Monitorização de consumo elétrico individual

Boas tardes a todos!

Em casa, tenho com o EasyHan e o Envoy dos painéis solares, monitorização do meu consumo elétrico global, da produção solar, injeção na rede, …

No entanto, só monitorizo dois equipamentos individualmente e grande parte do meu consumo não é rastreado, pelo que não fica fácil saber o que há a otimizar ou até substituir por algo mais eficiente…

Para tal, gostaria de ir colocando em várias tomadas ou ligações, medidores de consumo, de preferência Zigbee.
A ideia é cobrir pelo menos a maioria dos maiores consumidores: EVSE do carro elétrico, frigorífico, arcas, forno, placa de indução, micro-ondas, bomba da piscina, … e depois caso ainda verifique uma grande percentagem de consumo não rastreado, ir colocando outros.

O método mais simples, seria a colocação de uma tomada externa, como a do IKEA (https://www.ikea.com/pt/en/p/inspelning-plug-smart-energy-monitor-00569836/), que por 10€ cada ia resolvendo o problema.
No entanto, esta solução é intrusiva. Adiciona mais um ponto entre o equipamento e a rede elétrica, adiciona um relay que eu não necessito e que pode originar problemas, …

Solução encontrada na Internet:
O Zemismart Smart Energy Meter Zigbee.
É pequeno, cabe dentro das caixas de tomadas ou dentro do quadro elétrico, funciona como uma pinça amperimétrica e não é intrusivo.
Único defeito: O preço! 23€ em promoção do Black Friday. Antes andava pelos 40€.

É muito dinheiro por algo assim, considerando que iria ter que adquirir uma dúzia deles.

Conhecem outra solução semelhante mais barata ou o que usam para este tipo de monitorização de equipamentos elétricos?

1 Curtiu

posso apresentar a solução que encontrei para a minha situação, eu tambem queria medir varios circuitos (aproximadamente uns 20) e tudo ficava caro, incluido a shelly em. então encontrei este aparelho americano chamado emporia vue 3 que permite ser flashado com esphome e ligar localmente ao home assisntant, melhor ainda tem uma porta RJ45 para ligar por cabo… avaliando por preço/numero de circuitos 210€/19circuitos=11,0526€ por circuito.

na europa do que vi só dá para comprar na amazon alemã, eu comprei lá dois sem problemas:
https://www.amazon.de/Emporia-Commercial-3-Phase-Energy-Monitor/dp/B0D6X16RX1?th=1

para flashar o emporia existe videos no YouTube mas o GitHub foi por onde me guiei para fazer o trabalho:

2 Curtiram

Obrigado pela partilha.
É uma boa solução. O investimento parece elevado, mas o custo por canal é bom.

Não intrusivo, ESPhome e a funcionar localmente.

Pena não ter a rede elétrica melhor feita. Nem tudo vai ao quadro principal, tenho também um quadro parcial na garagem e outro no 1º andar. Mas já seria um bom ponto de partida.

1 Curtiu

eu no meu caso fiz o meu quadro seccionado já de maneira a poder usar este aparelho para medir equipamentos específicos ou grupos de equipamentos: iluminação total, tomadas totais, exterior, casas de banho, etc… e equipamentos específicos: forno, placa, bomba de calor, frigorifico/arca, Maq lavar louça, roupa, secar roupa, etc…
pode ser uma boa ideia para ti refazer um pouco do quadro para poder usar isto.

é algo que tenho em mente, mas tenho que solicitar à e-redes para ir retirar o DCP (que já não é necessário), para ganhar espaço no quadro, que é da Quitéros e já verifiquei que posso mudar as réguas de trás e as frentes para o poder usar em toda a largura.

o DCP qualquer electricistas certificado tira isso e trata do processo. se ficares á espera da e-redes vais ter de esperar muito tempo :wink: eles não são conhecidos por serem rápidos nos processos…

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade