Netmetering, Diagrama de Carga, Load Profile, 15min, settlement 2023

Ainda há dias coloquei à e-redes algumas questões sobre o netmettering e uma Srª ligou-me e foi bastante explicativa.

  • Os ciclos de autoconsumo de “calculo de saldos quarto-horários” vão de 21 a 20 de cada mês
  • Os valores de ‘VazioPontaCheias’ nos contadores nunca vão bater certo com os apresentados nas faturas do comercializador, com a diferença a aumentar a cada mês
  • Em caso de não comunicação das leituras, nunca se deve dar a leitura manualmente (devido ao ponto anterior) e esperar pelo fim do ciclo ou reportar a falta de comunicação da leitura à e-redes. A Srª indicou que é sempre preferível receber uma fatura com estimativas, do que fornecer uma leitura com base nos valores indicados no contador e que será superior ao real (após o cálculo)
  • O saldo entre o exportado e importado de 15 em 15 minutos, só é calculado e enviado ao Comercializador no dia 20 de cada mês, sendo até então apresentado um traço - no site da e-redes.

Já por mais que uma vez coloquei questões à e-redes via formulário no site e sempre me ligaram de volta passados 1 a 3 dias e foram esclarecedores.

1 Curtiu

Para mim isto está feito de forma que ninguém consegue conferir o que se passa… Em teoria, se pegares o diagrama de cargas dos dois últimos meses, depois fazer um novo entre o dia 21 de um mês ao dia 20 do próximo, o mapa resultante deveria ser aquele que é enviado ao comercializador.

Não é isto???

É isso…

Houve mudanças.

Já não usam aquele ficheiro xpto.

Vai continuar a gerar confusão.

Mais valia creditar o saldo positivo…

Eu acho que o triste é, no mundo tecnológico atual, uma pessoa não conseguir obter a informação correta do que consumiu/vendeu. Metes um tanto de medidores que depois não consegues traduzir na mesma informação dada por eles. Acho que deveria ser um direito poderes medir/comparar por forma a que pudesses, por exemplo, contrariar as medidas que eles fazem. Mais importante, poder traduzir as medidas para aquilo que vais pagar/receber em função do teu consumo/produção.

1 Curtiu

Edit:

1 Curtiu

Olá @nikito7 ,

O que representam o EB1 Consumo Calculado e EB1 Excedente Calculado ?
Tenho uns valores negativos que não vejo de onde venham…

Faz reset.

Mudança de variáveis.

Consola:

Script >saldo1=0.001
Script >saldo2=0.001

Supostamente são as contas do netmetering.

1 Curtiu

Parece que hoje em dia até os valores dos 15min são estimados :crazy_face:

Por aqui continua a bater certo.

Apenas considerado valores reais.

Valores estimados é impossível fazer qualquer comparação.

Tal como havia estimativas nas leituras, neste momento também estimativas no diagrama (15min). Não estou a falar dos saldos.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade