o netmetering a nível de fatura

Porque fisicamente nada vai mudar

Será que é mesmo assim ou a teoria da contagem que aqui é descrita no tópico não será a correta?

Por os testes que tenho andado a fazer o contador nunca conta os acumulados, penas os consumos instantaneos…

Só quando a produção é superior ao consumo, consigo ter zero no consumo, utilizando o metodo para calcular os acumulados nunca funciona…

Alguém tem isto dos acumulados a funcionar que possa mostrar os dados do contador?

A pedido de várias famílias vou partilhar aqui o meu flow para quem quiser usar como base para um “gestor de excedentes quarto-horários”. Estou muito satisfeito com o resultado.

Podem descarregar tudo no ficheiro flows.json.

Além do que está neste flow são necessários uns utility meters também quarto-horários, que penso já ter explicado previamente.

1 Curtiu

Não consegui seguir tudo no teu flow mas sugiro que experimentes adaptar o flow que partilhei há pouco. Tenho consumos a zero excepto se for ligar o micro-ondas às 12:14 ou situação similar, nesse caso não há nada a fazer.

consumos

O gráfico do HA já não tenho para esta data mas de certeza que foi como os que partilhei em Excedente solar - #56 por luuuis. O Shelly tem aguentado bem estas andanças.

obrigado pela partilha @luuuis

Boa noite
Como actualizar o FreeDS?
Tenho a versão 1.0.7 Rev 2 posso actualizar via usb logo para a última versão 1.1.0015?
Obrigado

Para descargar FreeDS debemos ir a repositorio github del mismo: https://github.com/pablozg/freeds/releases/

Una vez descargado descomprimimos en la raíz del disco duro C (por comodidad).
O bien lo instalamos en la carpeta en la que deseamos tener el material FreeDS.


Abrimos un terminal de windows (combinación de teclas WIN+R y escribimos cmd). 
Una vez en el terminal, nos vamos al directorio donde hemos descomprimido FreeDS, mediante el comando cd
Ejecutar el comando “programar ESP32.bat COMX”, donde sustituimos X, por el puerto del ESP32.

video

Obrigado Marco
Para os novatos como eu para que não comentam os mesmos erros que eu:
Têm de desligar o ESP32 que esta ligado ao PCB e liga-lo somente por cabo usb ao PC para fazer a actualização

Nestes dias de meia estação em que há pouca necessidade de climatização é que o “gestor de excedentes” faz um brilharete (ontem, 2 kWh recuperados). No verão propriamente dito como tenho solar térmico a resistência pouco acrescenta.

1 Curtiu

Boas!
Eu tenho Luzboa tanto para compra como para venda, agora. A parte da venda tenho controlada, mas para a compra não. Tens aí um valor da Luzboa, é de compra? Se sim, como lá chegaste? Obrigado!

Eu vendo a Luzboa e compro à Coopérnico, usei as fórmulas publicadas por eles. Não tens a fórmula de venda da Luzboa?

Tenho sim, e já percebi como chegar aos valores.

Está a lixar-me a vida é a porcaria da média mensal… É sempre um tiro no escuro. E mais chato é que tinha algumas automações a basearem-se no preço no momento para decidir se, por exemplo, ligam à noite ou de dia, pois às vezes mais vale vender do que utilizar durante do fora de vazio e utilizar depois em vazio.

Janeiro: média mensal de 69,35 €/MWh

Fevereiro: média mensal de 134,23 €/MWh (quase o dobro de janeiro)

Com a imprevisibilidade do valor mensal vai tudo ao ar.
Utilizar a média do mês anterior também não é viável, as diferenças podem ser enormes. Ainda estou a pensar como melhorar isto, mas se calhar usar um sensor com a média dos últimos 30 (com base na presente data) dias ainda será o melhor; no fim período de faturação estará quase certo, no início… certamente que não.
Alguma ideia melhor?

Desculpa, percebi ao contrário, agora é que estou a ver…
A venda à Luzboa está resolvido, pq é com o preço de venda na própria hora, períodos de 15min - que sei; o preço de compra à Luzboa é que me está a lixar…

Mas isso é a natureza dos tarifários indexado ao Spot mensal! Pelo menos até alguém desenvolver o Addon Bola de Cristal. :stuck_out_tongue: Mas agora a sério, se for preço hora-a-hora sabes sempre o preço das 24 horas que se seguem.

Também ia sugerir usar a média dos últimos 30 dias ou média desde o início do mês. Mas se fores maluco para isso podes tentar ver os futuros no OMIP e englobar nos cálculos…

1 Curtiu

Não me dês mais ideias, que para maluqueiras dessas sou fácil de picar…
:wink: Thanks!

Se calhar… resta perceber bem e ver se é possível sacar os valores e depois ver se bate mais ou menos certo…

Mas de qq forma é sempre só uma previsão.
https://www.omip.pt/pt/dados-mercado?date=2023-03-01&product=EL&zone=PT&instrument=FPB

Tem havido dias em que não apetece mesmo aproveitar o excedente. :thinking:

Home Assistant - Home – Home Assistant 2023-05-15 14-09-27


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade