Boas tardes a todos!
Em casa, tenho com o EasyHan e o Envoy dos painéis solares, monitorização do meu consumo elétrico global, da produção solar, injeção na rede, …
No entanto, só monitorizo dois equipamentos individualmente e grande parte do meu consumo não é rastreado, pelo que não fica fácil saber o que há a otimizar ou até substituir por algo mais eficiente…
Para tal, gostaria de ir colocando em várias tomadas ou ligações, medidores de consumo, de preferência Zigbee.
A ideia é cobrir pelo menos a maioria dos maiores consumidores: EVSE do carro elétrico, frigorífico, arcas, forno, placa de indução, micro-ondas, bomba da piscina, … e depois caso ainda verifique uma grande percentagem de consumo não rastreado, ir colocando outros.
O método mais simples, seria a colocação de uma tomada externa, como a do IKEA (https://www.ikea.com/pt/en/p/inspelning-plug-smart-energy-monitor-00569836/), que por 10€ cada ia resolvendo o problema.
No entanto, esta solução é intrusiva. Adiciona mais um ponto entre o equipamento e a rede elétrica, adiciona um relay que eu não necessito e que pode originar problemas, …
Solução encontrada na Internet:
O Zemismart Smart Energy Meter Zigbee.
É pequeno, cabe dentro das caixas de tomadas ou dentro do quadro elétrico, funciona como uma pinça amperimétrica e não é intrusivo.
Único defeito: O preço! 23€ em promoção do Black Friday. Antes andava pelos 40€.
É muito dinheiro por algo assim, considerando que iria ter que adquirir uma dúzia deles.
Conhecem outra solução semelhante mais barata ou o que usam para este tipo de monitorização de equipamentos elétricos?

eles não são conhecidos por serem rápidos nos processos…