MQTT não funciona em hassio no VirtualBox

João Lopes Podes explicar como fizeste?

Boas.
MQTT:
Para colocar o Mqtt a funcionar limitei-me a instalar o addon do Hassio. Nas configurações deixei estar como eles recomendam. Ou seja como tu colocaste inicialmente.

logins: []
anonymous: false
customize:
  active: false
  folder: mosquitto
certfile: fullchain.pem
keyfile: privkey.pem
require_certificate: false

Depois criei um user novo no HA com uma pass. É esse user/password que coloco nos equipamentos que se vão ligar ao servidor de MQTT.
No meu caso apenas tenho dois dispositivos Shelly que comunicam por mqtt. Tive que configurar os mesmos indicando o IP e a porta do MQTT (IP é o do HA e a porta 1883.
Para poder confirmar se os meus Shelly estão a comunicar com o MQTT utilizo o MqttFx (conforme li aqui no fórum).
Ou seja esta é a forma de eu verificar se os meus dispositivos estão a “falar” com o servidor MQTT.

Agora relativamente às lâmpadas que falas, pelo que li elas não comunicam por mqtt. Mas como.nao tenho nenhuma não posso verificar.
No entanto conforme te respondi logo no primeiro post elas têm uma integração no HA.

Tenta seguir esses passos. Não me parecem muito complexos.

Resumindo: uma coisa é o MQTT, que só permite integrar dispositivos que tenham essa forma de comunicação. Se não tiveres dispositivos a “falar” em mqtt nem vale a pena ter o addon ativo.

Espero ter ajudado.
Lopitos

Obrigado
Acho que tens razão as lâmpadas nao devem ser mqtt
Em relação ao user deixaste como administrador ou utilizador? Ou é indiferente?
As lâmpadas consigo, de forma manual que elas apareçam na visão geral mas nao nos dispositivos em configurações, isto é normal?

outra questão é se isso pode ser do router da vodafone e se devo configurar tudo por este router ou se devo ter um router segundario para estas configurações?

Penso que dá das duas formas. Tenho como utilizador e os dados chegam ao HA.

Penso que se tiveres tudo na mesma gama de IPs dá para funcionar. Eu tenho tudo pendurado no router da MEO e está a funcionar. No entanto estou a pensar colocar outro router para segregação das máquinas/dispositivos. Mas isso é outra coisa.

Para escutar os tópicos de MQTT também podes usar o próprio HA, embora o MQTT Explorer ou o MQTT.fx sejam muito melhores.

image

Pessoal muito obrigado pela vossa ajuda e embora as lâmpadas não apareçam de forma automatica, consegui adicionar 5 das 7 lâmpadas que tenho na Visão geral

Agora tenho outro problema que, ao alterar o código de lâmpadas ja adicionadas e mesmo reiniciando o HA nao ha qualquer alteração. Ex: Alteram o nomeAlguém sabe como resolver ou porque disto?
Outra questão é como adicionar cada lâmpada a cada area da casa uma vez que as lâmpadas não aparecem nos dispositivos?

Olá @NMCS, antes de mais peço-te que respeites o assunto dos tópicos. É prático ir colocando tudo no mesmo tópico, mas depois torna-se inútil para os outros utilizadores a curto prazo. Isto faz também com que seja difícil encontrar a melhor solução nos resultados da pesquisa do Fórum. A regra é: Novo Assunto = Novo Tópico.

Desculpa mas como vinha no seguimento…
Então crio outro tópico?

Sim, caso não haja já um tópico sobre o assunto podes abrir um novo sem problema.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade