Multi sensor HA com Nodemcu

Algum colega já montou algum multi sensor para uso no HA.

Vi um tutorial do BRUH Automation no YouTube e gostei muito.

Ele monta um multi sensor com 1 Nodemcu, 1 sensor DHT 22, 1 PIR Am312, 1 sensor de luminosidade e 1 LED RGB.

Ele fornece também o código para inserir no Nodemcu e no HA.

Comprei 3 itens de cada da lista acima para montar 3 sensores.

Alguém com mais experiência para me dar um feedback de se realmente é bom e funciona direito.

Sou novo nesse negócio de HA e estou apanhando muito para conseguir fazer as coisas. Porém não desisto com facilidade :grinning:

Um grande abraço,

O tutorial do multi sensor que falas é bom e funciona bem, eu não o tenho mas conheço pessoas que o tem a funcionar sem problemas, e tudo o que possas encontrar para o fazer está no vídeo do BRUH.
No entanto se não tens experiência em electrónica, terás que ter alguma cautela.

Assim que os componentes chegarem, eu irei montar.
A parte que eu tive um pouco mais de problemas foi na compilação do código no arduino que estava dando erros. Porém já resolvi. Pelo menos isso… :grin::grin:
No mais, quando estiver com ele montado, irei postar uma foto aqui. Só não vou ter a impressora 3D para fazer a caixa, mas vou adaptar em uma.

Abraços,

Podes sempre usar tasmota… Também dá perfeitamente para isso…

Tasmota é uma excelente opção. E também podes usar o ESPeasy.

@Maddoctor, no tasmota eu consigo ligar os 3 sensores + o LED RGB?

Vi uma configuração do Tasmota com o Sonoff, mas funcionava apenas 1 ou 2 sensores… Não vi nenhuma para Nodemcu…

Abraço,

@j_assuncao acho que esse do BRUH usa o ESPeasy. Me corrija se eu estiver errado…

Abraço,

Não, ele não usa espeasy.

Sim, podes ligar isso tudo e mais…

Meu único problema é que só vou saber usar o tutorial do BRUH… Não faço a menor idéia de como instalar com o tasmota.

Para que ainda não entende nada de HA que nem eu, o que eu estou fazendo de melhor é ler os tutoriais e videos, realizar o flash e ir adaptando para o meu uso. Infelizmente é isso que tenho feito.

Abraço,

O importante é que funcione… De qq forma, se quiseres ajuda para o tasmota, diz! :wink:

Muitíssimo obrigado!!! :grinning::grinning::grinning:

Abraço,

Funciona perfeitamente bem.
O DHT pode ter uns 3 graus de erro, depende do componente em especifico.

Se fizeres um housing com uma impressora 3d fica um mimo.
Tenho aqui um file 3d para fazer uma tampa para substituir nas caixas que costumam estar no topo das paredes, uma de energia outras de telecom.
Acabei por não comprar uma impressora 3d para testar o fabrico e afinar as coisas.

1 Curtiu

@Nuno_Reis podes partilhar o ficheiro para quem quiser usar?

Posso, amanhã chega o servidor de casa de reparação e depois de montar os discos e ligar o unraid, procuro os .stl para por aqui um link ou fazer upload para o site.

1 Curtiu

Obrigado @Nuno_Reis!

Hello

Acho que o site só vai mostrar ao publico daqui a 24h, mas o .stl já lá está.

Just in case…

https://mega.nz/#!545wGIJR!7q36L5D2D4K8iaXJWZjPEI_ly_n3CQj0c34uY7ucEXQ

1 Curtiu

Finalmente depois de uma semana caótica aqui no Brasil para quem trabalha com telecomunicações (rádio e TV), porque começamos ontem a propaganda política obrigatória e gratuita :triumph:, eu consegui terminar de montar os meus 3 multisensores e fazer um acabamento decente (para minha esposa não me por para fora de casa :joy:).

Todos os sensores estão funcionando perfeitamente e já comecei a programar algumas automações simples.

Mantive o código escrito pelo Bruh Aumomation e só adequei somente os nomes e troquei o sistema de medição de imperial inglês para métrico.

Abaixo vou colocar algumas fotos mostrando como ficou.

Abraços,

2 Curtiram

@Nuno_Reis o link do thinginverse dá erro.

@guga_carvalho bom projecto para aprender como funcionam as coisas :slight_smile:


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade