Micro cluster Proxmox para alta disponibilidade do HA

@codedmind, tal como prometi, eu pedi ajuda a um amigo sénior em Proxmox. Ele tem em casa um cluster com micro servidores, discos normais, a funcionar bem. Ele disse-me que tens de habilitar o caching dos discos SSD que é desabilitado por defeito devido as performances de discos ampresariais. Para ver se os teus discos estão ou não com o caching habilitado dê o comando “hdparm -W /dev/sdX” onde “X” é o número do disco.

A segunda dica foi de que tens de desligar o sincronismo dos discos em tempo real e ele passa para sincronismo à cada 5 segundos. Como óbvio, se houver uma grande falha perdes os 5 segundos… Se tiveres interesse, leia esta thread do fórum Promox a verás como fazer:

1 Curtiu

No meu tenho os SSDs do CEPH com write-caching =1 (on) . Contudo, não estou recordado de ter alterado… mas, como já tenho feito a alguns anos é possível que tenha feito por ter sido tudo por linha de comandos.

Esse sincronismo é para o CEPH?!

Segundo o meu amigo, o caching de SSD é desabilitado por defeito devido a velocidade de escrita dele. Contudo, se não for um SSD “topo de gama”, então a performance aumenta em muito se tiveres o caching ativo pois este é feito em memória.

O remover do sincronismo em tempo real abordado no artigo acima é para o ZFS. Não sei se o mesmo pode ser feito em Ceph…

@Moacir_Ferreira como podes ver no post que fiz antes do teu tenho uma imagem em que testei isso mesmo com o cache ativo e não ativo, na tabela dá para ver as diferenças de velocidades…

Tentaste desabilitar o sincronismo???

Testei a velocidade do disco com cache ativo e cache desativo…

O sincronismo já não tenho a certeza se cheguei a testar ou nao

A parte do SSD concordo e até é possível que tenha ativado e não estou recordado.Contudo, tenho também ativo no disco de sistema e nesse tenho a certeza de não ter feito esta alteração. Por isso acho que pode ter sido por defeito.

Não estava a entender a parte do ZFS visto estarmos a falar em CEPH.

Pois é Luís… No ZFS há como desabilitar o sincronismo em tempo real. Não sei se é possível fazer o mesmo em CEPH. Se for possível, acho que seria um bom teste a fazer. Este meu amigo disse-me que a velocidade de escrita em disco aumento em cerca de 2,5 vezes com o sincronismo desabilitado.

O meu problema nao era na velocidade de escrita era mesmo no tempo que demorava a “escrever/sincronizar” nos outros…

Mas posso ligar o cluster e fazer os testes que indicarem

PS: todos os sdds dos nós tem o cache ativo

Eu acho que não custa tentar… Já tens tudo mesmo “marado”…

Llololo… mas tentar o que?


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade