Como criar diagrama de cargas reais

Já há muito que tento obter localmente os dados “oficiais” de consumo e produção de energia elétrica que, para serem oficiais, têm de ser colhidos no contador da E-redes. Melhor, poder comparar o diagrama de cargas publicado pela E-redes com aquele que eu mesmo recolho localmente.

Enquanto um ESP + Tasmota pode dar-nos esta informação, eu optei por um controle maior e fiz um programa em python3 para recolher, gravar num ficheiro csv localmente e publicar os mesmos dados via MQTT. Isto dá-me um backup gravado no elemento de recolha e, como também envia os dados via MQTT, posso recebê-los e tratá-los como quiser no HA. No meu caso eu guardo no HA numa base de dados MariaDb.

Eu utilizei um ASUS Tinker velho que tinha. Qualquer raspberry (ou clone equivalente) que rode Linux e python3 e que tenha um adaptador USB-RS485 pode ser utilizado. Pode, inclusivamente, ser posto no próprio HA. A ligação à porta HAN é idêntica àquela que fazemos com o ESP/Tasmota.

Não faço qualquer tratamento nos dados recolhidos pelo que os números de consumo/fornecimento são em Watts e a voltagem real é obtida a dividir o valor por 10.

Quem tiver curiosidade/interesse pode baixar e utilizar o programa via: https://github.com/moferreira/prower_meter

O programa está super comentado, permitindo assim a qualquer um entender o que é feito e alterar caso queira.

3 Curtiram

Viva. Pelo que li, tem produção fotovoltaica. Só para tirar aqui uma dúvida, consegue a partir da sua página da e-redes saber os valores de consumo e da produção? Também tenho painéis fotovoltaicos e tenho contador bidirecional, mas na minha página da e-redes só me aparecem os valores do consumo. Onde penso que deveriam aparecer os valores da produção, está em branco. Obrigado

Fizeste a MCP (Mera Comunicação Prévia)? Se não for feita, a E-redes considera que não produzes nada.
Se foi feita, no site da E-redes selecione para ver as leituras. Uma vez lá, troque na URL o nome “readings” para “consumptions”. Deverá vir o diagrama de cargas.

De notar que isto deveria dar as informações de consumo e produção. Os valores do Excel baixado têm de ser dividido por 4 para teres o valor correto.

Isto não é oficial… Foi uma forma que aqui no grupo conseguimos para ter acesso a estes dados.

QUando reclamamos, a E-redes nos informa que está a finalizar o site para a entrega desta informação, que deveria estar disponível no máximo 4 meses após o registo da MCP. Daí eu ter criado um meio de ter o meu próprio diagrama de cargas retirado a partir do contador.

Obrigado. Funcionou. Sim, eu fiz logo a MCP assim que montei os painéis. O contador foi mudado para bidirecional ao fim de 2 semanas, mas foi automático, nem pedi nada, já que estava previsto a sua substituição na zona onde moro. Agora só uma dúvida. Porque é que tenho de dividir os valores de consulo e produção por 4? Abraço e obrigado uma vez mais.

Os dados são colhidos à cada quarto de hora. Para apresentação gráfica (diagrama de cargas) eles têm de ser multiplicados por 4 para apresentação horária.

Se fizeres leituras diretas no contador, ao “last load profile”, verás que o valor no contador é exatamente 1/4 daquele que eles publicam.

Já confirmei e bate certo. Obrigado

Até aqui todos chegamos… Falta saber o que é reportado pela E-redes ao teu fornecedor e ao teu comprador de energia.

A lei determina que o valor a ser cobrado é a diferença à cada 15 minutos mas, até agora, não vi no fórum alguém que confirmasse isto porque não temos acesso ao que a E-redes publica para os vendedores/compradores de energia.

O correto seria a diferença entre consumo e produção a cada 15 minutos, sendo o efetivo o valor a positivo da subtração de um pelo outro.

Por fim, para a discussão de como calcular corretamente o valor temos este tópico aberto:

Eu não estou a vender energia porque basicamente quase nenhum fornecedor quer comprar. Eu estou na Endesa e já me disseram que não compram. Porque é que haviam de comprar se a podem ter de borla por parte dos produtores. Também só tenho 6 painéis e basicamente vai quase tudo para autoconsumo, vai pouco para a rede. Mas realmente, por parte de todas as entidades, desde a E-Redes a fornecedores, tudo isto parecem negócios obscuros, não dão informação fidedigna a ninguém, ou pelo o que é que pagamos na realidade. Obrigado pela ajuda!

Neste caso, leia o registo 0x0073 e 0x0074. O “0x0074” dá o quanto estás a injetar na rede (mono-fásico). Com esta informação decides onde meter o excedente. Por exemplo, via HA ligar o termo-acumulador se tiveres a injetar muito.

Para decisão à médio/longo prazo, leia os totalizadores de importação/exportação.

Boa sorte!

image

Postei isto noutro sitio , se calhar faz mais sentido aqui.
Diagrama de cargas, referem-se aos dados que “sacamos” em xls da E-Redes?
Tipo isto?

Data Hora Consumo kW Produção kW
2020/12/23 00:15 5,696 0
2020/12/23 00:30 5,844 0
2020/12/23 00:45 5,78 0

Sendo isto a que se referem, parece-me que representa a leitura do kW instataneos tirada a cada 15min

@PDM, não! O teu princípio está correto; a forma de pegar o diagramas de cargas não. O que vale, oficialmente, é aquilo que é guardado nos “profiles” do contador. Os contadores de quem produz deveria ter 70 dias de profiles, ou seja, os valores de consumo e produção à cada 15 minutos por 70 dias. O meu contador tem um “bug” que não me permite tirar dele sequer os últimos 30 dias de profiles. Assim sendo, eu tenho de ir buscar (e guardar), à cada 15 minutos, um registo que existe no contador chamado “last profile”, que tem estes dados relativamente aos últimos 15 minutos.

Há ainda que denotar que o ficheiro xls da E-redes tem os valores mutiplicados por 4, o que não acontece quando lês o “last profile” diretamente do contador.

Espero ter esclarecido…

Obrigado pelo esclarecimento, a ideia de ser medida de potencia instantanea , resultou de um passar de olhos muito rápido nas listas e lá referirem kW e não kWh.
Estive a ver melhor o xls que se saca da E-Redes, se num mês dividir o SUM de todas as medidas dos 15min. e dividir por 4, dá aproximadamente o total que o energy do HA indica.

Olá. Pode pf partilhar a lista completa dos Endereços? É válido para o contador Kaifa MA109P?

@Manuel_Fernandes1, bem vindo ao grupo dos “frustrados”! O contador, de muitos de nós, é o Kaifa MA109, inclusive o meu.

Há publicações do @nikito7 onde ele nos ajudou a colher os valores dos contadores que realmente contam para quem está preocupado com isto a utilizar um ESP/Tasmota.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade