Netmetering, Diagrama de Carga, Load Profile, 15min, settlement 2023

Caso alguém queira discutir o assunto

5 Curtiram

Passei meses estudando/programando igual um louco para obter estes dados que o Easy HAN nos entrega… Os mais ajuizados de certo vão adorar saber que não necessitam mais perder noites a estudar, está feito.

Dito isto, onde ele guarda os ficheiros, no ESP ou fora do ESP?

Na flash do ESP 2MB dos 4MB.

Os ficheiros são acessíveis via http:

IP/ufs/ficheiro.csv

Estás a buscar os dados via os profiles ou pegas os mesmos em hora sincronizada?

Via profile quando muda os minutos., do load profile.

Nao vai buscar o passado.

Supostamente os Kaifa ainda tem bug.

Perfeito! Devias então publicar isto no grupo do pessoal que quer controlar custos no dia-a-dia. Só não controla agora os custos/vendas quem não quiser.

Por acaso o .xls da e-redes já é diário.

Mas serve para comparação.

Visto que o .xls está em kW. A cena do “/ 4”.

Prova por amostragem :slight_smile:

:100:

Mas não há como pegar os dados na E-redes por programação pois eles não têm API para isto. O Easy HAN estando integrado no HA, MQTT, etc., tens toda a informação sem qualquer trabalho no teu HA. Quem quiser ir mais além, é só utilizar o Node-Red para fazer todas as contas e muito bem feitas.

2 Curtiram

Estando em .csv até podes usar o google charts. Algo que ainda não explorei

Obrigado pela partilha. Já fiz o update!

O valor EB1 Import Inc lido do contador, já tem as “contas” ao importado e exportado nos 15 minutos? Ou a e-redes só faz isso depois nos servidores deles?

Já agora, o que representam estes dados?
EB1 +Ri Inc 0 VArh
EB1 -Rc Inc 9 VArh
EB1 Export Inc 0 Wh

Eu ando aqui a tentar criar umas automações para ir aquecendo a água no cilindro de AQS, ligando e desligando para dar uso ao netmettering.
Já alguém o conseguiu com sucesso. Ainda nem sei bem como comprovar que está a funcionar, daí questionar se o EB1 Import Inc já tem esses cálculos, pois bastava verificar se este deu 0.

Posso partilhar aqui, um num novo tópico o que tenho desenvolvido, assim trocávamos ideia e metodologias, a ver se conseguíamos extrair o máximo do netmettering.

Não

Faz depois

Ri reativas (sem interesse para utilizador comum)

Export Inc - Import Inc = Saldo

Já existe um tópico sobre excedentes.

Mas no geral é por estimativa.

Apenas podes verificar os 15min anteriores.

Ou usar a potência instantânea (Watts)

Há um “FAQ” da E-redes que explica as contas que eles fazem. Quem quiser ler, siga o link abaixo.

https://www.e-redes.pt/pt-pt/ajuda/perguntas-frequentes/autoconsumo-individual-perguntas-frequentes

2 Curtiram

Causará sempre duvidas de qualquer maneira :slight_smile:

Sem dúvida…
Como tenho o registo da MCP feito à pouco tempo, no site da E-redes as leituras ainda aparecem todas como Inválidas e ainda não houve comunicações para a Endesa desde que tenho os painéis registados, não consigo comprovar a 100% se a coisa funciona.

Era tão bom que pelo menos mudassem o netmettering para hora a hora ou ciclos do tarifário… :slight_smile:

“Vezes 4”

File Not Found

URI: /ufs/charts.html
Method: GET
Arguments: 0

Irás disponibilizar o ficheiro charts.html ?
Há o risco do ESP falhar por memória cheia se não formos apagando os diagramas de carga?

Dá para 484 dias acho eu.

Copiar e apagar o mês anterior é o melhor.

Não vou usar esses ficheiros para gerar gráficos.

Muito complexo. E não domino javascript…

2 Curtiram

Segundo o que vi no grupo ‘Autoconsumo fotovoltaico’:

  • A e-redes chama ao netmetering ‘settlement’.

  • A nível de facturação vão mesmo manipular as leituras ‘VazioPontaCheias’.

  • o que aparece no contador será diferente da factura

  • quem faz as contas é a e-redes e passa ao comercializador

Actualmente deve haver clientes com os dois métodos…


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade