Medidor de consumo para quadro eletrico

Bom dia,

Gostaria de colocar um dispositivo no meu quadro elétrico para medir o meu consumo total em kwh diario e mensal, algo que seja acessível € e seguro, alguém conhece este equipamento abaixo, serve para o efeito?
Uso Smartlife e HA, 20€ não queria gastar muito mais que isso senão iria para o shelly

Obrigado

Acabei agora mesmo de configurar isto: https://easyhan.pt/

So far, so good! Tem um monte de sensores. Aqui podes ver alguns:

Eu queria algo que não fosse ao contador da e-redes, mas apos ele, talvez a melhor opção seja um shelly em gen3 + 50a ct já se arranja nas wallapops e vinted’s na casa dos 28-30€

Tenho um leitor com 2 pinças do Aliexpress por menos de 20€. É zigbee e funciona bem (tive que adicionar m quirk para o ZHA), no Z2M penso que era direto. Inclusivamente o meu vem com um adptador DIN, facilitando a colocação no quadro (se houver espaço para tal)

Tenho também um Shelly EM com 2 pinças e custando quase o triplo acho que não justifica, só mesmo se precisares do relé, o que não é o meu caso.

Estou inclusivamente a pensar vender o shelly e comprar outro zigbee.

Estou usando este mesmo Shelly EM Gen3 com a pinça de 50 A e funciona maravilhosamente.
Vale lembrar que a pinça só pega bem os valores quando a carga fica entre 30% e 80% da carga máxima.
Recomendo pegar, junto com o Shelly, um suporte DIN para que ele não fique solto.

Recomendações:

Cuidado com produtos muito baratos em sistemas de alta voltagem. Por muitas vezes não seguem as normas e já vi coisas como gerar arcos internos entre os polos e o dispositivo parar de funcionar. Agora, para coisas de baixa voltagem, não vejo problemas. Só mais um ponto: se vc algum dia vai contextar a EDP ou seu fornecedor de energia, só vão aceitar dados de dispositivos homologados.
Sei disso, pois ia fazer o meu com ESP32. Cheguei a comprar as peças, mas depois, lendo mais sobre o assunto, esse fato veio à tona.

Estes medidores funcionam através de pinças que abraçam o fio e medem.campo elétrico, tal como os shelly. Não há pasagem de corrente significativa no aparelho, só mesmo a alimentação quen
se quisemos podenser feita com um cabo nà medida ligando-os a uma tomada.

1 Curtiu

a minha solução.

1 Curtiu

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade