Sobre a eletricidade, acho que partilhei a minha realidade.
Não trato nenhuma zona de forma diferente no arrefecimento.
Estando o passo do tubo bem projetado não deves ver qualquer tipo de condensação, ainda mais com a VMC a trabalhar 24/7.
Tenho a possibilidade mas se fosse hoje ligava as valvulas directamente à fonte sem controlo e poupava 400€ nos atuadores.
Se quiseres ter, não vem mal ao mundo claro, só estou a comentar isto porque pediste experiencias e esta é a minha
Se a BC com curva climatica e regulação dos caudalimetros garantem que tens uma temperatura uniforme em casa para que precisas de manobrar as valvulas?
posso te dar o meu exemplo, infelizmente ou felizmente a minha casa nova é muito bem isolada (R5) e sobre aquece muito facilmente inclusive agora nesta altura do ano, então o que acontece é que zonas com boa exposição solar tendem a aquecer facilmente para valores altos 25ºC enquanto que outras zonas estão mais frias, ao meteres tudo a climatizar num só circuito, primeiro, é impossível porque a maioria das saídas do autómato knx de climatização limita um maximo de 4 válvulas por saída (existe limite para o numero de electrovalvulas a controlar por saída), depois os autómatos knx sabem que a válvula tem de “descansar” sempre de X em X tempo de uso para não ficar presa, se tiveres tudo no mesmo circuito vais desligar tudo de uma vez para fazer a pausa, o que não é ideal. segundo deixas de ter um controlo preciso da climatização… por exemplo quando vamos tomar banho é o suficiente para a casa de banho sobre aquecer também. ou quando usamos o forno na casa é muito fácil sobre aquecer a cozinha, sem pontos de medição e controlo arriscas te a ter a casa muito quente num lado e muito fria no outro, a não ser que tenhas muitas perdas térmicas na casa que façam com que o sistema tenha de estar sempre a trabalhar para conseguir manter a temperatura estável.
Instalação elétrica trifásica.
erro grande, instalações trifasicas tendem sempre a ser difíceis de equilibrar com equipamentos monofásicos, mais caras, e se te arrependeres implica uma revisão geral ao quadro. é bom que tenhas um bom (mesmo bom) electricista nisto, fiz a instalação toda eléctrica da minha casa nova (1ano) monofásica. potencia contratada 6,9kVA. consumos 1,2MW mensais. só em equipamento gastei mais de 2k€ em material da efapel para dois quadros.
Infraestruturas de telecomunicações (ITED).
fiz o que estava no projecto e depois fiz o que queria adicionar á casa á parte para um bastidor meu, se soubesse o que sei hoje teria feito tudo em projecto num bastidor, no entanto isto não fica barato e o que está no projecto é para cumprir e nisto as coisas tambem não ficam nada baratas. adicionei, cabos para CCTV, Audio, sistemas de acesso a portas da casa eléctricas, cabos para CCTV interior, Cabos 10Gb para APs na casa, num total de 5 APs. cabos para os sistemas do assistente de voz do home assistant, etc… tudo o que leva cabo tenho o cabo passado.
Automação residencial com KNX .
a minha domotica base é KNX, tudo o que é estores, luzes, portas, portões, VMC, Bombas de calor, AC, Sensores, é tudo KNX, mais uma vez isto não fica barato e se gastares o mesmo que eu não fica por menos de 10K€ em material. depois tenho tudo ligado ao Home assistant onde faço automações mais complexas.
Iluminação com DALI .
eu fiquei por iluminação dimmer por TRIAC, funciona bem, mas se calhar deveria ter ido para DALI, como na altura não ponderei DALI não sei se teria ficado mais barato, as luzes dali não são propriamente baratas, e eu tenho 12 circuitos dimmer na casa com 4 downligths por circuito o que não fica propriamente barato.
Integração e coordenação através de Home Assistant .
sempre, home assistant é um grande complemente ao KNX principalmente em automações e para poupar nos modulos de lógica do KNX, por exemplo se quisesses controlar os estores com automatizações de controlo solar, precisava da estação metereologica mais o modulo de lógica para o controlo solar, o que incrementava mais o custo dos equipamentos.
Controlo da VMC , climatização do piso radiante com bomba de calor (que assegura também AQS), e carregamento de veículo elétrico.
tenho comunicação directa ao VMC por gateway modbus/KNX, funciona bem, mas ainda não está bem limado porque o fabricante da VMC recusa se a fornecer a tabela Modbus, e tenho de andar a partir pedra com a pouca informação que encontro. a bomba de calor tem um gateway ebus que comunica com a bomba de calor vaillant e faz a gestão de tudo, com algumas limitações que é a temperatura de impulsão da bomba, infelizmente o único gateway que comunica com a bomba não permite alterar temperaturas de impulsão para arrefecimento ou aquecimento, só deixa alterar o setpoint para AQS que não me interessa porque está sempre nos 70ºC.
o carregamento de carro eléctrico está com o circuito preparado, tenho pinças amperimentricas em mais de 20 circuitos a fazer medições constantes aos consumos da casa para perceber o que cada coisa gasta, incluido os 3 postos de carregamento de carros eléctricos, no entanto ainda não tenho nenhum carro eléctrico para já. tambem controlo o sistema fotovoltaico por modbus tcp e o sistema backup. no entanto ainda não o liguei ao knx e tenho ligado ao home assistant directamente.
Preparação futura para instalação de painéis fotovoltaicos.
se não queres deixar 250€ mensais em electricidade, e acredita que tenho tudo do mais eficiente mais isolado e do melhor na casa e mesmo assim consumo 1,2MW de energia mensal, onde no verão isto é praticamente produzido pelo sistema fotovoltaico, mas agora no inverno só produzo metade de acordo com o ultimo mês. tu com carros eléctricos é bom que planeis muito bem o sistema fotovoltaico e não o deixes como opção por muito tempo porque vais te arrepender.
Controlo de estores, cortinas, iluminação, climatização e ventilação.
basicamente tudo controlado por KNX com automatizações no homeassistant, ainda a trabalhar nestas automações porque existe N cenários possíveis e somos novos na casa.
Sistema de videovigilância.
muito importante nos tempos que corre, eu tenho um sistema Unifi com cameras deles ou de outras marcas como hikvision e Reolink, as Reolink foram mais baratas e não têm grande qualidade mas como toda a casa é iluminada acaba por ajudar. se tivesse dinheiro, metia câmaras todas da unifi, no futuro é o que vai ser.
Estrutura de quadros: quadro geral e dois quadros parciais (garagem e casa das máquinas).
a estrutura de quadros tem de ser bem estudada depois de um bom desenho técnico de todos os equipamentos a instalar na casa agora e no futuro, não interessa dizer agora quantos quadros porque pode não valer a pena, eu sou da opinião de ter tudo centralizado, mais simples e mais fácil.
Objetivos do sistema de automação
KNX como base de todo o sistema, essencialmente para controlo de estores, cortinas e piso radiante.
DALI para controlo completo da iluminação.
Home Assistant para agregação e supervisão: automações, integração da VMC, câmaras, iluminação, climatização e outros dispositivos.
o VMC é um sistema independente não existe muito para controlar mas mais para observar, depois de instalado e a funcionar bem é algo que só vais mexer para trocar filtros.
Controlo de portões de garagem e entrada, e videoporteiro, integrado no HA.
isto deve estar integrado no KNX, a base da tua casa é knx deves ligar tudo ao KNX só as coisas mais difíceis é que podes ligar directamente ao home assistant. amanha o home assistant cracha e tu ficas a arder. em sistema de extrema importância é necessario redundâncias, em caso de problemas as coisas têm de funcionar na mesma. posso te dar o exemplo do meu sistema de portas eléctricas: https://www.youtube.com/watch?v=9zUHMcKCmLE
mesmo que falhe a luz a porta abre, mesmo que o router avarie a porta abre, mesmo que o home assistant avarie ou desligue a porta abre, mesmo que o meu Telemovel fique sem bateria a porta abre, etc… o sistema tem de funcionar, e tem de existir redundâncias ou podes te ver com problemas no futuro caso algo aconteça.
Estado atual do projeto
Tubagens em colocação.
Dois quadros já instalados nos respetivos locais.
Definição da iluminação em curso e preparação para seleção do hardware KNX e DALI.
tens o projecto disso para mostrar?
Equipamentos e soluções em consideração
Actuadores: Zennio (com possibilidade de recorrer a MDT para alguns pontos, mas preferência para Zennio).
MDT tem uma boa qualidade performance eu ficava me por MDT, ainda mais em actuadores.
Interfaces de utilizador: paineis Interra IX4 (uma unidade por divisão principal) e Zennio Tecla 1/2/4/6/8 para zonas com menos exigências.
na minha experiência, isso é um sistema dispendioso e inutil. se tens de ter um comando centralizado por divisão algo está errado no teu plano, o objectivo da domotica é descomplicar, demasiados paineis só vao deixar as coisas mais confusas quando são muito simples, dou te o exemplo dos meus interruptores de estores: deixei os interruptores de estores para situações esporádicas, e o que acontece? os miúdos estão sempre a abrir os estores durante a noite e a fechar durante o dia, nos durante os últimos meses nunca precisamos de mexer no funcionamento dos estores e sempre automatizaram correctamente como esperado, basicamente os interruptores são inúteis e agora só dão problemas, vou ter de os programar novamente por causa disso.
Sensores de presença e movimento em zonas de passagem e WC.
tenho e ainda estou a trabalhar neles, tenho uns da MDT PIR mas acho que no futuro vou trocar por outros mmWave.
Sensores de inundação em zonas húmidas.
tenho, para já tudo ok, mas é uma boa maneira de evitar problemas, só o sensor não faz nada, é necessario a electrovalvula no circuito principal ou em seccionamento.
Sensores de abertura em todas as portas e janelas de vãos exteriores.
tenho, interior e exterior, janelas, portas ou portões, a funcionar como alarme junto com outros sensores.
O que procuro do fórum CPHA
Opiniões sobre a arquitetura prevista.
sem desenho tecnico é dificil ajudar no que for, porque isto é um projecto muito grande e dificil, falo por mim que andei dias a projectar tudo e mesmo assim no terreno tive de fazer modificações.
Sugestões de atuadores KNX / gateways e controladores DALI.
eu actuadores fiquei por ABB por já trabalhar com a marca em ambiente industrial e gostar da marca e da fiabilidade, mas MDT tambem é boa e em algumas situações é metade do preço. gateways e sensores fiquei por MDT.
Conselhos sobre configuração ETS e integrações no HA para evitar problemas.
tirar o curso do KNX no site oficial que depois dá desconto para comprar a licença do ETS, ver muitos videos sobre KNX e como fazer a instalação das coisas, existe regras a cumprir se não queres mais tarde andar a ver problemas aleatórios na instalação.
Experiências e boas práticas de outros membros com projetos semelhantes.
para já o meu sistema KNX está a funcionar como um relógio suíço, o home assistant tambem, mas ainda tenho muita coisa para automatizar e para fazer, no futuro quando tiver tudo mais organizado poderei mostrar por video.
Fico contente por ouvir que já está a usar a sua casa nova!
Não vou estar aqui a discutir térmica, cada casa tem o seu projeto com a sua inercia calculada.
O que dei foi o exemplo da minha que posso comprovar com dados.
No meu caso o meu instalador deixou a BC com um setpoint fixo e eu controlava a temperatura com base na temperaturas da divisão.
Com esse modelo o SCOP da bomba de calor era de 3,7 (excluindo AQS).
Comecei a ver os videos do HeatGeek e a perceber que o que precisava era de calcular as necessidades térmicas de cada divisão.
Como diz, as divisões voltadas e sul (e a poente no meu caso) têm menos necessidades térmicas do que o escritório que está virado a norte. Isto bem calculado é apenas reduzir o fluxo nos caudalimetros manualmente.
Desta forma tenho uma temperatura uniforme em toda a casa sem precisar de andar a fechar circuitos e obrigar a BC a fazer ciclos (consequentemente baixando o SCOP).
Neste momento o SCOP está superior a 6.
Sobre banhos e forno em funcionamento, com a VMC a funciona de forma continua a temperatura baixa aos valores anteriores em aproximadamente 30min, isto mais uma vez, em minha casa.
Se fosse hoje, pouparia o dinheiro dos atuadores das cabeças termostáticas.
qual é que foi o valor do setpoint fixo que o instalador deixou na bomba de calor para aquecimento?
tens termostatos e todas as divisões para conseguir saber se estão sempre á mesma temperatura?
a VMC não é feita para climatizar, ela reduz a temperatura interior por causa da eficiência dela associada aos m3h de caudal, pode ser os 80% como pode ser só 50% depende de muitos factores, 30 minutos pareces ter muitas perdas térmicas…
quanto é que gastas de energia eléctrica para climatizar a casa e que setpoint tens na casa?
eu sem a bomba a funcionar durante a noite perco 1ºC durante a noite toda, inclusive nestes dias mais frios em que estão 2ºC lá fora. a minha VMC troca o ar todo de casa de 2 em 2 horas continuas, em modo normal, em boost faz em 1H
Só com este dado conseguiste calcular as perdas termicas do WC?
A VMC não climatiza mas ajuda a uniformizar o calor por toda a casa principalmente com essas fontes de calor de baixa massa térmica
Em que mês? Qual é o tamanho da casa? qual é a localização?
O Janeiro passado gastei 180kwh mas isto é apenas um numero. A temperatura objectivo são 20º
Acho que a discussão já não é o que o @Tiago_Afonso quer saber.
Se fosse hoje, não metia de todo controladores de temperatura KNX mas é completamente válido que vocês os queiram colocar. Aliás os meus estão cá, só que um distribuidor de 230v fazia o mesmo trabalho por menos dinheiro
eu sei que isto é uma questão de gosto, mas 20ºC na casa para mim não funciona. eu tenho a casa durante o dia nos 24ºC durante a noite arrefeço para os 23ºC as casas de banho estão a 25ºC como tenho o duche italiano e gosto de sair do banho quentinho sabe bem ter as temperaturas desta forma, o arrefecimento durante a noite é porque os miúdos soam muito durante o sono e tambem fica desconfortável se estiver mais de 23ºC
180/31=5,806kwh não está muito mau, a bomba trabalha sempre em continuo? quantos m2?
yah eu sei que não é a discussão que o Tiago queria mas a minha curiosidade nestas coisas é incansável, ele perdoa me
Só com este dado conseguiste calcular as perdas termicas do WC?
pensava que te estavas a referir á casa toda ou zonas com fontes de calor com cozinha, casa das maquinas, lavandaria, WC, etc…sendo só o WC normal os 30minutos. a eficiencia do VMC está sempre associado aos m3h da maquina, quanto mais lento o ar passar no permutador maior a eficiência da maquina. se tiveres a maquina sub dimensionada para o caudal que precisas a maquina pode não estar a trabalhar nos 70-80% de eficiencia.
estou a fazer aproximadamenten 6 kwh dia para climatizar 250m2. tens uma bomba de quantos kW? o COP não sei, não tenho essa informação no home assistant. mas a vaillant tem uma tabela para controlar a eficiencia da máquina e eu tenho aquilo nos 0,8 se não me engano.
edit: em climatização tenho um SCOP de 3,7 do que vi no painel hoje.
em AQS tenho um SCOP de 2,2
O instalador sou eu próprio, a minha ideia é ter a casa preparada para o futuro (que desconheço) é mais simples ter instalação trifásica a trabalhar em mono que fazer o contrario, não é preciso rever todo o quadro, basta duas ou três mudanças, concordo na questão do custo e no equilíbrio das fases, mas não é nada que com tempo não consiga ir afinando.
[quote=“Duarte_Santos, post:16, topic:15488”]
Infraestruturas de telecomunicações (ITED).
fiz o que estava no projecto e depois fiz o que queria adicionar á casa á parte para um bastidor meu, se soubesse o que sei hoje teria feito tudo em projecto num bastidor, no entanto isto não fica barato e o que está no projecto é para cumprir e nisto as coisas tambem não ficam nada baratas. adicionei, cabos para CCTV, Audio, sistemas de acesso a portas da casa eléctricas, cabos para CCTV interior, Cabos 10Gb para APs na casa, num total de 5 APs. cabos para os sistemas do assistente de voz do home assistant, etc… tudo o que leva cabo tenho o cabo passado.
[/quote]Eu o que tenho é projetado o bastidor com as tomadas exigidas por lei o resto como o CCTV e coisas que não interessa para o ITED ficam fora do projeto do ITED, eu acho que fazer logo um bastidor como ATI é uma mais valia e não tenho a certeza se fica mais barato, porque o custo dos quadros praticamente dá para o bastidor, se como no seu caso tiver os quadros e o bastidor até fica mais caro. Mas tem ai um sistema muito completo.
Automação residencial com KNX .
a minha domotica base é KNX, tudo o que é estores, luzes, portas, portões, VMC, Bombas de calor, AC, Sensores, é tudo KNX, mais uma vez isto não fica barato e se gastares o mesmo que eu não fica por menos de 10K€ em material. depois tenho tudo ligado ao Home assistant onde faço automações mais complexas.
[/quote]Quero tentar gastar um pouco menos que isso mas tenho noção dos custos, depois partilho aqui a lista de equipamentos e assim.
Não precisa de ter luminaria dali, basta ter o controlador antes que por norma fica mais em conta, se for um sistema on/off a dias vi interruptores dali de 2 canis por 25€, mas mesmo que seja mais caro fica uma instalação mais robusta.
Concordo totalmente
Nessa parte não estou muito a vontade também, mas vai ficar preparado para KNX e Ethernet, ligo isso ao sistema seja por KNX ou HA.
o carregamento de carro eléctrico está com o circuito preparado, tenho pinças amperimentricas em mais de 20 circuitos a fazer medições constantes aos consumos da casa para perceber o que cada coisa gasta, incluido os 3 postos de carregamento de carros eléctricos, no entanto ainda não tenho nenhum carro eléctrico para já. tambem controlo o sistema fotovoltaico por modbus tcp e o sistema backup. no entanto ainda não o liguei ao knx e tenho ligado ao home assistant directamente.
[/quote]Que medidores está a usar, eu também gostava de medir os vários circuitos mas o custo dos medidores é elevado. A minha ideia é ter medição dos principais consumidores (VMC, BC, Carregador do carro, Geral e PV quando tiver) e a ideia é que o carro e a resistencia da BC gaste os excedentes quando existirem.
Eu já gasto 1.2-1.5 MW atualmente, e não tenho tantos equipamentos eletricos, sei que vou aumentar o consumo, a ideia era ser autosuficiente pelo menos no verão e como o carro consegue estar parte da tarde em casa consigo que carregue pelo solar, também quero baterias para os consumos noturnos.
Isto é dos primeiros investimentos a fazer quando a casa estiver pronta.
Eu vou para unifi quase de certeza, mesmo que seja faseadamente.
Que medidores está a usar, eu também gostava de medir os vários circuitos mas o custo dos medidores é elevado. A minha ideia é ter medição dos principais consumidores (VMC, BC, Carregador do carro, Geral e PV quando tiver) e a ideia é que o carro e a resistencia da BC gaste os excedentes quando existirem.
Eu já gasto 1.2-1.5 MW atualmente, e não tenho tantos equipamentos eletricos, sei que vou aumentar o consumo, a ideia era ser autosuficiente pelo menos no verão e como o carro consegue estar parte da tarde em casa consigo que carregue pelo solar, também quero baterias para os consumos noturnos.
Isto é dos primeiros investimentos a fazer quando a casa estiver pronta.
eu sou autosuficiente no verão com as baterias, mas a partir de outubro deixei de ser quando começou a haver muitas nuvens e pouco sol, passei em outubro de 1MW produzidos para 600kW produzidos em novembro. no entanto se tiver um bom dia de sol consigo produzir 40kW num dia. eu vou ter de comprar mais baterias para a minha casa e mais paineis para ser auto-suficiente no inverno e mesmo assim nos dias de chuva não vou conseguir produzir tudo o que preciso para a casa.
Eu vou para unifi quase de certeza, mesmo que seja faseadamente.
eu recomendo a unifi, tenho varios produtos deles, no entanto os preços são tipo knx, facilmente deixas 5K€ em material, só na dream machine pro mais switch de 24 portas para os dois bastidores que tenho, mais cameras fica perto dos 4K€
WC a 80ºC não é o melhor exemplo, uma diferença de 2/3ºC acredito e os ganhos não são tão exagerados, mas a longo prazo normal que equilibre a temperatura.
os equipamentos para já são bons, e a assistência tambem, das poucas vezes que tive de falar com a assistência foi 5 estrelas, inclusive trocaram me um Access door dos primeiros por um gen3 novo.
tenho um exemplo do sistema unifi Access door: