Multi sensor HA com Nodemcu

Já aparece creio.
Faltava depois das 24h ir lá publicar manualmente ao que parece.
Foi a primeira publicação no thingverse, portanto posso tb ter sido eu a fazer alguma asneira :stuck_out_tongue:

Boa tarde
Montei dois multisensores conforme o tutorial do BRUH e funcionam sem nenhum problema.
Fiz uma nova caixa (impressora 3d) para poder conter o transformador AC-DC 5 V 700mA 3.5 W.

cxmultisensor

Publiquei para quem quiser no Thingiverse.


Cumprimentos
Sebastião

3 Curtiram

Quanto tempo demora para reconhecer o movimento?
Aqui o sensor demora uns 3 segundos, acho muito.

Os meus estão a reconhecer o movimento imediatamente. Podemos mecânicamente regular a sensibilidade. Pelo menos os que eu tenho.
Cumprimentos
Sebastião

Eu uso o código do BRuh e este sensor HC-SR501.
Mas até o led do nodemcu acender demora uns 3 segundos.

@Vicente_Candido e @sslopes

Não desfazendo o excelente trabalho do código do BRuh, não seria preferível utilizar outro firmware como o tasmota? A versatilidade e utilização de um firmware transversal aos ESPs permite uma gestão centralizada e muitas outras vantagens.

Excelente, quero experimentar o tasmota. Tenho ele instalado em 3 sonoffs. Mas tenho dúvidas quanto ao multisensor. Por gentileza, peço seu auxílio.

-pra flashear, é o mesmo processo do sonoff? Defino como qual tipo: basic, pow…?
-você pode mandar links de como configurar o tasmota pra multisensor?
-se colar um print screen das telas de configuração do seu tasmota me ajudaria.

@Vicente_Candido

A forma mais simples de flash é seguir o tutorial:

A utilização de sensores pode ser definida após configuração do módulo. No caso em específico, seria o módulo genérico.

Relativamente a adicionar sensores tens muitos e diferentes… que podes definir, posteriormente, no menu web do tasmota.

Para configuração de sensores com o tasmota, existe já muita informação no fórum sobre essa matéria. Basta uma pesquisa utilizando a lupa do menu.

Contudo, está em estudo um tutorial (compilando vários temas) integrando vários sensores com o tasmota no HA.

Muitíssimo obrigado.
Vou tentar e dou um retorno sobre o resultado.

Consegui flashear.
Coloquei sensor de luminosidade, dht22 e um pir.
Tudo funcionou perfeitamente e bem mais rapido que no código do bruh.

Só não consegui configurar o led rgb.

1 Curtiu

@Vicente_Candido

Adicionalmente, podes instalar o addon: TasmoAdmin, que permite fazer a gestão centralizada de todos os tasmotas. Contudo, existem relatos de atualizações do firmware dos ESPs sem sucesso via este addon… possivelmente, relacionado com incorretas configurações dos parâmetros do flash inicial.

Relativamente ao led RGB: existem de vários tipos com controlo e configurações muito diferenciados. Poderás estar a configurar de forma incorreta, ou esse led ser incompatível.

Espero ter ajudado no teu projecto. O objectivo era conseguires assemblar um sistema mais simples e versátil, baseado num processo mais rápido e intuitivo.

Estou muito grato por toda sua ajuda e também muito feliz por tudo ter sido otimizado.

O meu led é o “cathod led rgb”

@Vicente_Candido

Não entendi se o teu led é Common Cathode (texto) ou Anode (foto). Deverás ter atenção nas ligações:

  • Anode ligar a 5v.
  • Cathode ligar a GND.

Adicionalmente, deves ligar 3 resistências de 221 ohm, em série, para cada cor e ligar a gpios de pwm configurando os mesmos no firmware.

Para uma configuração mais “simples” e versátil, podes utilizar os leds WS2812B. Estes utilizam só um gpio (para data), e permitem teres mais leds rgb endereçados individualmente.

1 Curtiu

Vou testar leds ws2812b neste final de semana.

Mas estou com um problema, não fazer funcionar o sensor PIR no homeassistant.

Minha configuração.

Quando eu me movimento na frente do PIR, o console do tasmota exibe:
02:17:19 MQT: cmnd/movimento/POWER1 = OFF
02:18:03 MQT: cmnd/movimento/POWER1 = ON
02:18:24 MQT: cmnd/movimento/POWER1 = OFF
02:19:41 MQT: cmnd/movimento/POWER1 = ON
02:20:03 MQT: cmnd/movimento/POWER1 = OFF
02:25:31 MQT: tele/multisensor_3/SENSOR = {“Time”:“2018-10-23T02:25:31”,“Switch1”:“OFF”,“ANALOG”:{“A0”:41},“AM2301”:{“Temperature”:26.8,“Humidity”:59.9},“TempUnit”:“C”}

Aqui meu configuration.yaml
binary_sensor:

  • platform: mqtt
    name: Multisensor 3 Motion
    state_topic: “state/movimento/POWER1”
    command_topic: “cmnd/movimento/POWER1”
    payload_on: “ON”
    payload_off: “OFF”
    device_class: motion

switch:

  • platform: mqtt
    name: “Multisensor 3 Motion”
    state_topic: “state/multisensor_3/POWER”
    command_topic: “state/multisensor_3/POWER”
    payload_on: “ON”
    payload_off: “OFF”
    retain: true

No homeassistant todos os demais sensores (dht22, t6000) funcionaram.
Só não consigo fazer o homeassistant receber o sinal de movimento registrado no tasmota.

@Vicente_Candido

Já puseste essa questão noutro tópico. Não há necessidade de fazer spam. Não é por publicar a mesma coisa várias vezes que a resposta é mais rápida…

Luís, você tem sensor de luminosidade TEMT6000?
Quanto tempo após alteração de luz o Homeassistant atualiza?

Olhando diretamente no tasmota o delay para atualizar a taxa de lux é de 2 segundos.
No entanto, no homeassistant demora cerca de 3 minutos.
Existe alguma forma de atualizar os dados de LUX mais rapidamente?

Eu acabei de descobrir como altera a taxa de atualização no tasmota.
Vou deixar a resposta aqui, pois pode ser útil para alguém:

Digite no Console da interface web do tasmota:
TelePeriod
(isto mostra quantos segundos é o intervalo de atualização de dados)

O meu estava definido em 300 (ou seja, 5 minutos)
Alterei para 60 com o comando abaixo:
TelePeriod 60

2 Curtiram

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade