Micro cluster Proxmox para alta disponibilidade do HA

Eu gostava de me valer de funções do tipo High Availability do Proxmox para suportar o meu HA. Entretanto, não quero fazer um cluster com 3 servidores só para isto (não há dinheiro!). Queria ter algo do tipo raspberry (ou similar) cujo o preço fosse muito em conta mas rodasse Proxmox e me desse a redundância que quero ter. Minha ideia é ter só mesmo o HA virtualizado neste micro cluster, mais nada.

Alguma sugestão?

Uma solução viável de alta disponibilidade “low cost” é sem dúvida um projecto interessante. Mas, como diz o velho provérbio “não se fazem omeletes sem ovos”… e, muito menos sem os partir.

Existem diversas abordagens sobre ter um sistema em alta disponibilidade. Contudo, não tenho conhecimento de existir alguma solução que envolva o nível de hardware que estás a identificar e que seja viável para o HA.

Não obstante do dito acima, será possível utilizar o proxmox com ceph em hardware de baixo custo e obter algo que seja minimamente aceitável na parte de resultados perante o objectivo pretendido.

1 Curtiu

Há pelo menos um projeto de Proxmox em raspberry (pimox). Meu problema com PCs seria comprar 3 placas + CPU + memória + 3 fontes + 9 discos, só para manter um HA em elevada disponibilidade. Pior, também quero fugir à complexidade em sistemas.

Já não toco em Ceph faz anos… Quando fiz algum estudo nessa área, o Ceph era largamente utilizado em OpenStack, coisa que também não toco há muito tempo. Entretanto, naquela época o Proxmox trabalhava com Gluster modificado e não com Ceph.

Talvez a solução adequada para mim seja ter 2 máquinas de alguma forma espelhadas. Não sei se, nativamente, o HA tem alguma solução para isto. Eu gostava de ter algo que eu instalasse e esquecesse que existia. Algo simples e fácil de manitenção no dia a dia. Contudo, com bem disseste, não se faz omeletes sem ovos e pior, sem parti-los…