MiniHAN - Módulo HAN WIFI compacto

Boa tarde,
Sendo novato nestas andanças, e não percebendo nada de programação, comprei um módulo de sensor de energia ao “Chaveiro” e pelo que li por aqui lá fui conseguindo levar a coisa a bom porto com ajuda externa (programação), mas depois de muitas voltas dar e “scripts” rever, não consigo que apareçam valores nas leituras. Na altura em que solicitei à e’Redes a ligação do chicote, tinha um contador, mas foi substituído por um novo devido a avaria num módulo desse contador. Agora foi instalado outro “KAIFA MA 109H” e inclusive aparece no próprio contador informação do módulo, mas por mais voltas que dê, nada de valores. Alguma dica para este problema?
Obrigado desde já pela ajuda.

Olá, qual e o script usado e qual o output do comando sensor53 d1 na consola ?

Olá, Obrigado.
O Script que estou a utilizar é o https://github.com/tiagofreire-pt/Home_Assistant_EDP_Box/blob/master/Tasmota/CONFIGURAÇÃO-SCRIPT-SMI.md com início " +1,3,m,1,9600,EB,1…

No menu da consola aparece assim:
00:00:00.002 HDW: ESP8266EX
00:00:00.026 UFS: FlashFS mounted with 1984 kB free
00:00:00.090 CFG: Loaded from File, Count 217
00:00:00.096 QPC: Count 1
00:00:00.101 SCR: ufilesystem found
00:00:00.120 SCR: nv=0, tv=0, vns=0, vmem=16, smem=8192, gmem=388, pmem=0, tmem=8596
00:00:00.123 Project HanModule - Mini HAN Module Version 14.6.0(MiniHAN v2)-2_7_8(2025-06-11T20:32:47)
00:00:00.141 SNS: Hardware Serial
00:00:00.142 meters: 1 , decode lines: 10, memory used: 1860 bytes
00:00:00.144 SCR: performs “sensor53 r”
00:00:00.152 SNS: Hardware Serial
00:00:00.152 meters: 1 , decode lines: 10, memory used: 1860 bytes
00:00:00.154 RSL: RESULT = {“Time”:“1970-01-01T00:00:00”,“SML”:{“CMD”:“restart”}}
00:00:01.001 WIF: Connecting to AP1 MEO-1E6A50 Channel 6 BSSId 1C:57:3E:1E:6A:50 in mode 11n as HanModule-F41FDE-8158…
00:00:03.511 WIF: Connected
00:00:03.763 HTP: Web server active on HanModule-F41FDE-8158 with IP address 192.168.1.192
00:00:03.766 RSL: INFO1 = {“Info1”:{“Module”:“MODBUS+I2C”,“Version”:“14.6.0(MiniHAN v2)”,“FallbackTopic”:“cmnd/DVES_F41FDE_fb/”,“GroupTopic”:“cmnd/tasmotas/”}}
00:00:03.768 RSL: INFO2 = {“Info2”:{“WebServerMode”:“Admin”,“Hostname”:“HanModule-F41FDE-8158”,“IPAddress”:“192.168.1.192”}}
00:00:03.769 RSL: INFO3 = {“Info3”:{“RestartReason”:“Software/System restart”,“BootCount”:140}}
22:24:18.270 QPC: Reset
22:24:20.260 RSL: STATE = {“Time”:“2026-01-27T22:24:20”,“Uptime”:“0T00:00:10”,“UptimeSec”:10,“Vcc”:3.145,“Heap”:16,“SleepMode”:“Dynamic”,“Sleep”:50,“LoadAvg”:35,“MqttCount”:0,“Wifi”:{“AP”:1,“SSId”:“MEO-1E6A50”,“BSSId”:“1C:57:3E:1E:6A:50”,“Channel”:6,“Mode”:“11n”,“RSSI”:96,“Signal”:-52,“LinkCount”:1,“Downtime”:“0T00:00:05”}}
22:25:20.235 RSL: STATE = {“Time”:“2026-01-27T22:25:20”,“Uptime”:“0T00:01:10”,“UptimeSec”:70,“Vcc”:3.144,“Heap”:15,“SleepMode”:“Dynamic”,“Sleep”:50,“LoadAvg”:21,“MqttCount”:0,“Wifi”:{“AP”:1,“SSId”:“MEO-1E6A50”,“BSSId”:“1C:57:3E:1E:6A:50”,“Channel”:6,“Mode”:“11n”,“RSSI”:96,“Signal”:-52,“LinkCount”:1,“Downtime”:“0T00:00:05”}}
22:25:20.241 RSL: SENSOR = {“Time”:“2026-01-27T22:25:20”,“EB”:{“Voltage_P1”:0.0,“Current_P1”:0.0,“Power_P1”:0,“PFactor_P1”:0.000,“Frequency_P1”:0.0,“Energy_P1_R1”:0.0,“Energy_P1_R2”:0.0,“Energy_P1_R3”:0.0,“Tariff_P1”:0,“DCP_P1”:0}}
22:26:20.236 RSL: STATE = {“Time”:“2026-01-27T22:26:20”,“Uptime”:“0T00:02:10”,“UptimeSec”:130,“Vcc”:3.145,“Heap”:15,“SleepMode”:“Dynamic”,“Sleep”:50,“LoadAvg”:19,“MqttCount”:0,“Wifi”:{“AP”:1,“SSId”:“MEO-1E6A50”,“BSSId”:“1C:57:3E:1E:6A:50”,“Channel”:6,“Mode”:“11n”,“RSSI”:100,“Signal”:-49,“LinkCount”:1,“Downtime”:“0T00:00:05”}}
22:26:20.242 RSL: SENSOR = {“Time”:“2026-01-27T22:26:20”,“EB”:{“Voltage_P1”:0.0,“Current_P1”:0.0,“Power_P1”:0,“PFactor_P1”:0.000,“Frequency_P1”:0.0,“Energy_P1_R1”:0.0,“Energy_P1_R2”:0.0,“Energy_P1_R3”:0.0,“Tariff_P1”:0,“DCP_P1”:0}}
22:27:20.260 RSL: STATE = {“Time”:“2026-01-27T22:27:20”,“Uptime”:“0T00:03:10”,“UptimeSec”:190,“Vcc”:3.144,“Heap”:15,“SleepMode”:“Dynamic”,“Sleep”:50,“LoadAvg”:19,“MqttCount”:0,“Wifi”:{“AP”:1,“SSId”:“MEO-1E6A50”,“BSSId”:“1C:57:3E:1E:6A:50”,“Channel”:6,“Mode”:“11n”,“RSSI”:100,“Signal”:-49,“LinkCount”:1,“Downtime”:“0T00:00:05”}}
22:27:20.266 RSL: SENSOR = {“Time”:“2026-01-27T22:27:20”,“EB”:{“Voltage_P1”:0.0,“Current_P1”:0.0,“Power_P1”:0,“PFactor_P1”:0.000,“Frequency_P1”:0.0,“Energy_P1_R1”:0.0,“Energy_P1_R2”:0.0,“Energy_P1_R3”:0.0,“Tariff_P1”:0,“DCP_P1”:0}}

e aparece tudo a zeros.

Tem de seguir as instruções que acompanham o modulo.

A config no script para a V2 deve comecar por:
+1,3,mN1,1,9600,EB,1(16),

Em alternativa, experimente com este script para monofasico e se não obtiver valores, partilhe o debug na consola com sensor53 d1 activo.

Obrigado pela ajuda, creio que já funciona



:smiley:

1 Curtiu

Olá a todos,

Tenho tido o módulo ligado, a funcionar correctamente com ESPHome, fazendo uso do yaml disponível no Github do nikito7 (HAN-E5-EB1.yaml).
Há 2 dias tive um pico de utilização que fez disparar o interruptor de controlo de potência. Depois disso, deixei de conseguir receber leituras dos sensores lidos do contador, tendo apenas acesso aos sensores internos do módulo.
Nos logs observo que não há resposta aos pedidos que o módulo faz ao contador.


Alguém tem ideia do que se possa estar a passar?

Obrigado.

Não tenho experiencia com o ESPHome , mas o erro CRC check failed parece indicar uma resposta errada do contador. Experimente um reset do modulo, ou deixar desligado umas horas e voltar a ligar, não vá o contador estar a responder algum erro.

Malta, uma ajuda, há uns meses o meu V1 deixou de funcionar e comprei um V2, o V1 nunca deu nenhum problema até o dia que morreu de vez. Agora com o V2, a cada 2 ou 3 dias, perco o wifi e preciso desligar e ligar novamente, alguém sabe o que fazer? se calhar meter no script algum código que faça ele reiniciar se estiver desconectado mais de 1 hora, ou algo assim. ideias?

>D

>B

=>sensor53 r

smlj=0

tper=20  

>S

if upsecs>25
then
smlj=1
endif

>M 1

+1,3,mN1,1,9600,ZIV,1(16),15,r010400010001,r0104006C0002,r010400790003,r0104007F0002,r010400260003,r010400160006,r0104000B0004,r010400840003

1,=hVALORES INSTANTANEOS <hr>
1,0104xxUUuu@i1:10,Tensão,V,ZIV_Voltage,16 
1,0104xxxxxxUUuu@i1:10,Corrente,A,ZIV_Current,18


1,=h<br>TOTALIZADORES ENERGIA <hr>
1,01040CUUuuUUuu@i4:1000,Vazio(1),kWh,ZIV_Energy_Vazio,16
1,01040Cx4UUuuUUuu@i4:1000,Ponta(2),kWh,ZIV_Energy_Ponta,16
1,01040Cx8UUuuUUuu@i4:1000,Cheia(3),kWh,ZIV_Energy_Cheia,16
1,010418UUuuUUuu@i5:1000,TOTAL(1+2+3),kWh,ZIV_Energy_TOTAL,16


1,=h<br>POTENCIA <hr>
1,01040aUUuuUUuu@i2:1,Potência,W,ZIV_Power,16
1,01040ax8UUuu@i2:1000,Fator Potência,Pf,ZIV_PFactor,17


1,=h<br>FREQUENCIA <hr>
1,0104xxUUuu@i3:10,Frequência,Hz,ZIV_Frequency,16

#

Ola, é a primeira vez que tenho conhecimento de algum destes módulos avariar.
1 - Quais foram as circunstâncias?
2 - O led pisca ou aquece ligado?
3 - Está ligado ao contador com alguma extensão?
4 - Qual é o contador, tem modem Gsm?
5 - Houve alguma alteração que possa ter causado a avaria?
6 - O factory reset resolve?

Boas,

não vou conseguir ajudar muito, não mudei nada na casa, mas só reparei que deixou de dar meses depois de ter acontecido. tenho o HA todo da forma que preciso e acabo por passar mto tempo sem aceder.

tentei o factory reset algumas vezes, mas se calhar fiz mal, pq ele nunca entrou no modo de parear novamente, ai acabei por desistir e comprar novamente.

o led azul pisca a cada 1seg±

contador é o sogemcom S212

só tem o cabo de acesso e o módulo, sem extensões.

queria mesmo era conseguir que o V2 tivesse uma conexão estável tenho atualmente o wifi com RSSI 86%, -57 dBm

Tasmota > Consola: Wifi 3

1 Curtiu

não resultou, hoje caiu de novo…

image

Pode ser do S212, alguns deixaram de ter energia suficiente…

Mas se não tem energia suficiente, pq funciona por 1 ou 2 dias antes de cair?
se programar para ele reiniciar todos os dias, será que não me safo? (via rules…)

Além da possível quebra de voltagem do contador, tampo pode ser alguma questão devido ao wifi fraco que desligue quando há períodos de mais interferências dos vizinhos.

Novos scripts tasmota disponíveis para o MiniHan v1 e v2:

Escolher pela tag no nome:

Genérico - Funciona com todos os contadores
Bucket - Gere um / dois relés para uso do excedente de energia solar, configurável na interface web.
Temperatura - Lê sensor de temperatura DS18b20
Post emoncms - Envia dados para emoncms.org (configurar device key no script)

1 Curtiu

Olá malta,

Tinha a funcionar bem um MiniHAN na porta HAN do meu contador Kaifa.
Acontece que agora colocaram-me um modem no contador e ligaram-me o chicote a esse modem e perdi a comunicação com o MiniHAN.

O que preciso de fazer para dar a volta a situação e colocar o MiniHAN de novo em funcionamento?

Importa referir que não tenho maneira/ponto corrente perto do contador para que possa ligar alimentação passiva do MiniHan.

Obrigado pela ajuda!

Cumprimentos,
hepf68

Olá, ou alimenta o modulo externamente, tem por baixo uma caixa de comunicações, pode ser fácil fazer chegar uma alimentação, ou troca pelo MiniHan V2.

Como troco pelo MiniHan V2? Onde adquiro 1?
Obrigado pela ajuda!

Mais detalhes do MiniHan V2 no forum aqui.

Venda do MiniHan V2 aqui.


Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade