MQTT não funciona em hassio no VirtualBox

Boas a todos
Sou novo nisto do HA e para testes instalei o hassio numa maquina virtual no VirtualBox num Surface Pro 3 que esta ligado ao router por wifi.
Tenho 3 lâmpadas Yeelight RGB já configuradas em lan control ligadas ao mesmo router.

instalei e iniciei o addon mosquitto Broker, depois fui a integração e no mqtt detectado automaticamente marquei o auto discover e cliquei em terminar. (até aqui não mexi em códigos)

As lâmpadas nunca aparecerão mas consegui adicionar uma ao painel inicial, adicionando um código ao ficheiro configuration.yamlque funciona mas não aparece nas configurações em integração
Alguém sabe dizer o que fiz de mal?

Boas.

Relativamente ao Mqtt não sei se essas lâmpadas têm comunicação nesse protocolo.
No entanto existe integração para as mesmas no HA.

Podes sempre utilizar o MqttFx para veres os dispositivos que estiverem a emitir em mqtt.

Espero ter ajudado.

Bem vindo ao fórum da CPHA @NMCS e não esqueças de ler os nossos Termos do Serviço/Regras e a FAQ.

Se precisares de dicas tens muitas aqui no fórum e se quiseres conversar sobre algum tema para tirar duvidas tens sempre o nosso servidor de Discord! Mas para questões especificas , primeiro usa a LUPA para pesquisares se o tema já se encontra no fórum se não, opta por abrir um novo tópico aqui no fórum pois as respostas às tuas duvidas poderão posteriormente ajudar outros utilizadores.

@NMCS qual foi a configuração do addon do MQTT que usaste? Podes colocar aqui? Devidamente formatada sff

Bom dia eu nao alterei qualquer configuração, é a padrão

logins: []
anonymous: false
customize:
  active: false
  folder: mosquitto
certfile: fullchain.pem
keyfile: privkey.pem
require_certificate: false

Bom dia
Mas mesmo se as lâmpadas nao têm comunicação no protocolo deviam aparecer automaticamente no HA?

Não percebo como tens o broker a funcionar uma vez que não tens logins de utilizador e não permites utilizadores anónimos (anonymous: false)…

@NMCS recomendo que apagues a integração que tens do mqtt .
Depois no addon fazes stop, e colocas esta configuração.

logins:
  - username: username
    password: password
anonymous: false
customize:
  active: false
  folder: mosquitto
certfile: fullchain.pem
keyfile: privkey.pem
require_certificate: false

Reinicias o HA e depois voltas a ir às integrações e voltas a integrar o MQTT já com o username e password colocados.

1 Curtiu

Então como devo fazer?
A maioria do que vi na web esta desnaturalizada, nao da para esta versão penso eu

Meto tal e qual ou altero o user e pass para o meu?

Dás um user que queiras e uma pass também.
E tudo o que seja configurado posteriormente terá que ter esse user e pass para estabelecer ligação com o MQTT.

ok
Ja configurei como indicaste mas as lâmpadas Yeelight RGB nao aparecem automaticamente
O que posso fazer?
Uma dica nao usem o navegador edge pois da problemas

@NMCS podes lêr e editar o que escreveste anteriormente? Pois não compreendi bem o que escreveste.

1000 desculpas Rodolfo

Qual é a configuração que tens para essas lampadas Yeelight RGB ?

Nao fiz qualquer configuração, elas deviam ser adicionadas automaticamente
Não?

Instalei o hassio numa RP3 B+ ligada por cabo ao router da Vodafone mas com o mesmo problema
Isto pode ser do router?

Eu tenho isso a funcionar sem user’s. Criei um específico no HA. Pelo que li no site oficial da integração do broker isso é uma forma de configuração.

Uma questão: estas lâmpadas que ele quer integrar comunicam por mqtt?

Podes explicar como fizeste?

@NMCS ja adicionaste isto ao teu configuration.yaml?

yeelight:
  devices:
    192.168.1.25: (ip da lampada)
      name: Living Room (nome da lampada)

Sim e assim aparece na Visão geral mas nas configurações, em dispositos nao aparecem
Isto é normal? É qui na net vi uns vídeos de pessoas a quem a elas aparecem automaticamente


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade